Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Petrobras?

Ver todas as avaliações

  • Há mais de 3 anos

    Clube elitista gerido pelo sindicato

    Gerente de Setor

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: A PETROBRAS é uma das empresas que mais investe em educação continuada, também possui áreas com tecnologia de ponta e diversos forum de discussão técnica de grande qualidade.

    Contras: É uma empresa com processos administrativos arcaicos e excessivamente burocráticos. Sua administração é influenciada por grupos de pressão, com cargos sendo oferecidos a sindicalistas sem avaliação de competência, e por afinidades externas à empresa.
    A cultura organizacional é paternalista, não advoga o mérito, facilita a criação de coalizões para interesses pessoais de grupos mais representados e não foca o bem da empresa como bem comum.

    Conselhos para presidência: Reestabelecer o papel dos gerentes, cobrar competência comprovada e não somente experiência, eliminar benefícios escandalosos oferecidos a uma classe privilegiada de empregados que apoiam o sindicato, estabelecer metas claras de desempenho, integridade e segurança. Centralizar e empoderar funções como o RH e a TI, e reformá-las, usando seu grande potencial para desenvolver cultura e inteligência, além de integrar a empresa.
    A PETROBRAS desenvolve softwares que já existem no mercado a preços abusivos, sem preocupação em geração de bancos de dados exploráveis e integráveis, sem preocupação em analisar dados para oferecer estratégias, não possui programas de headhunting interno, não avalia a adequação dos profissionais ao cargo e função, não elimina do corpo de empregados aqueles cujo desempenho ou comportamento são nocivos à cultura e aos resultados empresariais. Tudo isso pode ser modificado com uma política forte de integração, disciplina e austeridade que se desenvolva por 5 anos e que seja cobrada de perto pela Presidente até os níveis mais baixos de gerência.

    Recomenda a empresa: Não

Informações da empresa

Petrobras

Descrição:A Petróleo Brasileiro (Petrobras) é a 7ª maior empresa de energia do mundo e é uma empresa integrada de petróleo e gás que opera em cinco segmentos: exploração e produção; refinamento, comercialização e transporte de petróleo e gás natural; petroquímicos; distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes de energia renovável. Diretamente ou através de suas subsidiárias, a Petrobras atua na pesquisa, extração, refinamento, processamento, comercialização e transporte de petróleo de poços, xistos e outras rochas, seus derivados, gás natural e outros hidricarbonos líquidos, assim como também em atividades relacionadas a energia, promovendo a pesquisa, desenvolvimento, produção, transporte, distribuição e comercialização de todas as formas de energia.

Site

RH: quer atrair bons talentos?