Como é trabalhar na Procter and Gamble (P&G)?

Boa empresa para começar mas insustentável para toda a vida. Existe vida além da Procter.

Gerente

Louveira, SP

Prós: Empresa muito organizada com sistemas bem definidos. Investe no crescimento das pessoas e raramente contrata do mercado. Boa remuneração, em geral maior que o mercado. São dados cargos com responsabilidade desde o início da carreira, mesmo aos estagiários.

Contras: Muita pressão, concorrência entre os colegas o tempo todo por tudo. Conhecida como empresa de marketing pessoal pois a corrida pela autopromoção en detrimento de obter de fato os resultados ocorre o tempo todo. A gerência tem problemas de liderança, muito focada nos resultados sem se importar com o preço deles, especialmente da exaustão dos funcionários. Muita gente workaholic, competindo por quem fica mais tempo na empresa e menos vida pessoal. A empresa gosta de casais dentro da empresa para que só exista ela na vida das pessoas. Sem espaço para vida pessoal. Líderes dizem se importar com a qualidade de vida dos funcionários mas no final interferem nas decisões pessoais. Muita arrogância e líderes que não entendem o que é respeitar o funcionário, inclusive com gritos e xingamentos. Muitas decisões por escolhas pessoais de líderes e não pelos dados reais do negócio.

Conselhos para presidência: A empresa é gigante, tem muita gente competente e muitos sistemas maravilhosos no papel. É preciso parar de dar treinamentos sobre os sistemas e começar a avaliar como eles estão sendo colocados em prática, especialmente como os próprios treinadores são no dia a dia, pois no final é quase um discurso faça o que eu digo não faça o que eu faço. E parar de falar em reter os talentos, começar a olhar o todo, pois os top talents são menos de 5%, e só com eles a empresa não sobrevive. É preciso valorizar quem dá duro todos os dias, não só quem se faz brilhar. E valorizar não é dar um papel, uma estrela, um vale ou um lego. É respeitar cada indivíduo. Não adianta dar um prêmio de reconhecimento e gritar com o funcionário no dia seguinte.

Procter and Gamble (P&G)

Descrição:A P&G é a maior empresa de bens de consumo do mundo, com mais de 50 marcas globais líderes de mercado e é a 6ª empresa mais admirada do mundo. De uma empresa pequena e familiar, fabricante de sabão em barra e velas, a P&G transformou-se em uma multinacional fabricante de produtos de alta qualidade, que são adquiridos por cerca de cinco bilhões de consumidores em mais de 180 países. Atualmente emprega mais de 140 mil funcionários em 80 países. A P&G é uma das empresas que mais investem em tecnologia em todo o mundo. Essa inovação constrói grandes marcas de sucesso, por exemplo: Pampers, Ace, Ariel, Pantene, Always, Pringles, Crest, Wella, Gillette, Mach3, Oral B, Duracell, entre outras.