Como é trabalhar na Polícia Civil do Estado de São Paulo?

Poderia ser umas das melhores instituições públicas brasileiras

Delegado de Polícia

Prós: O trabalho investigativo em si é apaixonante e motivador. Melhora dos recursos materiais disponíveis e estrutura razoável de trabalho.

Contras: Sucateamento intensivo ao longo de 20 anos. Recursos humanos escassos e que não acompanham o crescimento populacional do Estado. Falta vontade política de contratação em razão de disputas entre órgãos e direção ( SSP oriundo do MP - com desavenças anacrônicas com a PC - e da PM instituição em vias de extinção em razão da incompatibilidade com o momento democrático atual.
    Baixos salários comparados com outros estados da federação.

Prós: Amigos, dinamismo da carreira no dia a dia

Contras: Carga de trabalho absurda. Na verdade voce vira escravo da policia. Nao tem hora para ir para casa.

Agente Policial

Santo André, SP

Prós: Horário de trabalho permite desenvolver outras atividade remuneradas

Contras: Falta de incentivo do governo patrão que não reconhece a paridade e a integralidade na aposentadoria, que esta garantida na constituição federal.

Horários flexíveis mas dificuldades de transferência

Prós: Escalas e horários flexíveis possibilitando que o trabalho seja conciliado com outras atividades como estudos.

Contras: Dificuldades em se conseguir transferência para outra cidade.

Conselhos para presidência: Gerenciar melhor seus funcionários de modo a não afasta-los de suas cidades de origem e contratar mais pessoal pois várias delegacias estão sobrecarregadas.

Quase extinta.

Escrivão de Polícia

Bauru, SP

Prós: Estabilidade. Servir ao próximo. Respeito da opinião pública.

Contras: Baixos salários, em especial para carreiras de Escrivão e Investigador. Excesso de trabalho e defasagem do quadro de pessoal. Má administração e gerenciamento. Interferência política. Gestores concursados e não por meritocracia e experiência na função.

Conselhos para presidência: Salário condizente com a função e grau de escolaridade. Gestores com formação administrativa específica, liberando o policial para investigar. Treinamentos, cursos. Carreira única.

Sobre a polícia Civil

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Ourinhos, SP

Prós: A vontade de fazer a diferença por parte dos escrivães, apesar da precariedade.

Contras: Falta de escrivães policiais, excessivo uso de readaptados e falta de investimentos por parte do governo do Estado de São Paulo.

Boa, mas pode melhorar

Investigador

Prós: Estabilidade no emprego público

Contras: Não tem reajuste salarial nem da inflação

Conselhos para presidência: Reajuste salarial já

Satisfatória.

Prós: Estabilidade e a realização em ser policial.

Contras: Problemas como todo funcionalismo público. Não existe chance de crescer na carreira exceto por outro concurso.

Prazer em trabalhar que foi sumindo com o tempo

Agente PolicialEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Fazer o que voce é vocacionado e poder colaborar com a justiça diminuindo as desigualdades em pontos esquecidos da sociedade, defendendo aqueles que não tem voz.

Contras: Abandono da administração e falta de funcionarios que sobrecarregada os que desejam cumprir seu papel e fazer jus ao salario que já é muito menor do que verdadeiramente merece.

Conselhos para presidência: Valorizem os funcionarios que verdadeiramente trabalham que estão dispostos a dar a vida por amar que fazem. meu sonho era que meu filho seguisse minha profissão, mas diante de tal situação não poderei deixar e não desejo que ele siga.

Governo abandonou a instituição

Papiloscopista Policial

Prós: liberdade de horário, possibilidade de chefia imediata (postos poupatempo), contagem de tempo de serviço público, contato direto com os problemas sociais

Contras: 3 anos sem qualquer aumento, pouca valorização do funcionário, desvio de função, poucos cursos de capacitação e treinamento, ambiente desmotivador, trabalho repetitivo.

Polícia Civil do Estado de São Paulo