Como é trabalhar na Philips?

Empresa não valoriza experiêcia.

Analista de Testes Júnior

Blumenau, SC

Prós: Promoções, plano de saúde, segurança. estacionamento, vale alimentação, ambiente multicultura, reuniões, liberdade, frutas, café, geladeira, cozinha.

Contras: Reconhecimento, salário, gestão, visão, tecnologia, muitas reuniões, atuação limitada, gestão baseada em amizade, falta de plano de carreira.

Conselhos para presidência: Verificar a formação das pessoas.

Grande empresa, porém há sempre um porém

Desenvolvedor de Software PlenoEx-funcionário, saiu em 2018

Blumenau, SC

Prós: A empresa tem um ambiente de trabalho muito agradável, benefícios muito bons e um bom plano de carreira. A empresa também conta com muitos grupos de desenvolvimento, o que permite o colaborador buscar outras áreas de atuação e conhecimento.

Contras: Apesar de um bom plano de carreira, o plano é por um tempo muito grande, dificultando o crescimento de colaboradores high performance. Outro ponto negativo é o salário, que apesar de ser razoável, está relativamente baixo para a região. Quanto ao salário, há também a questão de outros colaboradores com o mesmo cargo estarem ganhando mais por terem vindo de outros empresas.

Terceiro/Alocado: Mantenha distância!

Desenvolvedor de Sistemas II Terceiro/Alocado

Blumenau, SC

Prós: Multinacional. Empresa com nome forte no mercado. Estacionamento amplo com lavação (paga). Prédio bonito. Se você chega cedo pode sair cedo. Restaurantes perto. Boa localização, perto de shoppings e de congestionamentos.

Contras: Esta avaliação é específica sobre a recepção, tratamento e qualidade de vida do alocado ou terceiro de programação. Ressalto que todos estes pontos negativos foram muito previamente encaminhados à gerência tanto de minha empresa quanto da própria Philips, e ainda assim, infelizmente, nenhum interesse de melhoria foi demonstrado pela Philips. De forma nenhuma considero o produto criado pela Philips (Tasy) como ruim ou de péssima qualidade. --- COMO O ALOCADO É TRATADO PELA PHILIPS: O ambiente que naturalmente é pesado (vide outras avaliações), se torna extremamente hostil para o alocado, com desconfiança recorrente e desdém. Há uma necessidade de controle e vigilância expressiva sem motivo aparente, talvez herança da antiga Whebs. A minha própria empresa me alertou para que eu tomasse cuidado pela recorrente fama da Philips de 'passar a perna' no alocado. O alocado é inferiorizado e menosprezado. Comunicação com a sua empresa ou interna com funcionários é expressamente negada pela gerência ou bloqueada pelo proxy (mais sobre isso à seguir). É cobrado mais qualidade e assertividade do alocado do que o funcionário da própria Philips. Agravando este fato, nenhum treinamento é dado ao alocado, nem sobre processos internos nem sobre o framework que é a base de todo o desenvolvimento; à título de comparação um funcionário ao ser contratado leva ao menos 2 semanas lendo documentações enquanto o alocado é direcionado diretamente às tarefas de correção ou melhoria levando ao baixíssimo rendimento, frustração, insegurança de seu próprio trabalho e consequentes bugs. O alocado é tratado de uma forma bem diferente do funcionário da Philips, sendo comumente segregado e ás vezes afastado dos processos. Processo MUITO burocrático, não claro e não documentado. --- SOBRE A TECNOLOGIA UTILIZADA, CRESCIMENTO E INFRA: Eu descarto qualquer possibilidade de um programador acima do nível júnior aperfeiçoar ou desenvolver um novo conhecimento: Trabalhar na Philips parece muitas vezes uma regressão na carreira. A maioria das tecnologias utilizadas internamente são antigas ou entrarão em desuso em menos de 4 anos. Melhores práticas de Front-End e Back-End raramente são aplicadas além da usabilidade e UX do sistema serem muito mal construídas. Baixíssimo code-coverage dos testes unitários e de integração (menos de 5% acredito). Nem o framework ou o produto Tasy possuem uma documentação centralizada, completa ou atualizada sobre as suas funções, métodos e funcionamento: prepare-se para interromper o trabalho de muita gente buscando por informação e/ou debugar o mesmo código por vários dias. O equipamento, quando disponibilizado, às vezes é sucateado, inadequado e até prejudicial. Muitos alocados possuem apenas 1 monitor pequeno enquanto demais membros da equipe possuem 2 de tamanhos adequados. O proxy criado para os terceiros dificulta ainda mais o nosso trabalho, bloqueando links de documentação comum, specs de design, IP's internos vitais para programação e manutenção, comunicação interna e externa, e pesquisa além de pequenos porém frequentes incômodos.

Conselhos para presidência: Sejam mais humanos. Tratem tanto funcionários quanto alocados como pessoas e com empatia criando uma cultura interna de cuidado ao invés de vigilância. Desburocratizem o seu processo. Melhorem urgentemente a usabilidade e experiência de usuário de suas aplicações. Documentem e criem mais testes. Desenvolvam um código mais limpo e com boas práticas. Invistam em qualidade ao invés de quantidade, não apenas da boca pra fora e cobrem de todos. A Philips está tendo dificuldades de contratação e não é de hoje. Praticamente todos os alocados que eu conheço querem ser transferidos da Philips. Algo está muito errado.

Empresa excelente de trabalhar

Analista de Sistemas

Blumenau, SC

Prós: Ambiente de trabalho muito bom. Área de lazer, otimos benefícios, reconhecimento profissional, equipes boas de se trabalhar. Acesso fácil aos gerentes e diretores.

Contras: Muitas vezes as coisas são feitas de forma atropelada, pois são estabelecidas metas ousadas. Projetos não são muito bem gerenciados, mas a empresa está evoluindo nesse quesito.

Empresa pequena que propaga uma cultura e vive outra.

Analista de Processos de ProduçãoEx-funcionário, saiu em 2018

Varginha, MG

Prós: Bom ambiente e clima para se trabalhar. Muitas pessoas dispostas sempre a ajudar. Cidade que oferece boa qualidade de vida, tranquila e com boa localização.

Contras: Muitas pessoas com muito tempo de casa que são bastante resistentes a mudanças. Apesar de ajudarem, no longo prazo as ideias dos mais antigos vao sempre prevalecer.

Boa em alguns sentidos.

Analista de Testes Júnior

Blumenau, SC

Prós: Flexibilidade de horários e troca de feriados. Estrutura geral da empresa é muito boa. Ações de marketing estimulam os funcionários. Localização.

Contras: Estacionamento com poucas vagas Salários defasados. Muitas pessoas descontentes e nenhuma ação para mudar isso. Compliance não funciona, protegem os que estão lá a muito tempo.

Empresa muito boa

Técnico em Suporte Sênior

Blumenau, SC

Prós: Salário, área de lazer e benefícios como plano de saúde, auxilio em cursos de idiomas, crescimento constante de clientes e internacionalização

Contras: Localização ruim, não investe em conhecimento de funções, apenas em idiomas para ingressar na internacionalização, se não fosse isso nem iria investir

Uma ótima empresa para se trabalhar

Customer Services

Barueri, SP

Prós: Uma empresa muito flexível, fácil contato com a liderança. Inovadora e com muita oportunidade de crescimento fora do país. Ótima empresa para se trabalhar.

Contras: Não tenho pontos negativos a relevantes para relatar. Apenas que alguns processos são bem burocráticos, e os sistemas da empresa não se conversam.

Empresa boa que recomendaria para trabalhar!

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Varginha, MG

Prós: Empresa de grande porte, dá uma estrutura boa para se trabalhar. Por se tratar de uma multinacional o funcionário aprende muito com seus modelos de trabalho!

Contras: Funcionários não possui plano de carreira, alta disparidade em salários onde tem a mesma função. Falta investimento na qualificação de seus funcionários

Empresa com muita oportunidade de crescimento.

Technical Support

Blumenau, SC

Prós: Acompanhamento com novos funcionários, pelo menos na área de suporte onde tabalho. Empresa preocupada com o bem estar do funcionário, ótimo lugar para trabalhar.

Contras: Poderia ter mais integração entre as áreas da empresa, talvez a célula única por especialidade, que faça desde o atendimento até a correção da situação, se necessário.

Philips

Descrição:A Royal Philips, com sede na Holanda, é uma empresa de tecnologia diversificada, concentrada em melhorar as vidas das pessoas por meio de inovação significativa nas áreas de Cuidados com a saúde, Estilo de vida do consumidor e Iluminação. A empresa é líder em cuidados com o coração, doenças agudas e cuidados com a saúde em casa, soluções de iluminação com eficiência energética e novas aplicações de iluminação, assim como aparelhos para barbear e aparar pelos masculinos e saúde bucal.