Como é trabalhar na Procter and Gamble (P&G)?

Uma segunda faculdade

Estagiário de VendasEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Como estagiário eu tinha muita autonomia e liberdade para ter minhas próprias idéias e coloca-las em prática. A carga de trabalho e as responsabilidades que me foram delegadas equivalem a programas de Trainee da maioria das empresas. Isso para mim é um ponto positivo.
    Me senti motivado, reconhecido e importante para meu time e para a empresa desde de o dia em que entrei, até quando escolhi sair pois desejava trabalhar em outra área.

Contras: A grande responsabilidade requer muito trabalho, e digo bem acima das 30h semanais pelas quais eu recebia, e sem horas extra. Isso não era um problema para mim, pois não tinha mais aulas, mas quem ainda frequentava aulas na faculdade tinha problemas em conciliar os estudos e o trabalho.
    A P&G tem muitas poucas vagas para efetivar os estagiários, principalmente na área de marketing .

Conselhos para presidência: Meu maior conselho seria fazer os times trabalharem mais unidos. Existe muita competição interna na área de vendas.

Muito bom de trabalhar

Gerente de Logística

Prós: A remuneração é agressiva e os benefícios também. É possível trabalhar de casa em diversas áreas. Há políticas inclusivas para minorias e incentivo ao encarreiramento de mulheres.

Existe uma efetiva cultura de fazer a coisa certa, e os funcionários são incentivados a reportar atitudes suspeitas.

Contras: Sedes diferentes tem benefícios diferentes. Em algumas, há benefício casamento e auxílio creche, por exemplo. Agora não tenho nada disso. Fora os benefícios que só são disponíveis no escritório central.

A obrigatoriedade de que funcionários administrativos utilizem uniformes nas Plantas gera muita insatisfação.

A falta de uma efetiva PL desmotiva quem trabalha focado em resultados.

Apesar de um grande esforço de simplificação, ainda há muita burocracia.

Cuidado

Prós: A cultura "promove de dentro". A P&G não recruta profissionais do mercado além do primeiro nível hierárquico.

Contras: - Ambiente de trabalho consideravelmente político e imparcial.

- Falta de organização e planejamento interno.

- Sobrecarga de trabalho desumana.

- A gestão de pessoas e o desenvolvimento dos líderes praticamente não existe. A empresa, em virtude de sua particular cultura de promoção, vira refém dos líderes de alto escalão (por mais medíocres que estes sejam).

- Raras oportunidades de migração entre áreas. Se você entra em logística, por exemplo, está fadado a trabalhar com logística durante toda sua carreira na empresa

Conselhos para presidência: A cultura da P&G virou um museu dedicado a si mesmo. Abram a cabeça e contratem pessoas do mercado. Pessoas com maturidade emocional, talento e equilíbrio. Mais ou menos aquilo que se espera de um líder (e que vocês não tem).

Subvalorização do funcionário e baixa remuneração, porém estabilidade.

Engenheiro

Manaus, AM

Prós: É uma empresa que dá estabilidade ao funcionário e lhe dá a possibilidade de trabalhar em outros países ou cidades.

Contras: Salário abaixo do mercado, não funciona o sistema de meritocracia e sim o de "amizades", empresa extremamente burocrática, não valoriza o profissional com experiência e não se interessa pela lado pessoal do funcionário.

Conselhos para presidência: Foque em melhorar a qualidade de vida de seus funcionário, valorize as pessoas que trabalham em fábrica, e não apenas as de escritórios e melhore a remuneração.

Gerente de Vendas

Prós: Forte cultura. Shopper centric. Branding focused. Desenvolvimento de pessoas. Promover de dentro Ética corporativa.

Contras:  Imediatismo. Chefias potencializando a pressão desnecessariamente. Os interesses das pessoas não são considerados. Negócios acima das pessoas. Ausência da gestão do clima organizacional. Politicagens acima dos interesses da empresa. Ética pessoal.

Conselhos para presidência: Que pudessem ouvir as pessoas e fossem filtros positivos da pressão natural de todo negócio. A história da P&G não se fez sobre as pessoas e sim com elas. A cultura da empresa no Brasil é desproporcionalmente mais agressiva em termos de resultados imediatos que em qualquer outro país do mundo, desnecessariamente. Além disso, que os gerentes estivessem mais focados nos interesses de negócios da empresa e menos em suas carreiras.

Discurso bonito, mas na prática é outra história.

Operador de Máquinas

Manaus, AM

Prós: Bons benefícios, uma empresa que garante a estabilidade do funcionário.

Contras: É preciso dar mais oportunidades para as pessoas que realmente trabalham, as vezes uma amizade vale mais que a competência pessoal. Pouca migração entre as áreas principalmente na área produtiva.

Conselhos para presidência: Precisa parar de viver de história e focar que os colabores são a engrenagem principal da companhia. Discurso bonito, mas na prática é outra história.

Boa... mas não tanto assim!

Operador

Manaus, AM

Prós: Muitas oportunidades para níveis altos de carreira. (Dependendo do grau de instrução)

Contras: Não há um plano eficaz de carreira e remuneração. Poucas oportunidades de crescimento para funcionários de produção. Não há reconhecimento (aceito pela maioria) para boas idéias de melhoria que atendam aos funcionários e/ou empresa.

Conselhos para presidência: Reconhecer o funcionário pelo esforço e conhecimento e não pelas "amizades"
    Ganhar o funcionário por reconhecimento e não por pressão (imediatismo)
    Atender a necessidades de TODOS os turnos e não só dos que podem ser auditados
    Feedback de assuntos relacionados ao trabalho, cargos e salários, segurança e avaliações de desempenho.

Ótima empresa para quem quer construir carreira

Prós: Empresa de crescimento/ promoções internas
    Políticas de flexibilidade
    Ambiente (estrutura)
    Trabalhar com profissionais brilhantes

Contras: Distância do escritório
    Carga de trabalho bastante alta

Boa empresa para carreira executiva

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Carreira acelerada, muita responsabilidade desde o início do trabalho, alta remuneração para carreira gerencial

Contras: Líderes que tomam decisão pensando na própria carreira e não na empresa, promove mais por exposição/visibilidade do que por resultados

Conselhos para presidência: Focar mais em resultados claros do que em imagem na hora de promover; mudar menos os gerentes de área para que eles sintam mais profundamente as consequências de suas decisões

Otima empresa

Analista de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2011

Prós: Beneficios e clima organizacional

Contras: Muitos estagiários na empresa em cargos de confiança

Conselhos para presidência: Meritocracia

Procter and Gamble (P&G)

Descrição:A P&G é a maior empresa de bens de consumo do mundo, com mais de 50 marcas globais líderes de mercado e é a 6ª empresa mais admirada do mundo. De uma empresa pequena e familiar, fabricante de sabão em barra e velas, a P&G transformou-se em uma multinacional fabricante de produtos de alta qualidade, que são adquiridos por cerca de cinco bilhões de consumidores em mais de 180 países. Atualmente emprega mais de 140 mil funcionários em 80 países. A P&G é uma das empresas que mais investem em tecnologia em todo o mundo. Essa inovação constrói grandes marcas de sucesso, por exemplo: Pampers, Ace, Ariel, Pantene, Always, Pringles, Crest, Wella, Gillette, Mach3, Oral B, Duracell, entre outras.