Como é trabalhar na PPG Industries?

Muitas oportunidades de melhoria

Ex-funcionário, saiu em 2013

Sumaré, SP

Prós: É uma empresa que no Brasil é pequena mas no mundo é imensa. Há muito intercâmbio entre os profissionais, o Brasil recebe muito visitantes e o contato com estrangeiros é diário, seja por E-mail, telefone ou pessoalmente. Não existe muita hierarquia, eu tinha contato direto com os VPs, Diretores e outros profissionais de alto escalão dos USA e Europa e eles (a grande maioria) eram extremamente educados e colaborativos, em nenhuma situação me foi solicitado falar com uma secretária ou assessor ou algum subordinado, podia tratar os assuntos diretamente com os interessados, tinha muita abertura. O ambiente de trabalho era bom, profissionais qualificados e interessados em ajudar.

Contras: A infraestrutura era ruim, demora para conseguir novos equipamentos, ferramentas ultrapassadas, pouca preocupação ergonômica. Faltava a figura de um Gerente Administrativo na empresa para quem se poderia recorrer para intermediar impasses e solucionar problemas. Não havendo esse profissional era necessário apelar para pessoas que tinham outras funções, e, embora houvesse boa vontade para ajudar não havia tempo para se dedicar a algo que estava fora de suas funções. Por isso a figura do "Severino" era muito presente na empresa. Os prédios administrativos não atendem às necessidades dos funcionários, as áreas são isoladas, o que dificulta a interação entre as áreas e facilita a perda de tempo além de não ter em fluxo legal e também não haver muita confiança na estrutura; em dias de chuva havia grandes goteiras em muitos lugares e dava medo de o prédio cair. O restaurante é longe e isso é ruim tanto em dias de muito sol quando em dias de chuva. Alguns altos executivos eram relapsos, outros estúpidos mas a maioria era gente do bem, fácil de lidar e acessíveis. O horário de trabalho é horrível, a localização da empresa também e não havia nenhum tipo de lazer no horário de almoço, não se investiu em áreas de descanso na empresa. Há muito controle de minutos de atraso, o que eu achava um aborrecimento principalmente por a empresa estar em frente a uma grande rodovia e haver congestionamentos constantes.

Conselhos para presidência: Embora tenha havido muitas melhoras desde a sua entrada (até porque o anterior era horrível), acho que há muitas oportunidades de melhoria. O horário poderia ser reduzido, poderia haver opções de home office para mais funções, deveria haver investimentos na infraestrutura do prédio 5000 e torná-lo mais fluido, bem como tentar acomodar mais áreas num mesmo local. Sei que os desafios são imensos e que há uma grande vontade de melhorar mas com tantos incêndios a serem apagados sobra pouco tempo para pensar de maneira mais estratégica. Seria bom também que as pessoas pudessem confiar mais em você, que você estivesse mais presente fisicamente na empresa.

PPG Industries

Descrição:Fundada em 1883 como Pittsburgh Plate Glass pelo capitão John B. Ford e John Pitcairn e em Pittsburgh, Pensilvânia. Hoje, a PPG é um fornecedor global de tintas, revestimentos, produtos ópticos, materiais especiais, vidro e fibra de vidro. Através da liderança em inovação, sustentabilidade e cores, a PPG ajuda os clientes na indústria, transporte, produtos de consumo e construção para melhorar mais superfícies em mais maneiras do que faz qualquer outra empresa.