Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) logo

Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)

Como é trabalhar na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)?

Era o que esperava

Procurador

Brasília, DF

Prós: Boa remuneração. Ótima qualidade de vida. Boa estrutura. Segurança e estabilidade do serviço público.

Contras: Clima organizacional muito ruim.
    As promoções estão estagnadas*. Aqueles que entraram na carreira nos últimos cinco anos não têm perspectivas claras de promoção, o que gera desestímulo.
    Como sói acontecer no serviço público, não há uma política perene de valorização, isso depende do governante que está no poder. O mesmo ocorre com as funções/cargos de chefia, que são distribuídos de acordo com os interesses do dirigente do órgão e nem sempre respeita critérios objetivos.

* [A carreira é dividida em três categorias, com diferentes salários, e segundo a lei a ascensão se dá por tempo ou por merecimento. Contudo, em razão de existir um número limite de integrantes em cada categoria, novas vagas dependem da ocorrência de aposentadorias e exonerações. Em razão da sazonalidade desses eventos, o surgimento de vagas, em certos períodos, é inexistente, dificultando muito a progressão funcional]

Conselhos para presidência: Necessidade de investir na melhora do clima organizacional. Trata-se de uma excelente carreira e com excelentes profissionais, mas que se ressentem em razão da comparação com os salários recebidos por outras carreiras jurídicas.
    Modificações nos critérios de promoção e nas regras de remoção poderiam torna-las mais viáveis e aumentariam a satisfação geral.

Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)