Como é trabalhar na Petrobras?

Empresa boa pra quem quer estabilidade

Técnico de Operação JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Betim, MG

Prós: A empresa é grande com grande estrutura, bons profissionais, ótimos benefícios, e bom ambiente de trabalho quando não há movimentos de greve!

Contras: Clima ruim nos períodos de greves e movimentos que acontecem com grande frequência, má gestão, carreira técnica sem dinamismo e ambiente agressivo com muitos riscos.

Empresa boa

Técnico AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Condições de trabalho. Bom plano de carreira benefícios bons valorizam seus empregados boa maneira de continuar os estudos boa localização bom salário

Contras: Plano de carreira mais interessante melhor estrutura pros funcionários melhorar alimentação oportunidade de crescimento melhorar qualidade do trabalho

Melhor empresa para iniciar carreira

Técnico QuímicoEx-funcionário, saiu em 2016

Paulínia, SP

Prós: Boa remuneração, transporte fretado, benefícios para o empregado e família. O maior ponto positivo são os treinamentos realizados na própria empresa ou pagos por ela. Abertura para sugestões e aplicação de ideias. Em geral, uso de materiais, equipamentos e EPIs de qualidade.

Contras: Alta periculosidade do trabalho, riscos de saúde devido a contato com substâncias nocivas, dificuldade de crescimento na empresa, processo de avanço de nível muito subjetivo, sistema engessado baseado em indicações sem outro método de avaliação. Alto estresse devido às demandas.

Conselhos para presidência: Deixar de escolher os líderes de forma subjetiva (indicações pessoais), realizando processo seletivo interno para cargos de liderança e consultoria.

Melhor e maior empresa do país.

Técnico em Segurança do Trabalho

Santos, SP

Prós: Ambiente dinâmico de muito aprendizado, processo complexo, mas que agrega muito valor e conhecimento para o profissional. Além de ter um ambiente de trabalho muito agradável.

Contras: Por a empresa ser muito grande, algumas coisas ainda são muito burocráticas e por ser uma estatal a cada 4 anos cria um clima de incerteza, pois pode mudar radicalmente o plano de negócios da empresa.

Conselhos para presidência: Continuar valorizando os funcionários, já que estes tem muito conhecimento técnico para ser explorado.

Assistente Administrativo

Prós: Ótima empresa que deveria ser mais valorizada pelos brasileiros. Estou muito satisfeita com o meu local de trabalho e remuneração. Privatizar a Petrobras será um erro que custará muito caro a população Brasileira!

Contras: Não presenciei nada de negativo. Estou muito satisfeita com o meu local de trabalho e remuneração. Empresa que deveria ser melhor valorizada pelos brasileiros. Privatizar a Petrobras será um erro que custará muito caro a população Brasileira!

Bom clima organizacional

Consultor SAP FI CO SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Aplicação correta das ferramentas e melhoria continua, interação com mundo digital, preocupação constante com a ambiência e boas técnicas de treinamento e desenvolvimento ao usuário próprio ou seja, concursado da instituição.

Contras: Instabilidade diante da política, que gera travamentos constantes na continuidade dos trabalhos e desmotivação dos colaboradores diante da possibilidade de perspectivas.

Conselhos para presidência: Foco pleno nos recursos da terra e na sustentabilidade com objetivo do crescimento social

Maior empresa do pais

Engenheiro Sênior

Prós: Salário, benefícios, infraestrutura, segurança, dentre outros mais, são os atrativos para quem trabalha aqui. É a maior empresa do pais e também, por atuar no ramo de petróleo, mesmo em épocas de crise da indústria os efeitos pouco são refletidos na força de trabalho. A admissão, seja por concurso ou para trabalho contratado permite ao funcionário aprendizado como nenhuma outra.

Contras: Interferência governamental, ambiente de funcionalismo público, distribuição de oportunidades e recompensas, balanceamento da carga de trabalho. Restrições de regras de contratação de bens e serviços para empresas estatais nem sempre permite a melhor negociação do ponto de vista do negócio.

Conselhos para presidência: |Conseguir manter o foco empresarial apesar da interferência do governo.

Engenheiro

Macaé, RJ

Prós: Salário é uma das grandes vantagens. Se comparado às demais indústrias, é uma das melhores remunerações. Além disso, a estabilidade é um fator positivo também

Contras: Baixa produtividade pelo perfil da empresa por ser estatal. Muitos acomodam e não dedicam o quanto poderiam ser dedicar e gerar melhores resultados

Excelente empresa para se trabalhar

Geólogo Sênior

Macaé, RJ

Prós: Treinamentos, ambiente, carreira, estabilidade, salário, especialização, conectividade com os pares técnicos, pesquisa de ponta, retorno ao país...

Contras: Com principal ponto negativo fica a política de reconhecimento que ainda é deficitária, mas que aparentemente caminha para correções próximas.

Conselhos para presidência: Viabilizar jornadas mais flexíveis

Contador Júnior

Prós: É uma empresa muito boa para se trabalhar. Respeita a diversidade das ´pessoas, tem benefícios que poucas empresas tem. É quase tudo bom na empresa.

Contras: O convênio médico tem muitos hospitais bons, médicos bons. O ponto negativo é que é um convênio co-participativo nas escolhas dirigidas. Então às vezes fica um pouquinho caro.

Petrobras