Como é trabalhar na Petronas Lubrificantes Brasil?

Empresa com necessidades urgentes de mudanças de curto prazo e plenamente factíveis

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Proximidade entre áreas e contato com pessoas dos mais diversos setores e níveis, autonomia para desenvolver o trabalho e propor novas idéias.

Contras: Falta de reconhecimento, pouca ou nenhuma consideração por resultados entregues, muitos cargos de chefia, alta dependência da matriz malaia, falta de oportunidade de crescimento, prioridades mal definidas, fácil desmotivação.

Relativamente boa.

Analista Júnior

Contagem, MG

Prós: Convenio médico muito bom. Alimentação na empresa. Empresa multinacional com bons resultados financeiros. Setor de Petroquímica anda na contra mão da crise.

Contras: Apresa não absorve os taletos internos, alto grau de nepotismo (peixada). Gestores ausentes, se preocupam mais com seus interesses/ambições pessoais.

Conselhos para presidência: Reconhecer que realmente trabalha, entrega resultados.

Têm potencial porém os colaboradores não se ajudam.

Prós: Algumas pessoas são legais e a interação é boa. É uma nova empresa no Brasil, então tem grande oportunidade de crescimento, mas ainda é um pouco bagunçada.

Contras: Empresa tem muito o que crescer e os colaboradores devem colaborar uns com os outros. Infelizmente ainda é muito bagunçada e têm muitas rixas pessoais.

Analista de Laboratório IEx-funcionário, saiu em 2014

Contagem, MG

Prós: Muitos benefícios, empresa muito bem estruturada e localizada, equipe muito competente. Empresa multinacional em constante crescimento, gerando oportunidades. Área de produção muito bem remunerada.

Contras: alguns lideres preocupados mais em produzir do que com a qualidade em si, não se preocupam com o lado humano, demitem por motivo fútil ou ate sem motivos( alguns setores, depende da chefia)

Conselhos para presidência: Observar mais de perto as lideranças, muitos demitem ótimos funcionários para colocarem amigos e conhecidos, ter mais contato com os funcionários, ouvi-los mais, eles tem muito a agregar a empresa.

Empresa mediana para acumular experiência entre 3-5 anos

Financeiro

Contagem, MG

Prós: - Estabilidade no emprego (se atender às expectativas) - Contato com profissionais de todo o mundo - Escritório administrativo com excelente infraestrutura

Contras: - Desorganização administrativa - Ausência [e até desconhecimento] de planejamento estratégico - Ausência de procedimentos consistentes - Diretoria (local e corporativa) não leva a metodologia de orçamento a sério. Budget se resume a "eu quero o resultado x, independente das análises mercadológicas e econômicas..." - Estrutura organizacional conservadora e convencional - Diretoria distante das equipes - Falta de comunicação entre departamentos - Falta de experiência em gestão e falta de know-how da diretoria corporativa em diversos temas - Não há política de remuneração por méritos. Há relatos de profissionais que foram promovidos e não receberam nenhum aumento salarial (por sinal isto é proibido por lei) - Não há qualquer preocupação em equilibrar vida pessoal e profissional. Diretoria impõe indiscriminadamente regime de horas extras para as equipes.

Conselhos para presidência: - Estabelecer canais de comunicação com as equipes operacionais e administrativas - Definir metas palpáveis para todos os funcionários - Criar cultura do gestão à vista em todas as instalações - Eliminar a cultura da hora extra (simplificar processos, amplificar as comunicações, metas e atividades claras, racionalizar o trabalho das equipes) - Saber dizer "não" à diretoria corporativa - Proibir a cultura do budget "top-down" e criar a cultura do budget "bottom-up"

Aprendendo na marra

Prós: Flexibilidade de horário e clima informal. Oportunidades de aprender e inovar. Benefícios são acima do mercado. Vale refeição está de acordo com a região do local.

Contras: Gerenciamento de curto prazo e muitas atividades imediatistas. Dependência da matriz global para realização de projetos maiores, causando atrasos ou cancelamentos.

Boa para iniciar e finalizar carreira.

Analista Pleno

Contagem, MG

Prós: Excelentes oportunidades de desenvolvimento por alto grau de autonomia. Situação atual da empresa permite implementação de diversos processos de alto impacto. Clima descontraído e profissionais capacitados. Oportunidades diversas de acesso a pessoas e projetos globais. Empresa em constante mudança.

Contras: Status quo extremamente presente, principalmente entre alta gestão - muito se sabe sobre os problemas e como resolvê-los, mas pouco se faz para mudá-los.

Conselhos para presidência: Promover aproximação de áreas, estimular o questionamento do status quo (e dar forças a iniciativas que o desconstroem), não aceitar meias explicações e exigir clareza e cobrança para criação de ações que, de fato, mitigam maus resultados.

Em constantes mudanças

Assessor ComercialEx-funcionário, saiu em 2017

Recife, PE

Prós: Pagamentos em dia, excelentes ferramentas de trabalho, equipe motivada e bons profisionais atuando no mercado de trabalho, bons benefícios e plano de saúde.

Contras: Tratamento com os funcionários , falta de respeito com os colegas, pessoas altamente grotescas e muitas vezes agressivas , atraso nas entregas .

Conselhos para presidência: Melhorar o respeito entre os clientes internos e externos

Bom aprendizado mas nem tanto reconhecimento

InternEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Atividades muito dinâmicas, ótimo lugar para aprendizado. Por ser uma empresa com sede na malásia, gransdes são as chances de ocorrerem interações com pessoas de outros paises .

Contras: Muitos processos ainda engessador por conta de burocracia. Por ser uma estatal malaia, muita das decisões devem ser aprovadas pelos malaios, o que causa certa demora nos tramites.

Ótima empresa para se trabalhar

Logística

Contagem, MG

Prós: Cultura bem definida, remuneração compatível com o mercado, benefícios razoavelmente bons. Se preocupa muito com a segurança dos seus colaboradores

Contras: Recorrentemente, vê-se valorizando profissionais que não tem perfil ou não tem intuito de fazer carreira na companhia, muito por empatia do gestor com o funcionário, no entanto, deixa-se de valorizar aqueles que estão engajados no negócio.

Conselhos para presidência: Olhar para quem quer ficar na empresa, e valorizá-lo

Petronas Lubrificantes Brasil

Descrição:A Petronas Lubricants International (PLI) é uma subsidiária da Petronas, empresa estatal de petróleo da Malásia. Surgida em 2008 após uma fusão da Petronas com a FL Selenia, está presente no mercado de lubrificantes e fluidos funcionais, atuando em todos os continentes. A PLI fez a sua primeira aquisição em 2010, comprando a Shandong St. Maria Lubricating Oil Company Limited in China.