Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) logo

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Como é trabalhar na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)?

Bom local para trabalhar

Professor Universitário

Prós: O ambiente é acolhedor e amigável, há respeito ao profissional e liberdade de cátedra Há estabilidade na carreira, caso se faça um bom trabalho.

Contras: É muito difícil ter acesso a novos cargos. Tudo muda lentamente, e há a famosa "panelinha" - os que não fazem parte dela são preteridos, independente da competência .

Conselhos para presidência: Olhar para os novos talentos, orientar os diretores de departamento a serem mais democráticos e aceitarem ideologias diferentes

Monitora

Prós: Facilidade de ser no mesmo ambiente de estudo, pois é dentro da própria faculdade. É uma boa oportunidade para um primeiro estágio pois não requer pré-requisitos.

Contras: Alguns estágios são muitos simples e não tem funções variadas, portanto não há muito o que ser feito em alguns momentos, o que faz o tempo demorar para passar.

Bolsista de Mestrado

Prós: Ambiente, cultura, diversidade, bons professores, campus maravilhoso, variedade de cursos tanto de graduação quanto de pós-graduação, facilidade de acesso.

Contras: Salários/remunerações em geral, plano de carreira, transparência das oportunidades em relação aos alunos de mestrado e/ou doutorado da instituição, estacionamento pequeno, extrema 'politicagem' nos departamentos para aceitação de novos projetos.

Empresa boa para se trabalhar,no entanto com muitos pontos a melhorar

Gerente de Projetos

Prós: Flexibilidade de trabalho, ambiente agradável, possibilidade de aumentar o currículo pois apresenta facilidade para ingressar no mestrado, doutorado

Contras: Salário fora de mercado, não existe plano de carreira claro nem meritocracia, não possui benefícios para os funcionários, ambiente tecnológico desatualizado.

Avaliação objetiva

Programador Pleno

Prós: Facilidade para estudar. Flexibilidade de horário. Ambiente saudável de trabalho. Equipe unida e com ótima relação. Possui ótima oportunidade para crescimento acadêmico.

Contras: Gap para renovação de infraestrutura é multo alto. O local é de difícil acesso devido ao grande trânsito no horário do Rush. Não possui metrô perto.

Conselhos para presidência: Deixar claro o plano de cargos e salários e investir em feedback pessoal além de uma avaliação individual dos funcionários.

Funciona bem como ocupação paralela a outro emprego.

Professor

Prós: Flexibilidade e liberdade para escolher o tipo de trabalho e para propor novos projetos. Pouco hierarquizada. Facilidade para acessar diferentes pessoas e diferentes áreas na univiersidade.

Contras: Remuneração não é alta e oportunidades de crescimento são bem limitadas. Funciona bem caso se tenha algum outro tipo de emprego ou trabalho em paralelo. Em muitos casos as pessoas preferem trabalhar em silos, o que dificulta a construção de projetos interdisciplinares.

Uma ótima oportunidade de capacitação

Prós: Um local de aprendizado constante, em que você põe em prática tudo aquilo que aprende em sala de aula. O gerenciamento é feito por pessoas competentes e de bom caráter, dispostas a te fornecer as informações necessárias para você se capacitar

Contras: A remuneração não é muito alta, na minha especifidade, mas chega a ser suficiente para coordenar bem a vida acadêmica. Também não há como ser promovido, devido às limitações do projeto do estágio.

Flexibilidade e aprendizado

Coordenador de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Muita flexibilidade, possibilidade de aprendizado e contato constante com novas tecnologias. Acesso direto a especialistas e professores, além de projetos de grande porte.

Contras: Por se tratar de uma universidade a evolução na carreira profissional passa em você fazer doutorado e entrar para o quadro de professores, não sendo muito viável viver como pesquisador.

Excelente para alunos no comeco da faculdade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Boa porta de entrada quando voce acabou de entrar na faculdade e ainda nao tem experiencia academica para conseguir um estagio fora da faculdade

Contras: Falta de crescimento quando voce atige o nivel de monitor senior, ou seja, quando voce faz monitoria por ao menos tres periodos. É necessário mudar de ares

Recomendo, a empresa é uma família.

Secretário

Prós: Boa remuneração, bom ambiente,empresa se importa com seus funcionários, investe neles. Flexibilidade e muitos benefícios, possui uma estrutura maravilhosa.

Contras: Muito tradicional, localização complicada para quem mora na zona oeste baixada do Rio de Janeiro, fora isso a empresa não possui muitos pontos negativos.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)