Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) logo

Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)

Como é trabalhar na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)?

Não gostei muito.

Prós: Ambiente favorável aos estudos acadêmicos que devem ser feitos em concomitância com o estágio durante a vida universitária. Tempo para conciliar as duas coisas.

Contras: Pouco contato com peças e rotina do mundo jurídico que se espera apreender a partir da convivência com procuradores, ou talvez de diligências externas.

Bom para a primeira experiência, apenas

Estagiário Superior

Fortaleza, CE

Prós: Ambiente agradável, independencia na empresa, não existe sobrecarga de atividades, pessoas educadas, oportunidade de atuar em varios setores.

Contras: Muito desorganizado, trabalho extremamente operacional sem chance de aprendizado, não existe capacitações e não investem nos funcionários, não existe supervisão

Bom para quem está começando

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prós: Organização, assuntos interessantes e importantes para o poder público. Grande nível de complexidade das matérias tratadas pelos Procuradores Concursados

Contras: Ambiente grande e não organizado. Muitos processos e estrutura física comprometedora, que não facilita a distribuição do trabalho e tarefas.

Começo.

Prós: Pouco trabalho, ambiente estável, bom relacionamento entre procuradores e estagiários. Boa localidade, fácil acesso e boa estrutura. Bom para início de estágio.

Contras: Não possui expectativa de carreira, devido ao fato de ser órgão público, trabalho muito administrativo e mecânico, cansa muito rápido e não se aprende muito.

Avaliação Corporativa

Assistente Técnico Administrativo

Brasília, DF

Prós: Ambiente amigável e tranquilo de se trabalhar, instalações modernas, servidores comprometidos com o trabalho, equipamentos de informática que atendem bem as demandas.

Contras: A progressão na carreira é ruim. Não existe um plano de carreira, não tem reconhecimento de títulos, pouco investimento em aperfeiçoamento profissional, sem incentivos aos servidores.

Conselhos para presidência: Deveriam existir mais incentivos aos servidores para aperfeiçoamento profissional, oportunidades para novas ideias, valorização dos servidores administrativos e reestruturação da sua carreira.

Um bom lugar mas entediante

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2012

Bauru, SP

Prós: O silêncio, não há conflito, as pessoas são valorizadas através da lembrança de seu aniversário, a união é estimulada através de confraternizações

Contras: Não há progressão de carreira, os cargos são estáticos., o serviço pode ser repetitivo e entediante, pois cada 1 fica na sua baia ou sala só se encontrando num cafezinho

Boa experiência

Prós: Horário flexível, possibilidade de tempo para estudar, permite a conciliação com a faculdade. Ótimos chefes, ambiente agradável e boa localização.

Contras: Não há produção laborativa muito grande, visto que há sempre modelos a seguir. Entretanto com demonstração de vontade, aprende-se muito sobre como o sistema público realmente funciona.

Estágio na Procuradoria da Fazenda

Campinas, SP

Prós: É órgão representativo da União Federal, o Ambiente em regra é agradável. O estágio proporciona um bom aprendizado no andamento de processos na área fiscal, contato com alguns processos de defesa.

Contras: Comparado a outros estágios públicos existentes, a remuneração é relativamente baixa, o que inviabiliza o deslocamento se morar longe. Como cuida dos processos de execução fiscal, e a depender do procurador que supervisione, muitos estagiários podem acabar fazendo as mesmas tarefas sempre por um período longo, o que pode desmotivar fácil.

Uma boa experiência mas poderia ter sido melhor

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Boa estrutura. Um ambiente bom para o aprendizado se der a sorte de cair com um procurador que tenha paciência de ensinar e não só faça voce fazer coisas administrativa.

Contras: Relação problemática entre estagirários e procuradores. Pois alguns não são nem um pouco flexíveis e não gostam de ensinar/ não tem paciência.

Decepção com órgão publico.

Prós: A flexibilidade de horário, aprendizado em relação aos processos de execução fiscal.

Contras: Exige-se muito pouco do estagiário. E depois de um tempo de trabalho, o aprendizado acaba.

Conselhos para presidência: Um pouco mais de comprometimento por parte dos procuradores.

Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)