Como é trabalhar na Positivo Informática?

Empresa de Promessas

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Permite trabalhar em horário flexível, tem estacionamento, disponibiliza vagas em matérias de pós graduação (quando estão sobrando), tem médico/clínica no local para atendimentos básicos

Contras: Cargos e salários não fazem sentido nenhum (mesmo cargo e nível com salários muito distintos), gestão é péssima, não existe sequer avaliação de desempenho e nem feedbacks. Assim, também não existem desafios a cumprir para que hajam promoções. As metas das áreas são contraditórias entre si, então ninguém se ajuda. Tem muito processo sem sentido, setorização duplicada e dinheiro "solto", muitas oportunidades que ninguém está olhando, afinal cada gestor só vê sua meta. A gestão vive de promessas, valorizam trabalho fora do horário mas não analisam produtividade. Atrasos em reuniões, reuniões sem definições, sem sentido. Muitas pessoas que não conhecem o próprio processo, é muito triste de ver. Os recursos disponíveis são ruins e prejudicam a produtividade. Os profissionais são incentivados a assumir novos desafios e seu cargo e salários permanecem os mesmos, ficando desproporcional e injusto. As promoções acontecem por tempo de casa ou amizades externas com a chefia, difícil ver meritocracia. O recrutamento interno não funciona, quando abrem uma vaga interessante, normalmente já tem um candidato pré definido. É triste ver quanto a cultura da empresa gera de prejuízos. A alimentação é péssima, não tem condições de comer lá. Espero que possam melhorar logo.

Conselhos para presidência: Avalie, treine ou substitua seus diretores e gerentes, muitos deles não sabem o que estão fazendo lá. Infelizmente passam para a alta direção apenas o que vocês querem ouvir ou somente parte do problema. Criar uma área independente para auditar processos e números (cada área gera sua própria informação, elas não saem do SAP - ele praticamente não é usado) pode ser muito útil. Torço pelo sucesso da empresa!!!

muito bom para trabalha agradeço muito a positivo

Operador de Produção

Manaus, AM

Prós: faço melhor para dar a meta do dia porque a positivo é uma empresa muito legal

Contras: para mim eu acho tudo legal só que falta de colocar mais disciplinas é o umas caixas para gente pode tirar o dinheiro só isso.

Conselhos para presidência: vamos manter

Poderia ser melhor, infelizmente

Gerente

Prós: Aqui voce facilmente aprende tudo que não pode ser feito. Por exemplo, nao existe jeitinho pra tudo.... planejamento é essencial para subsistencia de qualquer projeto.

Contras: Diretores e VPs refletem o posicionamento do Presidente, ou seja, pessoas que saem gritando por qualquer razao com seus subordinados, sabem exigir mas não sabem reconhecer, etc. Voce sempre tem a sensação de débito, nunca de missão cumprida.

Conselhos para presidência: O nicho de mercado que você entrou no passado está acabando, assim como seu estilo de liderança. Você é um cara "mao na massa" e visionário, mas já passou da hora de se reciclar como gestor e como empreendedor na área de tecnologia. Seu posicionamento está refletindo nos seus subordinados (principalmente os diretos) e muito mais nos resultados da empresa. Mude o rumo, explore muito mais a capacidade fabril na Asia ou na India! Invista em mao de obra capacitada para P&D, em novas tecnologias, e voce vai voltar a voar alto! Boa sorte.

Péssima empresa

Analista de Jurídico JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pagamento do salário sempre em dia,plano de saúde ,apesar de ser plano com participação ,mas é um bom plano,flexibilidade de horário ,não tem muitos pontos positivos

Contras: Péssimos gestores coordenadores sem capacidade ,tendenciosos , prezam pela amizade e não pelo profissionalismo ,usam de mentiras e promessas infundadas,não tem plano de carreira ,

Conselhos para presidência: Sair da zona de conforto e se ver na prática a falta de capacidade de diretores,gerentes e principalmente dos coordenadores

Minha opinião sobre a Positivo Informática.

Técnico de InformáticaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: - Pagamento do salário em dia - Pagamento dos benefícios em dia - Relativamente próximo de estações públicas de transporte ferroviário - Bom ambiente construído pelos funcionários operacionais.

Contras: Vamos lá, como foi a pior experiência de trabalho que eu tive em meus 15 anos de experiência, talvez fique um pouco severo. Por favor, não entendam como críticas pessoais: - Péssimo salário, muito abaixo da média nacional - Gestão catastrófica, não segue um padrão de comportamento e devido a dinâmica de mudanças não se consegue uma adaptação - Péssima estrutura de trabalho, técnicos precisam compartilhar ferramentas para poderem trabalhar. - Péssima infraestrutura. Um exemplo prático é a queima de uma lâmpada em área crítica de atuação e a mesma ser totalmente ignorada. - Gestores com falta de experiência, instrução e planejamento. Mas creio que não seja uma culpa direta, foram escolhidos por anos de casa e não capacidade. - Produto ruim. Todos os técnicos que ainda permanecem no local tem como desafio péssimas peças de reposição, muitas vezes reaproveitadas de descartes. - Reuniões ofensivas, onde desempenho é jogado para todos da equipe, causando uma situação vexatória que poderia ser eliminada em conversas particulares. - Muitos cargos de gestão e poucos operacionais, sobrecarregando a capacidade produtiva. - Falta completa de treinamento de manutenção de produtos e/ou pessoas que deveriam fazer isso sem qualquer motivação para fazer o seu trabalho. Muitas vezes os técnicos tem que pesquisar em fóruns da internet, porque nem mesmo o próprio documento da empresa existe algum procedimento. Estes são os pontos mais fortes de minha experiência negativa. Acabei pedindo demissão por considerar a situação intolerável.

Conselhos para presidência: Não sei como opinar sobre tantos problemas mas com minha breve experiência o melhor seria: - Finalização da marca Positivo como comercial. Deixe apenas como a empresa controladora. O nome Positivo e seus produtos são ruins. - Demissão geral. Novos funcionários para todos os postos. - Reajuste salarial para que o mínimo de motivação exista. - Ferramentas para executar o trabalho. Isso é realmente importante. - Manutenção do local do trabalho. Também outra coisa importante. - Melhorar a logística de peças. Para evitar roubos e um eficiente acesso para reparos. Boa sorte com a empresa.

Muita coisa errada e desorganizada para uma empresa.

Programador JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Tive a oportunidade de participar do grupo da brigada de incêndio e primeiros socorros da Positivo Informática. Teve um curso preparatório e uma vez por mês havia um treinamento de continuidade, e foi interessante participar e poder contribuir em algumas situações de risco na empresa.

Contras: No setor que eu trabalhei havia muita desorganização, falta de motivação aos funcionários, um chefe que não se preocupava com o desenvolvimento de seus funcionários e ainda outras situações desagradáveis relacionados ao espaço em que trabalhamos.

Conselhos para presidência: Plano de carreira para os funcionários, além de mais treinamento para os gestores que não sabem nem tampouco lidar com seus funcionários.

Precisa de paciencia

Assistente ComercialEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Pagamento sem atraso, ótima empresa para crescer profissionalmente no diz respeito a aprendizado.

Contras: Falta plano de careira Muito problema de ordem pessoal em todas a áreas.

Conselhos para presidência: Faça o melhor sem esperar que reconheçam.

exploração

Técnico de Informática

Prós: costuma pagar em dia dependendo da situação adianta o pagamento devido a feriado

Contras: não tem plano de carreira não tem oportunidade de crescimento metas abusivas

Conselhos para presidência: pense no seu funcionário crie condição que motive ele a continuar na empresa obs. por que nem o funcionário acredita na empresa

Melhorias valorizando seu Capital Intelectual

Coordenador

Prós: Estrutura de trabalho dinâmica que permite atuações em diversas frentes.

Contras: Falta de beneficios básicos que hoje temos em boas empresas do mercado como previdência, participação nos lucros, vale alimentação e demais. Falta de plano e carreira, baixa qualidade na estrutura de TI que de suporte para seu trabalho diário.

Conselhos para presidência: Por se tratar de uma empresa familiar ela deve buscar a profissionalização para se manter referência no mercado e não pessoas com alto ego para tomadas de decisões importantes e sim pessoas realmente capacitadas com boa formação. Consolidar uma estrutura corporativa robusta que tenha poder de decisão frente as unidades do Grupo podendo assim gerir com melhor qualidade e efetividade as ações de decisões diárias.

Avalio como uma empresa egoísta

Auxiliar de Atendimento ao ClienteEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A possibilidade de ganhar descontos nas mensalidades de cursos de graduação e pós graduação.

Contras: Uma empresa que só visa o benefício próprio pouco se preocupa com os funcionários e só permite crescimento através de contatos com pessoas influentes uma empresa que não reconhece os esforços de seus colaboradores.

Conselhos para presidência: Capacitar os funcionários que estão dentro da empresa abrir portas para o crescimento para que a vontade de crescer seja estimulada

Positivo Informática

Descrição:A Positivo Informática é, hoje, a maior fabricante de computadores do Brasil e a número 1 em tecnologia educacional. Com mais de duas décadas de história, conta com uma linha de produtos composta por desktops, notebooks, ultrabooks, tablets, smartphones e celulares. Localizada em Curitiba, faz parte do Grupo Positivo. É a décima maior fabricante de computadores do mundo, além de produzir softwares educacionais, jogos eletrônicos e set-top box para a televisão digital brasileira.