Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na PwC?

Ver todas as avaliações

  • Há quase 4 anos

    Ótima oportunidade para jovens trainees, péssima para profissionais experientes

    Consultor SêniorEx-funcionário, saiu em 2013

    São Paulo, SP


    Prós: A empresa faz parte de um network global, possui um nome muito forte no mercado, possibilita exposição a grandes empresas onde os consultores realizam o seu trabalho. A empresa promove treinamentos constantes. O ritmo de trabalho nem de longe é comparável com uma consultoria "de boutique", é bem mais leve. Se você entrar como trainee aos 22, ou 23 anos, é totalmente plausível que aos 26 anos você já seja gerente ganhando um salário razoável.

    Contras: A PwC é uma empresa de auditores que resolveu recomeçar a prestar serviços de consultoria. Acontece que o trabalho de auditor não requer criatividade, dinamismo, inovação, multidisciplinaridade entre outras características que formam um bom consultor. Desse modo toda a alta gestão de consultoria da empresa veio migrada da auditoria achando que tocar uma empresa de consultoria é a mesma coisa que de auditoria: pague mal, se as pessoas forem embora, azar, contrate novamente, afinal qualquer um pode fazer esse trabalho. Fora que o sistema de avaliação em stack ranking faz com que muitas pessoas que merecem uma boa avaliação fiquem estagnadas. As promoções ocorrem uma vez por ano, se você vem de mercado, dependendo de quando entra na empresa pode esperar 18 meses até entrar no ciclo, e quando esse dia chega você é premiado com 3% de aumento real (além da inflação) pois você descobre que o seu salário estava inflacionado por você ter vindo do mercado. Assim, a PwC conta com uma taxa de turnover horripilante (chega a 100% em algumas áreas em 1 ano) o que torna o trabalho um caos, a gestão do conhecimento fica prejudicada e o clima de insatisfação é generalizado. Quase que diariamente se recebem emails de despedida, parece que todos estão esperando uma oportunidade para sair assim que possível.

    Conselhos para presidência: Se vocês não começarem a tratar o Advisory como Advisory, vocês vão perder mercado! A concorrência está ai, fazendo seu nome no mercado, quando se fala em Advisory não concorremos somente com Deloitte, KPMG e E&Y, concorremos com Accenture, BCG, Bain, Stefanini, Totvs entre outros! Valorizem seus talentos, custa caro moldar um consultor, mas se ele for remunerado e reconhecido ele pode ser um diferencial forte, entregando um trabalho de altíssima qualidade em um mercado que paga bem, um ano de salário de Consultor Sr é pago com 5% dos honorários de um projeto bom de 6 meses. Ou vocês podem gastar o mesmo com custas de demissão e contratação e ter boa parte do seu corpo funcional frustrados e contaminados por uma desmotivação endêmica que resulta em trabalho relapso que é rapidamente notado pelo cliente.

    Recomenda a empresa: Sim

Informações da empresa

PwC

Descrição:Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 158 territórios, com mais de 236.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.

Presente no país desde 1915, a PwC Brasil possui cerca de 4.200 profissionais distribuídos em 17 escritórios em todas as regiões brasileiras.

O aspecto mais estratégico dessa estrutura pulverizada é garantir que, além da capacitação e especialização inerentes a todos os profissionais da PwC Brasil, os colaboradores regionais tenham amplo conhecimento das culturas e das vocações econômicas próprias de cada região.

Site

RH: quer atrair bons talentos?