Como é trabalhar na Procfit?

Lugaer de grande aprendizado na minha carreira

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2016

Santos, SP

Prós: Dependendo do interesse do funcionário há grande oportunidade de aprendizado. Trabalho em equipe em todas as áreas e fácil acesso aos gestores.

Contras: Plano de carreira não está tão claro para a equipe, mudar de área é um pouco complicado e precisa melhorar o treinamento dos novatos das equipes

Falta aplicar a meritocracia

Gerente

Santos, SP

Prós: O desafio é grande mas o aprendizado compensa. Se eu for desligado hoje da empresa, arrumo outro emprego no dia seguinte. Comecei como consultor junior, passei por várias áreas e agora ocupo uma posição de gerente na consultoria de implantação. Tenho respeito tanto da equipe que gerencio nos projetos que atuo, quanto dos diretores que me apoiam muito no que preciso.

Contras: Precisa ser mais meritocrata e remunerar ou premiar os colaboradores de forma diferenciada, atualmente os salários são definidos por faixas mas tem gente melhor que a outra numa mesma faixa salarial e isso é injusto com os bons.

Conselhos para presidência: Deveria declinar alguns projetos de clientes que apesar de grandes, não tem a menor condição de trabalho porque são desorganizados e as vezes não tem nem mesmo equipe para implantar um sistema de gestão. Por problemas gerados por esses clientes a Procfit acaba penalizando os colaboradores que precisam entregar algo a mais para os projetos darem certo. É um esforço extra que poderia ser evitado.

Foi bom enquanto durou

Analista de Sistemas IIIEx-funcionário, saiu em 2018

Santos, SP

Prós: Empresa inovadora, focada no desenvolvimento de novos produtos que atende clientes de médio e grande porte. Ideal para aprender rapidamente. O clima é bom e os gerentes da área de desenvolvimento ajudam muito seus subordinados.

Contras: Não valoriza os profissionais que começaram a carreira na empresa, só tem valor quem chega de fora que já passou por outras empresas. Eu mesmo só sai porque estava estagnado e vendo pessoas serem contratadas para posições maiores que a minha.

Conselhos para presidência: Dar mais oportunidades para os que começam a carreira na empresa ao invés de dar melhores oportunidades para profissionais que vem da concorrência.

Empresa com grandes clientes, mas que ainda pensa pequeno.

Analista de Sistemas II

Santos, SP

Prós: Oportunidade de trabalhar com ERP, trabalhar mais perto de casa, adquirir conhecimento, tanto nos processos quanto de SQL. E oportunidades para quem está começando e ainda tem pouca, ou nenhuma, experiência. Uma boa empresa para se começar e aprender, mas com prazo de validade curtíssimo.

Contras: A empresa paga a baixo do mercado, os gerentes ainda são pouco preparados para o trato com os seus funcionários, as regras para uma promoção parecem aleatórias, e isso se da muitas vezes fora de tempo, ainda mais pelo pouco aumento que se tem. A empresa está muito preocupada em arrumar novos e grandes clientes, e consegue, mas acaba esquecendo um pouco de se preocupar com a qualidade do serviço, já que não se mobiliza com as frequentes saídas dos seus funcionários mais velhos e experientes. A falta de treinamento e preparo para os novos funcionários (que são 80% ou mais da empresa) atrapalha no crescimento, e a pressão que é feita com todos, especialmente novatos não é nem de longe recompensada pelos seus ganhos. Não existe um plano de carreira e nem perspectiva de melhora. Falta também transparência e organização

Conselhos para presidência: Se preocupar mais com a questão da gestão dos seus funcionários, a empresa perde ótimos valores por simplesmente não valorizar e reconhecer os bons funcionários. Ser mais transparente, oferecer um plano de carreira e se preocupar mais com a rotatividade excessiva do seu quadro de funcionários. De nada adianta ter grandes clientes, se não tem gente preparada e feliz para atende-los.

Remuneração

Analista de Sistemas III

Santos, SP

Prós: A oportunidade de desenvolver lógica de programação com SQL Server, experiência de trabalhar com ERP, comunicação com cliente e se auto gerenciar.

Contras: Falta de organização com o nível de tarefas alocadas, respeitando o nível de experiência, ausência de um ambiente descontraído, como se espera em uma empresa de TI. Não haver avaliação de remuneração, participação do gerente junto a equipe, trazendo inspiração para trabalho em conjunto, para um ajudar o outro. Além disso, deficiência explicita de uma estrutura familiar, ocasionando comunicação ineficiente.

Uma otima empresa,mas precisa melhorar

Ex-funcionário, saiu em 2017

Santos, SP

Prós: Eles dão oportunidade para crescimento e desenvolvimento mesmo que vc ainda esteja na faculdade ou ainda nao ingressou no curso. Muito legal para aprender com a chefia

Contras: A pressão psicológica sobre os funcionários deveria ser medida quando se trata de trabalhar com pessoas,diversas vezes sai do trabalho chorando de nervoso querendo jogar tudo para o alto. Sei que em outras empresas q eu trabalhei houve pressão por parte da gerencia e diretoria,mas em momento algum faltaram com respeito. Seja expondo na frente de outros colegas ou ate mesmo no cliente.

Conselhos para presidência: vocês deveriam estruturar melhor a empresa de forma q deixe de ser tao familiar e tbm de cursos de gestão de pessoas para a chefia. eles precisam aprender a lidar melhor com as pessoas se nao a empresa vai continuar perdendo talentos

Pouca liberdade para mudar de setor

Analista de Suporte Técnico

Santos, SP

Prós: Como trabalho no suporte técnico que é uma área de muita pressão, algumas vezes preciso do apoio da gerencia para atender alguns clientes que se acham. Trabalhar na a poucos metros da gerente do suporte técnico me deixa muito segura, porque sei que sempre que preciso de ajuda ela está lá para me apoiar.

Contras: Eu gostaria de mudar de área, ir para a consultoria. Mas a empresa não permite que profissionais do suporte técnico mude para consultoria. Só contratam novos funcionários para essa área.

Conselhos para presidência: Permitir que as pessoas possam mudar de área ao invés de trazer apenas novos funcionários principalmente para a consultoria.

Rever posições para continuar crescendo

Consultor de Implantação

Santos, SP

Prós: Empresa com muitas oportunidades, espaço para crescimento simplesmente dando o melhor de si, ou seja, você não precisa prejudicar ninguém para conseguir algo melhor. A proximidade com os gerentes torna mais fácil mostrar o valor das entregas.

Contras: Como a empresa tem uma política de contratação de recém formados e usar os gerentes para preparar juniores transferindo conhecimento e experiência, funcionou bem até quando o crescimento da empresa era mais lento. Como agora está crescendo muito rápido, os gerentes não conseguem dar tanta atenção como antes e alguns menos experientes as vezes atrapalha o andamento do trabalho dos mais experientes, fazendo a produtividade da equipe cair aumentando a pressão naqueles que entregam mais.

Conselhos para presidência: Contratar pessoas com um pouco mais de experiência, pelo menos neste momento que empresa está crescendo muito rápido. Não dá para continuar entregando com a qualidade e no prazo que entregávamos com tanta gente aprendendo ao mesmo tempo.

Uma bagunça em forma de empresa

Ex-funcionário, saiu em 2018

Santos, SP

Prós: Pagamento em dia, pessoal simpático, acesso rapido à gerência de áreas, bom para começar uma carreira e aprender coisas simples das áreas técnicas e de gestão.

Contras: Salários baixíssimos, empresa não tem gestão e plano de atuação, é tudo absolutamente jogado, lá dentro só se consegue prazos e datas das equipes de desenvolvimento quem grita mais alto. Estive em vários clientes e todos muito insatisfeitos com a morosidade e falta de comprometimento da empresa em solucionar problemas. Fala-se muito de mudanças e acontecimentos mas no fundo apenas tentam se organizar de forma desastrosa. A diretoria e gerência medem forças e não se ajudam, ninguém sabe, ao certo, como conduzir a empresa. Existe também a cultura de se trabalhar até o quanto a pessoa aguentar, telefonemas de sábado, domingo, tarde da noite são normais pois durante o período normal de trabalho "não da tempo".

Conselhos para presidência: Sejam coerentes, saibam se organizar e contratem pessoas que saibam realmente liderar pois isso aí é uma bagunça sem fim

Empresa familia

Suporte Técnico

Santos, SP

Prós: É uma empresa familia te faz sentir bem acolhido com isso vc fica mais a vontade para trabalhar no ambiente de trabalho e fica mais produtivo

Contras: Existe muita panelinha e faz com que prejudiquem o lado profissional da empresa e o desenvolvimento dos funcionários presentes na empresa .

Conselhos para presidência: Escolher melhor os cargos superiores

Procfit