Como é trabalhar na Prefeitura Municipal de Campinas?

Se fosse uma empresa privada sería teria maior tranparência

Campinas, SP

Prós: Profissionais capacitados, ótimo trabalho em equipe. Estrutura e recursos adequados ao funcionário. Polo em ascensão administrativa com variedade de ferramentas para um bom resultado final.

Contras: Falta de flexibilidade a prática diária. Forte limitação das áreas administrativas que compõem a liberação dos recursos financeiros. Ficar a cargo da política e eventual desinteresse de áreas administrativas.

Conselhos para presidência: Faça do planejamento a longo prazo uma prática

Uma boa empresa para se trabalhar enquanto cursa faculdade.

Campinas, SP

Prós: Estagiário trabalha apenas 4 horas por dia e o trabalho é bem tranquilo, nada que requeira muito ou gere muito estresse dos colaboradores. Os estágios são espalhados pela cidade em diversos órgãos públicos, portanto tenho que deixar claro que minha avaliação está sendo referente ao Procon de Campinas.

Contras: Falta de treinamentos e manuais podem atrapalhar a qualidade do serviço. A prefeitura contrata pessoas de fora da cidade, porém, essas terão de arcar com o transporte até o terminal rodoviário, pois ela somente paga o ônibus que circula dentro do município.

Insatisfação

Desenhista

Campinas, SP

Prós: Sem pressão, estabilidade, facilidades para dar continuidade nos estudos, abonos, licença prêmio, poder pedir afastamento de dois ou até quatro anos

Contras: Sem reconhecimento, não importa o quanto você estuda, não vale nada, o que mais acontece é ver alguém com bem menos conhecimento ou estudo, ganhar cargo ou gratificação só por ser mais "amiguinho"

Conselhos para presidência: Valorizar o conhecimento e esforço dos funcionários em se especializarem em suas áreas

Um bom emprego para começar a vida

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Salário acima da média, se comparado a outras prefeituras. Vale muito a pena para iniciar a vida profissional depois de formado. Mas não pode se acomodar.

Contras: Engessamento da máquina pública. Esse é um ponto ruim para o servidor público: pouca oportunidade de crescimento. Infelizmente, acaba ficando estagnado.

Agente Administrativo

Campinas, SP

Prós: Salário bom tendo em vista cargo de nível médio; estabilidade; ambiente de trabalho menos estressante comparado ao de empresa privada; bom relacionamento entre colegas (nem sempre)

Contras: Politicagem. Alguns funcionários recebem gratificação não por merecimento, mas por "camaradagem". Muitos comissionados recebendo altos salários e com pouquíssimas atribuições, ocupando cargos que poderiam ser preenchidos por servidores concursados, que receberiam menos da metade para executarem o mesmo serviço. Também há falta regular de material básico para trabalho, como papel sulfite e tonner. O mobiliário é inadequado, cadeiras de má qualidade, que quebram e não são substituídas. Não há ar condicionado nas salas (apenas nas de diretores, secretários e níveis hierárquicos afins), que viram estufas no calor. Quantidade insuficiente de ventiladores (quem nao quer sucumbir ao calor, tem que levar de casa). Bebedouros velhos e sujos (já encontraram insetos boiando na água). Quem trabalha no paço municipal sofre bastante com as baratas e, agora, com os escorpiões.

É uma empresa boa, porém deve ser melhorada

Vice-Diretor de EscolaEx-funcionário, saiu em 2018

Campinas, SP

Prós: O salário é bom e há oportunidades para estudos, havendo quatro horas semanais para dedicar aos estudos. além disso, a carga horária semanal é de trinta e seis horas.

Contras: As condições de trabalho são desgastantes. há vários problemas estruturais que as escolas não podem resolver, muitas crianças em sala de aula.

Bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Campinas, SP

Prós: Hora´rio bom. Aprendizado excelente, visto de tratar de um ramo que abrange diversas áreas para aprendizado, seja ela na educação, saúde ou jurídica.

Contras: Há muita competitividade, porém não há chance de efetivar e isso acaba causando um certo desconforto com os demais estagiários do determinado setor

Falta de compromisso dos gestores

Agente Operacional

Campinas, SP

Prós: Boa remuneração a depender do cargo, vale alimentação bom, departamento de desenvolvimento interno, alguns departamentos possuem flexibilidade de horário.

Contras: Falta funcionários e de materiais básicos, necessário comprometimento dos gestores. Apesar de possuir um departamento de desenvolvimento interno, o egds , o plano de carreiras não funciona, cargos de chefia são cabides de emprego, e portanto não há espaço para evolução profissional.

Conselhos para presidência: Avaliar a valorização para com seus servidores, pois assim como há uma tendência de redução de quadros funcionais, os que ali estão devem ser reconhecidos para que se alcance a eficiência desejada.

É um bom lugar, as pessoas no geral são legais e atenciosas e amam conversar sobre tudo

Estagiário TécnicoEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: Os funcionários são bastante atenciosos e comunicativos, procuram sempre interagir com você e tem paciência em tentar te explicar as dúvidas deles e aguardam você trazer a solução bem calmamente, resumindo, são todos bem calmos e amistosos

Contras: Como em todo lugar, sempre tem alguém que acha que porque é funcionário público é melhor que os outros ou por causa do salário, mas é só atender essas pessoas de maneira rápida e se manter longe, não tem muito como lutar contra esse tipo de coisa

Empresa que me oferece muita experiência

Estagiário Superior

Guariba, SP

Prós: A oportunidade de trabalhar com diversas atividades da área da comunicação, proporcionando experiências importantes. Os colegas de trabalho são extremamente altruístas e ajudam muito no desenvolvimento das atividades.

Contras: É um ambiente burocrítico como o normal de ambientes públicos; As necessidades esbarram muito nos trâmites que engessam o desdobramento de obtenção de materiais e serviços.

Prefeitura Municipal de Campinas