Como é trabalhar na Petrobras?

Empresa boa para começar a carreira, porém muito burocrática e ritmo de trabalho lento

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2019

Prós: Ambiente de trabalho amigável, não existe aquela competição para um ser melhor do que o outro que existe em empresas privadas. Horário flexível, boa remuneração, ritmo de trabalho não é nada pesado, traz grandes aprendizados de como é o trabalho na indústria petrolífera.

Contras: Por ser uma empresa estatal, o ritmo de trabalho não é pesado mas também, as vezes, é nulo. Dependendo da gerência que você caia, se o gerente não fizer questão de envolver o estagiário nas atividades, este ficará ocioso por muito tempo. Isso aconteceu com vários colegas de estágio meus mas felizmente não comigo. Porém, muitas vezes eu também ficava sem fazer nada, sentindo que podia estar aprendendo algo novo ou ajudando alguém da equipe porém não delegavam nada. A burocracia nos processos também é algo que irrita bastante além do RH horroroso. Outra coisa ruim é que o estagiário não pode ser efetivado, então tudo o que a empresa ensinou para aquele estagiário não é aproveitada por ela pois ele é obrigado a sair no término do contrato/quando se forma.

Conselhos para presidência: Montar um plano para os estagiários. Vai diferir de gerência para gerência mas os gerentes precisam de pelo menos um norte. Muitos ficaram perdidos quando a leva de estagiários chegou, sem saber como eles podiam aproveitar aquela força de trabalho.

Empresa boa porem não a melhor

Geofísico Pleno

Vitória, ES

Prós: Estabilidade treinamentos (na epoca de boa economia) em areas destaque o profissional tende a aprender mais e evoluir tecnicamente equipe multidisciplinar

Contras: Gestão de RH muito falha, progressão de carreira lenta, ausencia de feedbacks, burocracia entre equipes isso atrapalha o andamento do trabalho

Excelente empresa

Prós: A Petrobras investe em Treinamento dos funcionários. Tem estabilidade, mobilidade caso a vaga não seja a desejada, e o salário é muito bom..

Contras: Em relação aos pontos negativos... é possível que a pessoa seja selecionada para uma vaga que não gosta e terá que ficar 3 anos até conseguir mobilidade.

Sim

Supervisor

Prós: As pessoas que atuam são ótimos profissionais. Alguns funcionários que fazer a diferencia e tem muito respeito por pessoas. E quando tem variável por chegar a um bom salario

Contras: Diretoria que não se atualiza em relação as boas praticas e falta inovação. Não tem um departamento de Rh e sim um departamento pessoal que não cuida como deveria das pessoas

Programa de Estágio

Estagiário AEx-funcionário, saiu em 2019

Santos, SP

Prós: Excelente oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento teórico. Realizei mais de 10 cursos na companhia e pude aprender muito mais com grandes engenheiros da coorporação.

Contras: Ao meu ver, a bolsa auxilio pro estagiário é muito baixa. No edital constava que eu receberia bolsa alimentação porém, na metade do programa de estágio, retiraram sem mais nem menos me avisar. Não sei se podem desfazer o que é instituido em edital, mas acredito que o certo seria avisar que não haveria mais o pagamento do vale alimentação pra pessoa se programar.

Conselhos para presidência: Valorizar mais o estagiário.

Ótimo lugar para crescer profissionalmente, pecando apenas na burocracia de uma grande empresa.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Sólida hierarquia o que permite um maior conforto dentro de cada função e grande oportunidade para crescimento dentro da empresa, dependendo de sua posição é possível propor novas soluções

Contras: A burocracia para por em prática uma nova solução acaba sendo o maior ponto negativo, pois para fazer qualquer mudança é necessário passar por varias camadas de autorização

Uma boa empresa para se trabalhar

Técnico de Estabilidade

Vitória, ES

Prós: Empresa possui um bom pacote de benefícios para seus funcionários, boa média salarial comparado ao mercado, boa amplitude de oportunidades de trabalho espalhada por todo o pais.

Contras: Empresa por ser de economia mista, possui um processo de compra bem burocrático e lento, se faz necessário esse cuidado, entretanto essa lentidão algumas vezes acaba prejudicando alguns processos .

É uma excelente empresa para trabalhar e se desenvolver profissionalmente

Gerente GeralEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Oportunidade de desenvolvimento técnico e profissional, beneficios para os empregados e seus familiares, Grande competência na indústria do petróleo

Contras: O governo brasileiro como acionista majoritário tem grande poder na empresa e impõe de diversas formas suas prioridades trazendo ineficiência na administração

Conselhos para presidência: A empresa precisa se comportar como uma empresa competitiva e eficiente. Está é a melhor forma de beneficiar os verdadeiros proprietários.

Estagio

Estágio Técnico

Salvador, BA

Prós: Muito bom, ajuda bastante no crescimento profissional e pessoal, as pessoas te instruem, conseguir ter uma vivência da minha realidade profissional

Contras: Não temos perspectiva de contratação, apesar de ser uma empresa mista, Não temos perspectiva de contratação, apesar de ser uma empresa mista

Neutro

AdministraçãoEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Uma empresa de oportunidades, com pessoas compromissadas em evoluir junto à empresa, estudando para melhores técnicas de trabalho, “feeling”.

Contras: Muita indicação, sem qualificação que privilegia os amigos dos amigos e não muito a parte técnica das pessoa, e uma política de pouco sistemas e processos

Conselhos para presidência: Rastrear melhor as oportunidades técnicas

Petrobras