Como é trabalhar na Petronas Lubrificantes Brasil?

Excelente empresa

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa com ambiente de trabalho ótimo, incentivo ao crescimento profissional e pessoal, plano de carreira bom e benefícios bons, salário bom.

Contras: Algumas falhas na comunicação interna, alguns processos internos muito burocráticos, muitos cargos de chefia, alguns departamentos funcionam isolados.

Analista Fiscal JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Contagem, MG

Prós: Salário e bons benefícios, ótimo ambiente de trabalho, excelente oportunidade de aprendizado, equipe preparada para atender às demandas e exigências da empresa

Contras: Falta oportunidade de crescimento, nem sempre o funcionário é reconhecido, em alguns casos os executores das tarefas não são vistos pela diretoria, somente o gestor que, nem sempre tem as habilidades necessárias para a execução do trabalho

Empresa boa

Assistente FiscalEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: Salario bom de acordo com o cargo, equipe de trabalho são bons colaboradores, ambiente agradável, apesar de ser uma empresa familiar são bem humanos.

Contras: Benefícios são poucos como não existe convenio medico, somente vale transporte e refeição na empresa, e alguns chefes que querem manda em outras empresas.

Excelente oportunidade para aprender

Prós: Escritório de São Paulo é extremamente dinâmico com muita oportunidade para aprender. Pessoas incríveis. Responsabilidade real sobre os resultados entregues.

Contras: Pouca chance de efetivação. Sem oportunidade de crescer. Estagnação. O time está passando por uma fase de desmotivação. A empresa possui um time talentoso, porém com baixa motivação devido a expectativas não atendidas.

Conselhos para presidência: Melhorar a comunicação entre os times. Investir na motivação do time.

Uma empresa agradável

Analista Contábil

Contagem, MG

Prós: Oportunidade de aprendizado Ótimos profissionais Ambiente agradável

Contras: Dificuldade de crescimento Pouca valorização por parte do gerente

Conselhos para presidência: Ter maior preocupação com a qualidade de vida dos profissionais.

Boa para quem quer trabalhar na indústria.

Estagiário Superior

Contagem, MG

Prós: Ambiente de trabalho agradável, boa infraestrutura, colaboradores amigáveis.

Contras: Localização muito distante de Belo Horizonte, difícil acesso sem carro próprio, região perigosa (ocorrência de roubos e até sequestro), estrutura organizacional centralizada na Malásia.

Prós: Abertura é fácil acesso às áreas da empresa.

Contras: Poderia ser mais ágil nos processos

Analista de Laboratório IEx-funcionário, saiu em 2014

Contagem, MG

Prós: Muitos benefícios, empresa muito bem estruturada e localizada, equipe muito competente. Empresa multinacional em constante crescimento, gerando oportunidades. Área de produção muito bem remunerada.

Contras: alguns lideres preocupados mais em produzir do que com a qualidade em si, não se preocupam com o lado humano, demitem por motivo fútil ou ate sem motivos( alguns setores, depende da chefia)

Conselhos para presidência: Observar mais de perto as lideranças, muitos demitem ótimos funcionários para colocarem amigos e conhecidos, ter mais contato com os funcionários, ouvi-los mais, eles tem muito a agregar a empresa.

Empresa mediana para acumular experiência entre 3-5 anos

Financeiro

Contagem, MG

Prós: - Estabilidade no emprego (se atender às expectativas) - Contato com profissionais de todo o mundo - Escritório administrativo com excelente infraestrutura

Contras: - Desorganização administrativa - Ausência [e até desconhecimento] de planejamento estratégico - Ausência de procedimentos consistentes - Diretoria (local e corporativa) não leva a metodologia de orçamento a sério. Budget se resume a "eu quero o resultado x, independente das análises mercadológicas e econômicas..." - Estrutura organizacional conservadora e convencional - Diretoria distante das equipes - Falta de comunicação entre departamentos - Falta de experiência em gestão e falta de know-how da diretoria corporativa em diversos temas - Não há política de remuneração por méritos. Há relatos de profissionais que foram promovidos e não receberam nenhum aumento salarial (por sinal isto é proibido por lei) - Não há qualquer preocupação em equilibrar vida pessoal e profissional. Diretoria impõe indiscriminadamente regime de horas extras para as equipes.

Conselhos para presidência: - Estabelecer canais de comunicação com as equipes operacionais e administrativas - Definir metas palpáveis para todos os funcionários - Criar cultura do gestão à vista em todas as instalações - Eliminar a cultura da hora extra (simplificar processos, amplificar as comunicações, metas e atividades claras, racionalizar o trabalho das equipes) - Saber dizer "não" à diretoria corporativa - Proibir a cultura do budget "top-down" e criar a cultura do budget "bottom-up"

Aprendendo na marra

Prós: Flexibilidade de horário e clima informal. Oportunidades de aprender e inovar. Benefícios são acima do mercado. Vale refeição está de acordo com a região do local.

Contras: Gerenciamento de curto prazo e muitas atividades imediatistas. Dependência da matriz global para realização de projetos maiores, causando atrasos ou cancelamentos.

Petronas Lubrificantes Brasil

Descrição:A Petronas Lubricants International (PLI) é uma subsidiária da Petronas, empresa estatal de petróleo da Malásia. Surgida em 2008 após uma fusão da Petronas com a FL Selenia, está presente no mercado de lubrificantes e fluidos funcionais, atuando em todos os continentes. A PLI fez a sua primeira aquisição em 2010, comprando a Shandong St. Maria Lubricating Oil Company Limited in China.