Como é trabalhar na Polícia Militar do Estado do Paraná?

Bom, para ser um degrau.

Soldado

Prós: Bom início de carreira policial, escalas, autonomia, proteger pessoas, conhecer amigos, entender da sociedade e seus órgãos, saber como funciona o sistema.

Contras: Sem carreira, sem perspectiva, sem alimentação, sem segurança, viaturas sucateadas, muitos chefes, militarismo arbitrário, politicagem, sem reconhecimento social.

Conselhos para presidência: Plano de carreira único, todos começam como Soldado. Retirar o RDE, Promoção automática, subsídio inicial de 7 mil.

Bom, mas para oficial.

Soldado

Prós: O trabalho policial é ótimo, adoro ir pra rua, trabalhar com pessoas, andar pela cidade, combater o crime e proteger pessoas. Ótima para conhecer a realidade das cidades.

Contras: Hierarquia, muito chefe pra pouco soldado, todos mandam, carreira de praça não existe, sem expectativa de crescimento, mais fácil ser oficial do que cabo.

Ivaiporã, PR

Prós: Estabilidade na carreira e financeiramente, oportunidade de conhecer nossas pessoas, culturas e ambientes, novas cidades, proporcionando bem estar a sociedade.

Contras: Carga de trabalho, não possui adicional noturno ou de periculosidade. Não possui remuneração de hora extra de trabalho. Muitas vezes cansativo e estressante.

Remuneração

3º Sargento

Prós: Estabilidade, possibilidade de trabalhar em vários lugares e tipos de serviço diferentes, possibilidade de se especializar em determinada área.

Contras: Falta de plano de carreira, falta de regulamentação de carga horária, muito estresse e cobrança, pouca visibilidade quando faz o bem...e muita visibilidade ao falhar.

Conselhos para presidência: Precisa regulamentar carga horária e plano de carreira único, investir em tecnologia, valorizar a produtividade.

uma empresa boa que pode melhorar

Irati, PR

Prós: remuneração e escalas .

Contras: escala extras sem folga, muita cobrança, plano de carreira .

Praças e oficiais.

2º Sargento

Londrina, PR

Prós: Interação com a comunidade, experiência de vida, conhecimento da realidade do país, aprendizado, estabilidade, possibilidade de portar armas .

Contras: É um órgão dividido entre dois mundos separados por uma galáxia. Os praças (operários) são tratados como ignorantes e totalmente desvalorizados, já os oficiais (gerentes) são tidos como faraós oniscientes e professores de Deus. Na prática quem leva a polícia nos ombros e realmente sabe das coisas são os cabos e soldados (com raras exceções de alguns oficiais que pensam diferente e são exilados pelos demais oficiais que seguem a cartilha militar) os quais não são valorizados e inclusive são considerados pelos oficiais como reles serviçais dispensáveis . O salário no PR é realmente a prova desse abismo entre praças e oficiais, pois enquanto um soldado recebe cerca de 4.500 reais, um Cb 5.000 e um sgt 5.500, no final de sua carreira (30 anos trabalhados) um sargento se aposenta com 8.500 reais. Um 2º tenente em início de carreira (4 anos de PM) ganha 8500 reais, após um ano (1º tenente) eleva-se para 10.500 reais, sendo que o posto de capitão recebe 18.000 (15 anos de PM) , Major (18 anos de PM) 20.000 reais e um Coronel (30 anos de serviço) chega aos 30.000 reais ou mais. A promoção de 2ª Ten. para Capitão é automática, já a promoção do soldado para cabo depende do soldado passar em um concurso interno que geralmente há concorrência de 100 por vaga e para ser promovido de cabo para sargento há que se fazer outro concurso interno que há concorrência na cada de 40 por vaga. Vale lembrar que a PMPR está entre as polícias com mais praças com curso superior do Brasil, cerca de 70% do efetivo de praças possuí curso superior, pós-graduação e inclusive contando com sargentos e soldados com doutorado em várias áreas. Resumindo. Na PMPR manda quem pode e obedece quem tem juízo, casos omissos serão tratados a luz do RDE.

Conselhos para presidência: Reestruturação geral aposentando o modelo militarista e introduzindo uma nova cultura de polícia anglo-saxã nos moldes das polícias rodoviária federal e polícia federal. Diminuir o número de postos e graduações dos atuais 13 para 5 e com ingresso único no primeiro posto de soldado.

insatisfação

Soldado

Prós: Estabilidade,férias, associação de apoio, companheirismo por parte dos praças

Contras: Falta de estímulo, assistência a saúde precária, sem espectativa de crescimento profissional, escalas inadequada

Conselhos para presidência: Mais estímulo com concursos, premiações, elogios individuais...

Cadete

Prós: Dentro da atividade policial, não se existe rotina, cada situação é diferente uma da outra.

Contras: O principal ponto negativo é a falta de reconhecimento por parte da população e do governo.

Estabilidade financeira estagnacao educacional

Aspirante a Oficial

Maringá, PR

Prós: Liberdade no horario, desde que mereça claro Estabilidade financeira Agradável pois nao ha monotonia Nao ha metas malucas como em algumas empresas provadas

Contras: Falta de oportunidade de curso e especializacao Carreira congelada, independente da qualidade do seu trabalho sua promoção se baseia em numeros Falta de incentivo para se aprimorar em conhecimento

Conselhos para presidência: Quem inova sobrevive ao mercado

Salario PMPR

Soldado

Prós: Aposentadoria integral depois de 30 anos de serviço na corporaçao.

Contras: Ausencia de um plano de carreira consistente para o quadro de praças.

Conselhos para presidência: Rever plano de carreira de praças.

Polícia Militar do Estado do Paraná