Como é trabalhar na Petrobras?

Otima

Geofísico

Prós: Empresa que apesar das dificuldades enfretadas continua valorizando seus funcionarios. Oferencendo oportunidades de treinamentos e aprimoramento profissional.

Contras: Em geral, não há pontos negativos muito relevantes. O único que pode ser apontado é com relação a profissionais mais antigos, que não possuem perfil para trabalhar com a nova geração de profissionais.

Empresa boa

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2015

Cabo Frio, RJ

Prós: Empresa excelente em desenvolvimento de tecnologias e fomento a iniciação cientifica, que permitiu o desenvolvimento no projeto de acionamentos elétricos com o uso do arduino que liga um motor elétrico trifásico.

Contras: Fui bolsista com o programa de formação de recursos humanos - PFRH que teve objetivo desenvolver tecnologias com uso de conhecimento técnicos na implementação do acionamento elétrico com arduino.

Geólogo Pleno

Prós: Oportunidade de treinamento, acesso a profissionais consultores para aconselhamento, liberdade para desenvolver e propor inovações em projetos e processos

Contras: O gerenciamento de pessoas é precário; os gerentes se preocupam mais com o gerenciamento de projetos; falta de um banco de dados único que possa ser consultado para buscar informações sobre ocorrências em projetos passados; banco de dados muito fragmentados; equipamentos eletrônicos (computadores, de videoconferência, etc.) nem sempre atendem as necessidades dos funcionários.

Conselhos para presidência: Atentar-se para o gerenciamento de pessoas e recompensas; estruturar um banco de dados único e interdisciplinar, no qual haja incentivo para o abastecimento de informações por parte dos empregados; comprar equipamentos eletrônicos de trabalho (computadores, de videoconferência, etc.) mais velozes e de última geração, pois os atuais muitas vezes despendem muito tempo dos empregados que poderiam estar sendo utilizados diretamente para a atividade fim.

òtimo lugar para trabalhar

Prós: A petrobras oferece um ambiente profissional muito agradável, tanto em termos de estrutura como de pessoas. Além disso, remunera muito bem seus funcionários.

Contras: Há um problema latente em termos de burocracia. Para tudo é necessário preencher algum tipo de formulário ou documento. Isso causa perda de tempo com coisas simples.

ótima

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2011

Vitória, ES

Prós: excelente ambiente de trabalho, com profissionais dedicados com amplo conhecimento técnico, empresa investe no crescimento do profissional e pessoal dos funcionários.

Contras: como todo empresa de economia mista, alguns problemas eram difíceis de serem resolvidos, pois esbarravam na burocracia por ser uma empresa estatal.

Bom

Caixa

Rio das Ostras, RJ

Prós: Hoje ela me oferece muitos beneficios de crescimento Tem bom plano de carreira , perto da minha casa e sempre preocupada comigo Empresa nota 10

Contras: Ter alguns funcionários que não tem a capacidade de executar suas funções Plano de saúde a empresa não oferece Não tem mente aberta a criticas

Razoável

Técnico de Projetos Construção e Montagem Pleno

Vitória, ES

Prós: Possui uma boa estabilidade, possibilidade de conhecer outras cidades do Brasil, horários flexíveis, excelente pacote de benefícios com auxilio creche, auxilio alimentação, etc

Contras: Para conseguir subir na empresa você tem que ser bem político. Não basta apenas ser um ótimo funcionário. Difícil poder atuar na sua área específica. Não tem seleção interna.

A política de RH da Petrobras tem um longo caminho pela frente.

Técnico Sênior

Macaé, RJ

Prós: Existe um excelente pacote de benefícios. Ótimas oportunidades de desenvolvimento e imensas áreas para serem exploradas. A constante busca por novos desafios.

Contras: Falta de meritocracia. Os cargos de liderança não são baseados em critérios claros. Em geral, os gestores, são os maiores enclaves para a melhora do desempenho da empresa.

Conselhos para presidência: A Petrobrás é uma empresa imensa. Foque nos talentos existem. Faça processos seletivos internos para funções, utilize um critério claro para avaliação da equipe.

À altura do que se espera, tanto para mais, quanto para menos.

Prós: Ambiente de trabalho confortável. A atmosfera de serviço (principalmente o contingente de concursados) traz o bom humor e a descontração. Tarefas bem supervisionadas, aplicação simples, e a sensação de recompensa que, invariavelmente, procuramos durante um estágio.

Contras: A burocracia é grande, como já esperado numa empresa grande, e com trabalho massivamente administrativo. A síndrome do papel parece atrasada, forçosa, e pode desestimular.

Engenheiro na Petrobras

Engenheiro de Meio Ambiente

Prós: Por ser uma empresa que atua em diversos ramos da indústria de óleo e gás, é possível mudar a área de atuação, a cidade de moradia, sem ter que mudar de emprego.

Contras: A empresa está sujeita a ingerência política, já que é uma estatal de economia mista. A cada mudança de governo podem haver mudanças também na empresa.

Petrobras