Como é trabalhar na Prefeitura Municipal de Porto Alegre?

Mudança

Enfermeira

Porto Alegre, RS

Prós: Colegas de trabalho, cooperação, informatização de algumas funções facilitou algumas atividades. Salários pagos em dia até o momento..........

Contras: Estrutura física precária, recursos humanos insuficientes, chefia despreparada e autoritária, metas inalcançáveis com a estrutura atual disponível.

positiva

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: o almoco fornecido, e o salario relativamente bom. salario nunca atrasado, possibilidade de falta para estudo de provas, flexibidade com a gerencia.

Contras: o supervisor nao dava a asistencia nem treinamento necessario para enfrentar o publico. o salario podia ser melhor. poderia ser dados mais instrucoes para melhor atendimento dos estagiarios e funcionarios.

Eu gosto de trabalhar na PMPA, porém as condições de trabalho estão cada vez mais precárias.

Porto Alegre, RS

Prós: O salário é bom, o horário de trabalho e a jornada de 40h semanais são satisfatórios. Temos um plano de carreira que nos possibilita alguns avanços financeiros.

Contras: Dependemos muito da política de governo, que muitas vezes desconstrói o que era positivo e tinha sido implementado nas administrações anteriores. As Escolas Municipais de Porto Alegre estão situadas em locais perigosos. O atual prefeito e o MEC têm cortado verbas e não têm contratado professores, tornando difícil administrar as escolas.

Conselhos para presidência: Procurar ouvir e atender às necessidades dos servidores, no que for possível. Administrações intransigentes geram funcionários desmotivados e menos produtivos.

Lentidão na transversalidade entre suas Secretarias.

DiretorEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Transversalidade com os seus servidores. Pagamento dos servidores em dia. Plano de Cargos e Salários compatível com a sua graduação acadêmica.

Contras: Problemas de Gestão entre Secretarias. Legislação muito rigorosa para implantação de projetos para o Desenvolvimento Econômico na cidade. Demasiada burocracia nos sistemas de informação e deliberação.

Conselhos para presidência: Autonomia de decisões em operações técnicas.

Vale a experiência, pouca possibilidade de crescimento.

Porto Alegre, RS

Prós: Conhecer o setor público da sua cidade. Entender como os processos administrativos do seu município funciona. Assim como uma esfera profissional diferente do comum.

Contras: Pouco estímulo ao crescimento do estagiário, funcionários pouco comprometidos com o andamento da cidade pois são todos concursados e já tem seu cargo garantido independentemente da situação da prefeitura.

A melhor empresa em que já trabalhei!!

Agente de Atendimento

Porto Alegre, RS

Prós: Tudo. a empresa oferece vários benefícios e tem uma politica de relacionamento com o público interno muito amigável. as chefias que tive sempre me apoiaram a seguir adiante com meus projetos pessoais e profissionais.

Contras: Nada. a empresa oferece vários benefícios e tem uma politica de relacionamento com o público interno muito amigável. as chefias que tive sempre me apoiaram a seguir adiante com meus projetos pessoais e profissionais.

Excelente ambiente para aprendizado

Estagiário Superior

Porto Alegre, RS

Prós: No meu setor, o ambiente é saudável e equilibrado, baixa pressão e boa liberdade para desenvolver o trabalho. Oportunidade de trabalhar com novas tecnologias e auxiliar a população. Prédio bem localizado.

Contras: No setor de atendimento, muita cobrança com quantidade ao invés de qualidade, muita burocracia e pressão. No meu setor atual, creio que não tenha pontos negativos.

Uma gestão que não valoriza o servidor

Professora

Porto Alegre, RS

Prós: Há certa autonomia de trabalho dentro das unidades escolares o que facilita o trabalho da direção e dos professores. Assim, as escolas em que já trabalhei na prefeitura tinham um excelente clima entre colegas e direção.

Contras: Infelizmente há negligência do poder público no que concerne à destinação de verbas para as escolas. Em função disso, por vezes, as condições de trabalho são precárias, o que respinga nas questões pedagógicas.

Conselhos para presidência: Pagar o salário dos servidores em dia. Investir na educação.

Mudança de cultura

Assistente Administrativo

Porto Alegre, RS

Prós: Estabilidade, proximidades com minha moradia, salários sem atrasos (até o momento desta postagem), cargos de chefia assumidos por CCs, ou seja, a cada 4 anos vem uma pessoa qualquer e será chefe!

Contras: Não possui um plano de carreira, reajuste salarial não comporta a inflação do período. Ambiente de trabalho defasado (computadores, estrutura física), serviço terceirizado para cargos técnicos.

Estágio PMPA

Porto Alegre, RS

Prós: Acredito que o trabalho possa ser realizado com calma e sem pressão, umas vez que não existem prazos muito rígidos estabelecidos. Além disso o horário de trabalho é bem flexível para as vagas de estágio, podendo haver compensação de horas dentro da mesma quinzena.

Contras: Não existe qualquer tipo de preparação para os gestores, as coisas vão acontecendo sem maiores planejamentos e sem que a equipe receba treinamentos devidos. Além disso, as demandas não são cobradas, então muitas vezes um trabalho é realizado sem que ninguém queira ver o resultado disso depois. Os equipamentos e programas disponibilizados são defasados.

Conselhos para presidência: Acredito que a prefeitura, mesmo sendo um órgão público, poderia se modernizar e ter um acompanhamento mais de perto sobre como o trabalho dos estagiários está sendo feito e cobrado.

Prefeitura Municipal de Porto Alegre