Como é trabalhar na PwC?

Empresa muito burocrática

GerenteEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Empresa estruturada com network nas maiores empresas do Brasil. Tem um alcance e estrutura mundial tendo acesso à materiais e recursos humanos em todo o mundo

Contras: Muito burocrática, hierárquica. Míope em relação aos objetivos estratégicos, gastando muito energia em controle dos funcionários e não focando em atividades que geram valor para a empresa.

Bons acessos, de resto e muito ruim

Prós: O edificio tem boas instalacoes, cozinha grande e bom banheiro. O edificio fica bem localizado, bem no centro do Rio, e com bons acessos para transportes.

Contras: A empresa ficou no passado, nao da apoio nenhum aos funcionarios e tudo piora em alturas de muito trabalho. Fica muito dificil todo dia ter de voltar para o escritorio assim. Um pesadelo acordar todas as manhas.

Bom para inicio de carreira.

Auditor Sênior

Salvador, BA

Prós: Os benefícios são bons, bem como as políticas que a empresa tenta transformar em cultura organizacional, com mais flexibilidade e diversidade, por exemplo. Aprende-se muito aqui.

Contras: Falta de reconhecimento, baixo PLR, jornadas de trabalho exaustivas, despreparo da liderança para lidar com as pessoas, baixissima remuneração.

Conselhos para presidência: Cuidar mais das pessoas, saber ouvir.

boa

Auditor Sênior

Prós: flexibilidade de horario, ser independente, eficaz, flexibilidade de gerente, bons clientes

Contras: burocracia pois a empresa é grande, media salarial abaixo do mercado, falta de um ambiente de equipe.

Conselhos para presidência: reconhecer e valorizar os funcionarios independente do cargo, aumentar a media salarial.

Pwc

Senior Associate

Prós: Empresa de grande porte, diversas oportunidades de exposição a diferentes empresas, oportunidade de aprendizado relativamente amplo e ambiente dinâmico

Contras: Falta de organização de áreas menores, excessivo foco em auditoria, pouca contribuição dos cargos gerenciais nos projetos e falta de planejamento adequado nos prazos

Não fique mais do que 2 anos

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: Plano de carreira definido, aprendizado em áreas muito técnicas dando a oportunidade para um conhecimento singular nessa área de atuação. Onbording era bom também, em hotel 5 estrelas

Contras: Falta de reconhecimento, horas extras não remuneradas, clima dentro da empresa extremamente competitivo a ponto de faltar ética entre os profissionais

Conselhos para presidência: Invista em reter seus talentos!

Pessima gestao. Excesso de burocracia

Gerente de Auditoria

Brasília, DF

Prós: Boa para iniciantes, estagiarios, treinees, que podem trabalhar em contato com diversas areas de conhecimento. Flexibilidade de horario e local de trabalho.

Contras: Gestao ultrapassada, vivem da "marca" PwC. Gestores muito mal preparados, e que conseguiram espaço na PwC - nao acredito que iriam muito longe em outro lugar. Muitos que, nos "bastidores" , agem de forma oposta ao discurso. Pratica e discurso muito diferentes. Muita burocracia. Internamente, a preocupaçao e maior com burocracias do que com qualidade de trabalho. Perde-se muito tempo em "rituais" inuteis. Pessima comunicaçao interna. TI : extremamente confusa e desgastante. Ninguem entende nada. Area administrativa ineficiente. Tudo isso eh reflexo nao soh da falta de gestao inteligente e focada, como na baixissima qualidade dos profissionais que sao contratados ( eh comum ouvir que "os bons saem, e os ruins ficam" pq os salarios sao menores - e, para a gestao da PwC, eh melhor ficar com os mais baratos mesmo- ou pq nao conseguem encontrar outro lugar. A baixa qualidade dos empregados eh reflexo qualidade dos gestores da PwC. Apesar de terem um belo discurso sobre reconhecimento, este nao existe. A tal "participaçao nos lucros" e inexistente. Nao existe bonus de reconhecimento, a pratica eh ignorar. o trabalho bem realizado , gerando um clima de descontentamento geral. Ninguem entende como e feita a avaliaçao de desempenho (moderation). No geral, ninguem entende nada, tudo e muito confuso e desorganizado.

Conselhos para presidência: Observem seus concorrentes. Mudem a gestao. Modernizem a empresa.

Não recomendaria

Trainee

Prós: A PwC apresenta uma estrutura muito bom; é muito difícil ser demitido, precisa fazer alguma cagada; você é promovido praticamente todo ano dentro da empresa.

Contras: O salário é muito baixo, mas é o mesmo dentro de qualquer empresa de auditoria; há uma hierarquia muito forte, onde os sócios são praticamente deuses dentro da empresa.

Conselhos para presidência: Aumente o salário dos seus funcionários.

Faca de dois gumes

Assistente

São José dos Campos, SP

Prós: Os treinamentos proporcionados e o valor que dão para os idiomas em forma de bonificação, como por exemplo o inglês através do TOEIC, e o pagamento da prova e anuidade da OAB.

Contras: A empresa não dá o devido valor ao funcionário, não paga horas extras corretamente, as jornadas são em excesso e o plano de carreira furado já que demitem o funcionário quando está prestes a ser promovido para contratar trainee no lugar ou ele fica estagnado na carreira, além do baixíssimo PLR fruto de uma avaliação feita por pessoas que não estão presentes no dia a dia do funcionário e possuem metas para a quantidade de pessoas que poderão receber os valores aceitáveis.

Conselhos para presidência: Valorizem o funcionário e o escutem de verdade, não sejam omissos e falem de crise sendo que o lucro da empresa aumenta mas a qualidade de vida dos funcionários diminui a cada dia mais. O slogan da PwC é qualidade de vida, mas somente no papel, porque a realidade é a falta dela.

Trabalhando na pwc

Gerente

Prós: Realmente se aprende muito na Pwc . Nos primeiros anos o trabalho é muito manual, mas a partir da posição de gerente se tem a oportunidade de fazer trabalhos mais interessantes.

Contras: O salário realmente é muito defasado em relação ao mercado. Não é raro profissionais saírem para ganhar o dobro do que ganhavam. Quando se tem família e contas para pagar, manter essa diferença salarial fica dificil

PwC

Descrição:A PwC é uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo. As firmas que compõem o network global estão presentes em 157 países e congregam mais de 208 mil colaboradores e sócios em todo o mundo. O conhecimento, a experiência e a capacidade de seus profissionais em desenvolver soluções criativas permitem criar valor para seus clientes, acionistas e stakeholders com o mínimo de riscos. A PwC oferece serviços de Auditoria, Consultoria Tributária e Societária e Consultoria de Negócios para diferentes empresas.