Como é trabalhar na Positivo Informática?

Trabalhar na Positivo é bom, mas ainda pode melhorar e muito

Auxiliar de Processos

Prós: O legal de trabalhar na Positivo, é porque lidamos com os computadores. Trabalhar com eletrônicos em geral é algo muito interessante, acredito eu. Não é um serviço pesado, nem sujo, é um trabalho fácil, digno e gratificante de certa forma.
    Outro ponto favorável, é que nós funcionários recebemos informações e aprendizado nessa área tecnológica, aprendendo o funcionamento e montagem de um computador, bem como ao menos o básico a respeito de cada componente eletrônico.
    Em geral, a Positivo Informática é uma boa empresa para se trabalhar, principalmente para quem está começando, pois não exige experiência.

Contras: Infelizmente, há alguns tópicos a serem melhorados. Ao mesmo tempo em que há a parte boa, existe a parte ruim que deixa qualquer funcionário bastante irritado e infeliz:
    1) O salário é bem razoável, porém falta melhores benefícios. Não temos vale mercado (vale alimentação) e os benefícios que têm são todos descontados em folha, nada é 100% beneficiado.
    2) A empresa oferece uma Participação nos Lucros extremamente baixa. Empresas de menor porte são capazes de pagar 3x mais.
    3) Qualidade da comida no restaurante é ruim e com pouca variação. Estamos enjoados dos mesmos alimentos servidos e do pouco cuidado com a comida.
    4) Não há rodízios nos postos de trabalho. Fazemos a mesma coisa todo dia e o dia inteiro. Isso cansa, desgasta, causa problemas de saúde. Mesmo que em alguns dias aconteça certas mudanças, o que não é tão fácil acontecer, isso é um tanto desanimador. Poderia haver melhor treinamento para que todos aprendessem diversas atividades e com paciência adquirir prática e qualidade na execução, sendo assim ser possível fazer os rodízios.

Há mais alguns pontos negativos, mas de momento penso que se houvesse mudança ao menos nesses quesitos já melhoraria em 300% a qualidade de vida no dia-a-dia de trabalho na Positivo.

Conselhos para presidência: Caro Sr. Presidente da Positivo Informática,

O Sr. tem uma grande empresa em suas mãos, reconhecida por ser do grande Grupo Positivo e ser a maior fabricante de computadores do Brasil e ainda entre as 10 maiores do mundo. É hora do Sr. começar a fazer por onde, não acha?

Eu acredito no seguinte lema: Funcionário feliz, trabalha melhor.

Eu realmente creio que essa condição reflete diretamente na qualidade e no tempo de execução dos produtos fabricados. Não queremos fazer computadores sendo pressionados, com medo da liderança, sempre ameaçados caso não haja cumprimento das metas, não podendo opinar (sim, se opinamos somos acusados de ir "contra" a liderança).

Quer vender mais computadores, tabletes, celulares e notebooks? Invista, principalmente no funcionário. Não adianta fazer um produto espetacular e mandar seus funcionários frustrados para montá-lo. Queira saber o que o seus clientes e os funcionários também realmente acham dos seus produtos. Parece que a reputação da Positivo não é tão boa assim por ai. O Sr deve saber bem o que falam dos computadores.

Não faça da Positivo apenas a empresa que produz o maior numero de computadores. Quantidade não é qualidade. Que tal ser uma empresa visada, que inova com algo que outras empresas não estão sendo capazes de fazer, algo fora do comum? Vender barato não vai resolver nada. É melhor pagar mais caro por um produto que realmente vale a pena do que um que facilmente se torna obsoleto.

Enfim, para isso, o que acha de começar a investir mais em seus funcionários? Oferecendo melhores benefícios, participação nos resultados, incentivando com bônus, vantagens e ideias inovadoras para as metas atingidas, assim animando cada funcionário a trabalhar melhor e feliz. Tenho certeza que cada um se sentiria valorizado e orgulhoso em realizar um bom trabalho, também preocupados com a qualidade de seus produtos para que saiam dali impecáveis.

Avalie e faça o que for possível para melhorar cada tópico que eu citei, pois realmente acredito que começando por ai já é um grande passo para um sucesso ainda maior.

Positivo Informática

Descrição:A Positivo Informática é, hoje, a maior fabricante de computadores do Brasil e a número 1 em tecnologia educacional. Com mais de duas décadas de história, conta com uma linha de produtos composta por desktops, notebooks, ultrabooks, tablets, smartphones e celulares. Localizada em Curitiba, faz parte do Grupo Positivo. É a décima maior fabricante de computadores do mundo, além de produzir softwares educacionais, jogos eletrônicos e set-top box para a televisão digital brasileira.