Como é trabalhar na Positivo Informática?

Um bom lugar para se desenvolver.

Designer Pleno

Prós: Pessoas, gestores bem preparados. Confiam no profissional, são abertos a sugestões e valorizam a qualidade de vida do colaborador. É ótima também a chance de desenvolvimento profissional, uma vez que oferece muitos descontos para o profissional estudar e se especializar nas unidades educacionais do Positivo.

Contras: Poucos benefícios, banco de horas e pouca oportunidade de crescimento interno.

Trabalhar na Positivo é bom, mas ainda pode melhorar e muito

Auxiliar de Processos

Prós: O legal de trabalhar na Positivo, é porque lidamos com os computadores. Trabalhar com eletrônicos em geral é algo muito interessante, acredito eu. Não é um serviço pesado, nem sujo, é um trabalho fácil, digno e gratificante de certa forma.
    Outro ponto favorável, é que nós funcionários recebemos informações e aprendizado nessa área tecnológica, aprendendo o funcionamento e montagem de um computador, bem como ao menos o básico a respeito de cada componente eletrônico.
    Em geral, a Positivo Informática é uma boa empresa para se trabalhar, principalmente para quem está começando, pois não exige experiência.

Contras: Infelizmente, há alguns tópicos a serem melhorados. Ao mesmo tempo em que há a parte boa, existe a parte ruim que deixa qualquer funcionário bastante irritado e infeliz:
    1) O salário é bem razoável, porém falta melhores benefícios. Não temos vale mercado (vale alimentação) e os benefícios que têm são todos descontados em folha, nada é 100% beneficiado.
    2) A empresa oferece uma Participação nos Lucros extremamente baixa. Empresas de menor porte são capazes de pagar 3x mais.
    3) Qualidade da comida no restaurante é ruim e com pouca variação. Estamos enjoados dos mesmos alimentos servidos e do pouco cuidado com a comida.
    4) Não há rodízios nos postos de trabalho. Fazemos a mesma coisa todo dia e o dia inteiro. Isso cansa, desgasta, causa problemas de saúde. Mesmo que em alguns dias aconteça certas mudanças, o que não é tão fácil acontecer, isso é um tanto desanimador. Poderia haver melhor treinamento para que todos aprendessem diversas atividades e com paciência adquirir prática e qualidade na execução, sendo assim ser possível fazer os rodízios.

Há mais alguns pontos negativos, mas de momento penso que se houvesse mudança ao menos nesses quesitos já melhoraria em 300% a qualidade de vida no dia-a-dia de trabalho na Positivo.

Conselhos para presidência: Caro Sr. Presidente da Positivo Informática,

O Sr. tem uma grande empresa em suas mãos, reconhecida por ser do grande Grupo Positivo e ser a maior fabricante de computadores do Brasil e ainda entre as 10 maiores do mundo. É hora do Sr. começar a fazer por onde, não acha?

Eu acredito no seguinte lema: Funcionário feliz, trabalha melhor.

Eu realmente creio que essa condição reflete diretamente na qualidade e no tempo de execução dos produtos fabricados. Não queremos fazer computadores sendo pressionados, com medo da liderança, sempre ameaçados caso não haja cumprimento das metas, não podendo opinar (sim, se opinamos somos acusados de ir "contra" a liderança).

Quer vender mais computadores, tabletes, celulares e notebooks? Invista, principalmente no funcionário. Não adianta fazer um produto espetacular e mandar seus funcionários frustrados para montá-lo. Queira saber o que o seus clientes e os funcionários também realmente acham dos seus produtos. Parece que a reputação da Positivo não é tão boa assim por ai. O Sr deve saber bem o que falam dos computadores.

Não faça da Positivo apenas a empresa que produz o maior numero de computadores. Quantidade não é qualidade. Que tal ser uma empresa visada, que inova com algo que outras empresas não estão sendo capazes de fazer, algo fora do comum? Vender barato não vai resolver nada. É melhor pagar mais caro por um produto que realmente vale a pena do que um que facilmente se torna obsoleto.

Enfim, para isso, o que acha de começar a investir mais em seus funcionários? Oferecendo melhores benefícios, participação nos resultados, incentivando com bônus, vantagens e ideias inovadoras para as metas atingidas, assim animando cada funcionário a trabalhar melhor e feliz. Tenho certeza que cada um se sentiria valorizado e orgulhoso em realizar um bom trabalho, também preocupados com a qualidade de seus produtos para que saiam dali impecáveis.

Avalie e faça o que for possível para melhorar cada tópico que eu citei, pois realmente acredito que começando por ai já é um grande passo para um sucesso ainda maior.

Minha opinião sobre a Positivo Informática.

Técnico de InformáticaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: - Pagamento do salário em dia - Pagamento dos benefícios em dia - Relativamente próximo de estações públicas de transporte ferroviário - Bom ambiente construído pelos funcionários operacionais.

Contras: Vamos lá, como foi a pior experiência de trabalho que eu tive em meus 15 anos de experiência, talvez fique um pouco severo. Por favor, não entendam como críticas pessoais: - Péssimo salário, muito abaixo da média nacional - Gestão catastrófica, não segue um padrão de comportamento e devido a dinâmica de mudanças não se consegue uma adaptação - Péssima estrutura de trabalho, técnicos precisam compartilhar ferramentas para poderem trabalhar. - Péssima infraestrutura. Um exemplo prático é a queima de uma lâmpada em área crítica de atuação e a mesma ser totalmente ignorada. - Gestores com falta de experiência, instrução e planejamento. Mas creio que não seja uma culpa direta, foram escolhidos por anos de casa e não capacidade. - Produto ruim. Todos os técnicos que ainda permanecem no local tem como desafio péssimas peças de reposição, muitas vezes reaproveitadas de descartes. - Reuniões ofensivas, onde desempenho é jogado para todos da equipe, causando uma situação vexatória que poderia ser eliminada em conversas particulares. - Muitos cargos de gestão e poucos operacionais, sobrecarregando a capacidade produtiva. - Falta completa de treinamento de manutenção de produtos e/ou pessoas que deveriam fazer isso sem qualquer motivação para fazer o seu trabalho. Muitas vezes os técnicos tem que pesquisar em fóruns da internet, porque nem mesmo o próprio documento da empresa existe algum procedimento. Estes são os pontos mais fortes de minha experiência negativa. Acabei pedindo demissão por considerar a situação intolerável.

Conselhos para presidência: Não sei como opinar sobre tantos problemas mas com minha breve experiência o melhor seria: - Finalização da marca Positivo como comercial. Deixe apenas como a empresa controladora. O nome Positivo e seus produtos são ruins. - Demissão geral. Novos funcionários para todos os postos. - Reajuste salarial para que o mínimo de motivação exista. - Ferramentas para executar o trabalho. Isso é realmente importante. - Manutenção do local do trabalho. Também outra coisa importante. - Melhorar a logística de peças. Para evitar roubos e um eficiente acesso para reparos. Boa sorte com a empresa.

Uma empresa que tem tudo para melhorar mas tem que olhar melhor para seus colaboradores.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Pessoas sempre prontas para te auxiliar, ambiente de trabalho descontraído.

Contras: Empresa não valoriza os funcionários, não existe um plano de carreira.

Não é tão ruim, mas podia ser muito melhor.

Desenvolvedor Pleno

Prós: Ambiente descontraído com liberdade para dar opiniões. Horário flexível. Salário um pouco a cima da média.

Contras: Benefícios quase inexistente. Bônus de participação de lucros incerto e dependente de outros setores. Não se investe na capacitação do colaborador. Os computadores são antigos e ruins e não se investe em compra de softwares. Não existe plano de carreira , só cresce que sabe puxar saco. Os prazos dos projetos são insanos e quase não existe planejamento de desenvolvimento. Os projetos tendem a ter um escopo inicial que muda completamente durante o desenvolvimento, e os projetos crescem indefinidamente aos gostos dos superiores.

Positivo ou Negativo?

Analista de TIEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Empresa arrojada e com baixa burocracia.

Contras: Totalmente centralizadora no Presidente, líderes mal selecionados, não existe plano de carreira, meritocracia, valorização péssima do colaborador.

Pra quem tem perfil empreendedor

Gerente

Prós: Empresa empreendedora, rápida. Estrategia mais orgânica e oportunista do que fixa e de longo prazo.

Contras: Totalmente centralizada no CEO. As vezes ajuda e as vezes atrapalha nas tomadas de decisão. Ambiente de trabalho não condiz com o tamanho da empresa.

Positivo Informática - Funciona Quase como Estatatl

Analista JurídicoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Conhecimento do mercado de informática e salário acima da média na admissão.

Contras: Desorganização, falta de perspectiva de crescimento profissional e alta rotatividade.
    Apadrinham alguns funcionários em detrimento de outros, afetando o ambiente de trabalho.

Nao tem beneficios e somos tratados mal

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ambiente de trabalho com pessoas legais

Contras: Comida ruim, beneficio zero, pois alem de pagar pelos "beneficios" ainda nao tem qualidade nenhuma!

Conselhos para presidência: Melhora nos beneficios

Período inicial cheio de desafios, seguido por um ambiente de estagnação, desorganização e politicagem

Prós: Salário relativamente competitivo, alguns colegas notáveis, flexibilidade de horários.

Contras: A empresa é construída em torno de política, seus méritos e sua habilidade profissional são (muito) menos importantes que as pessoas da empresa com quem você se esforça pra se relacionar. Evolução profissional acontece, em grande parte, apenas após anuncio de desligamento da empresa. Seu esforço para fazer da empresa um lugar melhor e para cumprir prazos não é reconhecido e, muitas vezes, é mal visto, dado que isso ameaça as pessoas nos cargos de liderança.

Conselhos para presidência: Fazer com que o crescimento dentro da empresa seja unicamente meritocratico, eliminando as intrincadas relações políticas e eliminando o nepotismo.

Positivo Informática

Descrição:A Positivo Informática é, hoje, a maior fabricante de computadores do Brasil e a número 1 em tecnologia educacional. Com mais de duas décadas de história, conta com uma linha de produtos composta por desktops, notebooks, ultrabooks, tablets, smartphones e celulares. Localizada em Curitiba, faz parte do Grupo Positivo. É a décima maior fabricante de computadores do mundo, além de produzir softwares educacionais, jogos eletrônicos e set-top box para a televisão digital brasileira.