Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) logo

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Como é trabalhar na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)?

Bolsista de Mestrado

Prós: Ambiente, cultura, diversidade, bons professores, campus maravilhoso, variedade de cursos tanto de graduação quanto de pós-graduação, facilidade de acesso.

Contras: Salários/remunerações em geral, plano de carreira, transparência das oportunidades em relação aos alunos de mestrado e/ou doutorado da instituição, estacionamento pequeno, extrema 'politicagem' nos departamentos para aceitação de novos projetos.

Empresa boa para se trabalhar,no entanto com muitos pontos a melhorar

Gerente de Projetos

Prós: Flexibilidade de trabalho, ambiente agradável, possibilidade de aumentar o currículo pois apresenta facilidade para ingressar no mestrado, doutorado

Contras: Salário fora de mercado, não existe plano de carreira claro nem meritocracia, não possui benefícios para os funcionários, ambiente tecnológico desatualizado.

Avaliação objetiva

Programador Pleno

Prós: Facilidade para estudar. Flexibilidade de horário. Ambiente saudável de trabalho. Equipe unida e com ótima relação. Possui ótima oportunidade para crescimento acadêmico.

Contras: Gap para renovação de infraestrutura é multo alto. O local é de difícil acesso devido ao grande trânsito no horário do Rush. Não possui metrô perto.

Conselhos para presidência: Deixar claro o plano de cargos e salários e investir em feedback pessoal além de uma avaliação individual dos funcionários.

Funciona bem como ocupação paralela a outro emprego.

Professor

Prós: Flexibilidade e liberdade para escolher o tipo de trabalho e para propor novos projetos. Pouco hierarquizada. Facilidade para acessar diferentes pessoas e diferentes áreas na univiersidade.

Contras: Remuneração não é alta e oportunidades de crescimento são bem limitadas. Funciona bem caso se tenha algum outro tipo de emprego ou trabalho em paralelo. Em muitos casos as pessoas preferem trabalhar em silos, o que dificulta a construção de projetos interdisciplinares.

Uma ótima oportunidade de capacitação

Prós: Um local de aprendizado constante, em que você põe em prática tudo aquilo que aprende em sala de aula. O gerenciamento é feito por pessoas competentes e de bom caráter, dispostas a te fornecer as informações necessárias para você se capacitar

Contras: A remuneração não é muito alta, na minha especifidade, mas chega a ser suficiente para coordenar bem a vida acadêmica. Também não há como ser promovido, devido às limitações do projeto do estágio.

Flexibilidade e aprendizado

Coordenador de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Muita flexibilidade, possibilidade de aprendizado e contato constante com novas tecnologias. Acesso direto a especialistas e professores, além de projetos de grande porte.

Contras: Por se tratar de uma universidade a evolução na carreira profissional passa em você fazer doutorado e entrar para o quadro de professores, não sendo muito viável viver como pesquisador.

Excelente para alunos no comeco da faculdade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Boa porta de entrada quando voce acabou de entrar na faculdade e ainda nao tem experiencia academica para conseguir um estagio fora da faculdade

Contras: Falta de crescimento quando voce atige o nivel de monitor senior, ou seja, quando voce faz monitoria por ao menos tres periodos. É necessário mudar de ares

Excelente ambiente para área de pesquisa.

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Além de ser uma faculdade renomada, a bolsa de iniciação científica é boa para adquirir experiência do ramo da pesquisa, onde trabalhamos com pesquisadores altamente qualificados.

Contras: Algumas vezes, temos que fazer o trabalho de técnicos de laboratório. O que pode desestimular muitas pessoas, pois é um trabalho a meu ver braçal e contínuo, como lavar e descontaminar vidrarias do laboratório.

monitoria vale a pena

Monitor de FísicaEx-funcionário, saiu em 2002

Prós: possivel consciliar trabalho e estudo ambiente tranquilo acabava aprendendo bastante sobre a matéria específica, mas também sobre a relação com os alunos.

Contras: como fazia muitos créditos era bem cansativo o número de horas para corrigir os trabalhos de laboratório era grande não tinha muito link com uma continuidade

Tranquilidade, benefícios e qualidade de vida

Contínuo

Prós: Muitos benefícios, tranquilidade e qualidade de vida no trabalho, possibilidade de crescimento meritocrático e possibilidade de formação acadêmica por conta da própria universidade.

Contras: Os pontos negativos são praticamente inexistentes, porém, como nada é perfeito, podemos citar que a PUC RIO não contabiliza horas extras e nem bancos de hora, todavia, é raríssimo ter horas extras pra se trabalhar, posso também dizer que o fato da Universidade ser Católica, pois pode de certo modo ferir a crença de alguns devido o excesso de crucifixos e imagens de santos. Pra mim isso é indiferente, só coloquei como ponto negativo pra não ficar em branco.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)