Como é trabalhar na Petrobras?

Esqueça meritocracia

Técnico

Macaé, RJ

Prós: Salário em dia e bons benefícios (plano de saúde e VR e VA. A empresa faz vista grossa em relação a faltas, atestados, atrasos, enfim, se não estiver satisfeito e quiser chamar atenção basta "enterrar" o serviço e o máximo que acontecerá será você ter o seu desejo atendido. Isso é uma maravilha.

Contras: Não existe meritocracia, somente os "amigos do rei" são beneficiados com avanço de nível e/ou transferência para lugares melhores. "Você só sente o cheiro depois que pisa"

Conselhos para presidência: Privatiza logo!

Ninho de cobras

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Nada é positivo ali. Nada. Absolutamente nada. Nada é positivo ali. Nada. Absolutamente nada. Nada é positivo ali. Nada. Absolutamente nada. Nada é positivo ali. Nada. Absolutamente nada. Nada é positivo ali. Nada. Absolutamente nada.

Contras: A empresa é um ninho de cobras, com um sistema de castas grosseiro que divide funcionários e terceirizados, reforçando um corporativismo que favorece corrupção e sacanagem

Descaso com os profissionais

Técnico de Operação

Macaé, RJ

Prós: O salário é muito bom, sempre aumenta com o tempo e a estabilidade no emprego são grandes atrativos. O ambiente de trabalho é bom, onde eu trabalhei sempre há a união das pessoas e não houve discussão de nenhum tipo.

Contras: A empresa é horrível em gerir pessoas. Ela acha que o funcionário após passar no concurso deve aceitar qualquer tipo de serviço na empresa, independente da experiência anteriormente adquirida, independente da formação, independente do perfil de trabalho e até mesmo do cargo para o qual prestou concurso. Eu, por exemplo, fiz concurso para operação, fui mandado para gestão e tive que ouvir: "Você é um coringa!".

Tem que ter equilibrio emocional para suportar

Administrador

Prós: Estabilidade, diversidade de atuação, mobilidade, investimento em capacitação

Contras: Influencia politica, instabilidade, falta de transparência, duplicidade de funções, falta de integração de processos

Conselhos para presidência: Agilizar o processo de tomada de decisão e somente nomear gestores qualificados e avaliados por entidade externa

Política

Prós: Estabilidade no emprego, conhecimento do mercado de Petróleo

Contras: Decisões políticas em detrimento de decisões técnicas, ineficiência.

Grande e Ultrapassada

Consultor

Prós: Enorme potencial para desenvolvimento de negócios e crescimento profissional

Contras: Burocracia e processos ultrapassados fazem da companhia um dinossauro (grande e ultrapassada)

Conselhos para presidência: Apliquem a Meritocracia ! Mande embora os super salários que nada produzem. Renovem a empresa com sangue novo!

boa

Técnico de Operações

Prós: folga flexibilidade de horário

Contras: carreira depender do gerente para avançar na carreira

Contador

Prós: Salário muito mais alto do que a média do mercado. Flexibilidade parcial de horário. Nível de estresse diário baixo, contudo, a falta de cobrança e acompanhamento pode ser muito improdutivo.

Contras: Ineficiência generalizada. Quando há trabalho costuma ser sem propósito ou fruto de retrabalho. Nível baixo de exigência diário em virtude de má gestão. Muitos cargos de chefia, sendo todos muito bem remunerados, contudo, seu grau de ineficiência é sistêmico e crônico.

Ótima empresa

Técnico de Administração e Controle

Santos, SP

Prós: Ótima de trabalhar,dá para planejar o futuro

Contras: Politicagem e gerentes mal preparados

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Robustez, empregador, adquirir conhecimento

Contras: má administração, muita politicagem

Conselhos para presidência: Empresa Q visa lucro não pode se misturar com política!

Petrobras