Como é trabalhar na Petronas Lubrificantes Brasil?

Empresa grande, mas falta gestão de pessoas

Analista Fiscal e Contábil

Contagem, MG

Prós: Empresa multinacional com bons beneficions e com estabilidade. Possui boa estrutura para áreas de marketing e comercial. Valoriza muito a segurança.

Contras: Equipe enchuta e mal distribuída. Falta plano de carreira, diretoria pouco preocupada com os empregados e muito preocupada com os próprios benefícios. Além disso não tem atuação de gestão do RH

Empresa com necessidades urgentes de mudanças de curto prazo e plenamente factíveis

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Proximidade entre áreas e contato com pessoas dos mais diversos setores e níveis, autonomia para desenvolver o trabalho e propor novas idéias.

Contras: Falta de reconhecimento, pouca ou nenhuma consideração por resultados entregues, muitos cargos de chefia, alta dependência da matriz malaia, falta de oportunidade de crescimento, prioridades mal definidas, fácil desmotivação.

Relativamente boa.

Analista Júnior

Contagem, MG

Prós: Convenio médico muito bom. Alimentação na empresa. Empresa multinacional com bons resultados financeiros. Setor de Petroquímica anda na contra mão da crise.

Contras: Apresa não absorve os taletos internos, alto grau de nepotismo (peixada). Gestores ausentes, se preocupam mais com seus interesses/ambições pessoais.

Conselhos para presidência: Reconhecer que realmente trabalha, entrega resultados.

Têm potencial porém os colaboradores não se ajudam.

Prós: Algumas pessoas são legais e a interação é boa. É uma nova empresa no Brasil, então tem grande oportunidade de crescimento, mas ainda é um pouco bagunçada.

Contras: Empresa tem muito o que crescer e os colaboradores devem colaborar uns com os outros. Infelizmente ainda é muito bagunçada e têm muitas rixas pessoais.

Ótimo ambiente para se desenvolver, mas com poucos incentivos para manter os funcionários

Assessor Comercial Pleno

Contagem, MG

Prós: Apresenta bons benefícios; Pessoas disponíveis no trabalho; A empresa requisita funcionários qualificados, o que facilita na execução das tarefas.

Contras: Empresa não possui um plano de carreira, o que dificulta para as pessoas que querem fazer carreira e se desenvolver na empresa. Na maior parte das vezes, os funcionários que vem de fora são mais valorizados em termos financeiros do que estão dentro da empresa e querem crescer.

Conselhos para presidência: Elaborar um plano de carreira claro para os funcionários, além de valorizar mais os funcionários internos do que os que vem de fora.

Empresa Boa

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Contagem, MG

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras.

Contras: Status quo extremamente presente, principalmente entre alta gestão - muito se sabe sobre os problemas e como resolvê-los, mas pouco se faz para mudá-los.

Analista de Laboratório IEx-funcionário, saiu em 2014

Contagem, MG

Prós: Muitos benefícios, empresa muito bem estruturada e localizada, equipe muito competente. Empresa multinacional em constante crescimento, gerando oportunidades. Área de produção muito bem remunerada.

Contras: alguns lideres preocupados mais em produzir do que com a qualidade em si, não se preocupam com o lado humano, demitem por motivo fútil ou ate sem motivos( alguns setores, depende da chefia)

Conselhos para presidência: Observar mais de perto as lideranças, muitos demitem ótimos funcionários para colocarem amigos e conhecidos, ter mais contato com os funcionários, ouvi-los mais, eles tem muito a agregar a empresa.

Empresa mediana para acumular experiência entre 3-5 anos

Financeiro

Contagem, MG

Prós: - Estabilidade no emprego (se atender às expectativas) - Contato com profissionais de todo o mundo - Escritório administrativo com excelente infraestrutura

Contras: - Desorganização administrativa - Ausência [e até desconhecimento] de planejamento estratégico - Ausência de procedimentos consistentes - Diretoria (local e corporativa) não leva a metodologia de orçamento a sério. Budget se resume a "eu quero o resultado x, independente das análises mercadológicas e econômicas..." - Estrutura organizacional conservadora e convencional - Diretoria distante das equipes - Falta de comunicação entre departamentos - Falta de experiência em gestão e falta de know-how da diretoria corporativa em diversos temas - Não há política de remuneração por méritos. Há relatos de profissionais que foram promovidos e não receberam nenhum aumento salarial (por sinal isto é proibido por lei) - Não há qualquer preocupação em equilibrar vida pessoal e profissional. Diretoria impõe indiscriminadamente regime de horas extras para as equipes.

Conselhos para presidência: - Estabelecer canais de comunicação com as equipes operacionais e administrativas - Definir metas palpáveis para todos os funcionários - Criar cultura do gestão à vista em todas as instalações - Eliminar a cultura da hora extra (simplificar processos, amplificar as comunicações, metas e atividades claras, racionalizar o trabalho das equipes) - Saber dizer "não" à diretoria corporativa - Proibir a cultura do budget "top-down" e criar a cultura do budget "bottom-up"

Aprendendo na marra

Prós: Flexibilidade de horário e clima informal. Oportunidades de aprender e inovar. Benefícios são acima do mercado. Vale refeição está de acordo com a região do local.

Contras: Gerenciamento de curto prazo e muitas atividades imediatistas. Dependência da matriz global para realização de projetos maiores, causando atrasos ou cancelamentos.

Grande interação global

Analista Controladoria Sênior

Contagem, MG

Prós: Ótimos benefícios e salário competitivo. Ambiente multicultural, permitindo grande interação em projetos globais. Como diferencial a empresa possibilita movimentação entre as áreas conforme interesse do funcionado.

Contras: Falta de organização no processo de definição de objetivos e empresa extremamente engessada nos processos de promoção de funcionarios que muitas vezes ficam mais de 10 anos na mesma posição.

Petronas Lubrificantes Brasil

Descrição:A Petronas Lubricants International (PLI) é uma subsidiária da Petronas, empresa estatal de petróleo da Malásia. Surgida em 2008 após uma fusão da Petronas com a FL Selenia, está presente no mercado de lubrificantes e fluidos funcionais, atuando em todos os continentes. A PLI fez a sua primeira aquisição em 2010, comprando a Shandong St. Maria Lubricating Oil Company Limited in China.