Como é trabalhar na Petrobras?

colaborar com o engrandecimento do país na área de reservas petrolíferas.

Assistente Técnico SêniorEx-funcionário, saiu em 2008

Prós: a empresa cumpre sempre o que prometeu em sua admissão, e todos somos consciente de que se eu entrar através de concurso ao cargo de operador de refinaria, para que eu passe a engenheiro de produção é só através de concurso. e isso todos os concursados sabem. No quesito salário trabalhei 35 anos e nenhuma vez recebi com atraso calculado errado sempre recebi o certo. Quanto a promoções dentro da sua área de atuação ela vem de acordo com seu rendimento tanto no trabalho, como no relacionamento, na assiduidade, responsabilidade etc, creio ser normal em qualquer empresa de grande porte.
    Nesse tempo todo de empresa sempre considerei desde o mais humilde ao mais graduado como família, pois na minha época de 1974 a 2008 a Petrobras sempre foi como uma família.

Contras: Se deixar envolver com decisões politicas, que nossos políticos não sabem nem o que quer dizer royalties e querem tomar decisões pela empresa, não sabem na realidade o calculo feito na divisão desde a compra do barril até a distribuição final (quanto fica para a empresa, para o governo,impostos etc) e querem ditar ordem dentro da empresa.
    É duro ouvir de um funcionário nível médio dizer " trabalho na firma a tantos anos" ele não tem noção do tamanho da nossa empresa que na realidade está mais para companhia de petroleo.

Conselhos para presidência: Que ela (hoje) Maria das Graças continue valorizando os funcionários de carreira como tem feito, e ainda os aposentados que deram suas vidas pela empresa e hoje são de certa forma esquecidos em alguns detalhes. Mais assim mesmo ela tem sido uma das melhores presidente(a) que a Empresa já teve.
    Só tenho a parabenizá-la.

Ilusão.

Prós: A empresa te dá estabilidade e no âmbito do mercado de Comunicação Social no Rio de Janeiro, o salário compensa.

Contras: Muitos cargos de liderança da Comunicação da Petrobras estão nas mãos de pessoas incompetentes, que não se deram bem nas suas áreas de origem (engenharia, assistência social, biblioteconomia, entre outros) e que por motivos políticos ou amizades "ganharam" um cargo para terem um salário maior. Como já disseram aqui, os Gerentes tem muito poder sobre seus subordinados, são praticamente donos dos empregados de suas gerência, estagnando os que não gostam e promovendo rapidamente os 'colegas". A meritrocacia quase nāo existe e os cargos geralmente sāo dados a pessoas sem menor competência em gerir pessoas. Há muitos funcionários antigos que não se aposentam para não perderem PLR e outros benefícios que hoje em dia nāo produzem mais nada e ficam nas gerências ocupando vagas e assim dando mais trabalho para os mais novos. Há areas com muito trabalho e pouca gente e áreas com muita gente e pouco trabalho. Gerentes nāo sabem delegar e tem muito medo de perderem os cargos para as pessoas competentes. Antiguidade vale mais que competência.

Conselhos para presidência: Cuide melhor da área de Comunicação, presidente.É uma vergonha esse cabide de emprego que existe em todas essas gerências. Muitos parentes de gerentes são contratados... Enfim, tanta gente incompetente numa área que deveria ser tão estratégivcca para a companhia.

Vale à pena trabalhar na Petrobras, mas não é o paraíso que muitos imaginam.

Técnico de Projetos Construção e Montagem Pleno

Prós: A empresa oferece diversos benefícios, porém dificulta o acesso a eles. O melhor benefício e mais acessível é o plano de saúde, mas também oferece diversos benefícios educacionais para os filhos de funcionários desde o berçário até a faculdade, também oferece auxílio moradia para os empregados transferidos por interesse da companhia, este auxílio não necessita de comprovação e independentemente do valor das despesas com moradia é pago integralmente e em alguns casos como o meu, supera até o valor do próprio salário, a empresa também oferece previdência privada e deposita um aporte no mesmo valor do depositado pelo funcionário. A mobilidade também é outro ponto positivo e o empregado pode pleitear ocupar diversas funções na empresa em diversas localidades diferentes não apenas no Brasil como no exterior. A empresa oferece muitos treinamentos e processos de qualificação de maio de obra.

Contras: A empresa é extremamente burocrática e determinados setores possuem uma autonomia extrema o que causa desgaste na realização de diversas atividades e dificulta o acesso a muitos dos serviços e benefícios da empresa, além disso a Petrobras é uma empresa extremamente corporativa e interage pouco com os setores externos, os gerente tem muita autonomia e a progressão de carreira depende exclusivamente do seu relacionamento com seus superiores.

Conselhos para presidência: Continuem o trabalho de sucesso que vem sendo executado ao longo dá trajetória da Petrobras.

Petrobras, empresa seria perfeita se lideranças locais crescessem inteligentemente.

Técnico de Operações

São José dos Campos, SP

Prós: A empresa é ótima, sem igual, exceto por .....

Contras: Algumas lideranças que tem como meta principal fazer o funcionário se sentir por baixo, em palavras mais fáceis, essas lideranças acha que deve ser inimiga do funcionário de cargo mais baixo, exemplo mais claro, se dois funcionários com mesma experiencia, o 1° quer ir para A, enquanto o 2° quer ir para B, a liderança faz o que? Envia o 1° para B e o 2° para A. Nunca entendi isso, qualquer um sabe que funcionário motivado trabalha muito melhor.

Conselhos para presidência:  Procurar economizar primeiramente nos projetos que envolvam grandes desperdícios e que por consequência gerarão grandes economias e não focar a economia sobre os funcionários com redução de pequenas vantagens dadas aos funcionários. É vergonhoso ver todas as empresas pequenininhas dar cesta de natal a seus funcionários e ver a toda poderosa Petrobras cortar isso dos funcionários com a desculpa de economizar, enquanto milhares de $$$ vão para o ralo através de erros de projetos, gastos milionários devido a paradas de unidade devido a manutenção precária, falta de efetivo, etc.. A economia mais distante da economia inteligente que já vi.

Muito ainda para consquistar

Técnico de Logística

Prós: Estabilidade, benefícios e bom ambiente de trabalho dependendo do setor que você está lotado.

Contras: Gerentes com atitudes e pensamentos retrógrados, intransigentes, além de não delegarem e ouvirem seus subordinados.

Conselhos para presidência: Ensine a seus gerentes e fiscais a ouvir mais o chão de fábrica, a empresa teria uma economia gigante.

empresa política

Técnico de Operações

Macaé, RJ

Prós: Salário e benefício, boas folgas, estabilidade.

Contras: Boa parte da chefia são funcionários antigos que gerencia de forma grosseira, intimidadora e por muitas vezes falsa e covarde. A vida profissional vai depender do setor onde for trabalhar, podendo ter bons ou maus chefes.

Conselhos para presidência: Melhore sua chefia e pratique o que está escrito. Muitos padrões, procedimentos e normas são impraticáveis.

São Vicente, SP

Prós: É perfeita para quem está em inicio de carreira (nível Júnior), investe em treinamentos e capacitação; Há uma grande diversidade cultural no ambiente de trabalho, muitas pessoas de regiões diferentes e com experiências diferentes; possibilita a troca de experiência com pessoal antigo. A estabilidade também é um dos grandes pontos positivos.

Contras: O plano de cargos e salários para quem é Pleno e Sênior é muito abaixo do mercado, e os aumentos são insignificantes de um nível para outro. Os critérios para avanço de nível são muito subjetivos e as notas de desempenho não influenciam em quase nada no processo de avanço, ao mesmo tempo que alguns ganham 3 níveis de uma só vez, outros da mesma gerência não ganham nenhum nível. Há uma péssima escolha das lideranças (coordenadores, supervisores e gerentes) é muito contrária à opinião das pessoas da equipe em estes trabalharam. Muitos gerentes privilegiam os seus favoritos e o marketing pessoal prevalece ao invés do resultado do seu trabalho.
    Para os que não possuem filhos, nao utilizam nem 10% dos beneficios existentes na companhia, e que sao concedidos apenas aos com filhos.

Conselhos para presidência: Melhorem o plano de cargos e salários para a categoria Pleno; Melhorem o processo de escolha de líderes (muitos líderes são 'odiados' em suas equipes de trabalho antes mesmo de serem líderes, por falta de solidariedade, egoísmo, incompetência técnica, e prejudicam colegas de trabalho); Melhorem os benefícios para os que não possuem filhos, pois quem nao tem filhos nao utiliza nem 10% dos beneficios existentes na companhia.

Uma empresa inovadora e moderna tecnologicamente, mas ainda com uma cultura feudal.

Prós: Empresa aberta para novas ideias dentro do campo de atuação dos empregados, a estabilidade oferece liberdade de trabalho.
    Uma empresa que te dá oportunidade dentro de algumas atribuições de influenciar o futuro do país ou o mercado como um todo.
    As pessoas em sua maioria possuem um orgulho de trabalhar com a empresa e a ligação com o trabalho é muito boa.
    Aspectos de segurança industrial, meio ambiente e mais recentemente as questões de responsabilidade social estão presentes efetivamente na gestão da empresa e não só num discurso vazio.

Contras: Uma empresa muito cartesiana, burocrática e com um número muito grande de engenheiros no cargo de administração sem uma percepção sistêmica do tudo que envolve uma indústria de petróleo (pessoas, meio ambiente, impacto social, relações comerciais).
    A cultura militar de tempos atrás ainda presente com uma forte imposição hierárquica e relações feudais, onde o Gerente Geral de uma unidade ou Diretor de uma área manda mais que o presidente.
    A remuneração é boa, mas tudo como adicionais, sem valer efetivamente no salário, o que provoca problema futuro na hora da aposentadoria

Conselhos para presidência: A presidente atual é uma grande pessoa, focada em resultados e que movimenta toda a empresa para um objetivo maior.
    Acredito que devemos melhorar a integração entre as áreas, pois mudei recentemente de diretoria e parece que estou em outra empresa. Não existe uma cultura administrativa comum e isto é ruim.
    Falta também um treinamento para os gerentes ouvirem mais os funcionários e uma orientação melhor sobre a política importante de redução de custos, pois muitos gerentes não focam no que deve ser feito e parte para a economia de palito pregando a incoerência e irritando os empregados.

Empresa boa, mas gerentes se acham donos dos subordinados

Técnico de Operações Pleno

Maceió, AL

Prós: Estabilidade e benefícios

Contras: Crescimento profissional é bastante limitado pois os gerentes não liberam os subordinados para novas oportunidades

Conselhos para presidência: Diminuir o poder dos gerentes sob seus subordinados com relação a liberação para assumir novas oportunidades na companhia

Técnico

Canoas, RS

Prós: Orgulho pelo que essa empresa representa para o país, pela seriedade e profissionalismo com que os trabalhadores executam suas tarefas.

Contras: Falta de oportunidades para o crescimento dos funcionários em áreas de liderança. Pessoas eternizadas no poder, falta rodízio nas gerências.

Conselhos para presidência: Um olhar mais atento nas áreas em que a terceirização está demasiada, colocar mais pessoal próprio na área de AMS.

Petrobras