Como é trabalhar na Petrobras Distribuidora?

Bom lugar para ganhar experiência de trabalho, mas sem plano de carreira.

Estagiário de Meio AmbienteEx-funcionário, saiu em 2016

Duque de Caxias, RJ

Prós: Tem transporte, sorteios de eventos culturais e o ambiente de trabalho era adequado. Ótimo para aprender a lidar com diversas pessoas e ter experiência em uma grande empresa.

Contras: Não oferecem vale refeição e não tem plano de carreira, por ser estatal. Os processos são bem burocráticos e, por isso, várias iniciativas não vão pra frente.

Estágio na área jurídica

Prós: Ambiente saudável e com grande possibilidade de aprendizado a respeito de temas que não vemos com detalhes na faculdade. Horário é flexível e valor da bolsa de estágio ótimo para carga horária de 4hrs. Pouco trabalho burocrático.

Contras: Impossibilidade de ser efetivado e ausência de vale refeição na bolsa de estágio. Além disso, o valor do vale transporte não cobre todos os custos, considerando o preço atual da passagem no Rio de Janeiro.

Avaliação boa

Estagiário AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Salário do estagiário compatível com o mercado; ótimo programa de ambientação; monitores dispostos a ensinar (Pelo menos da gerência em que fiquei).

Contras: Estagiário não possui benefícios como o Jovem Aprendiz recebe. 13 e nem vale refeição. Só mesmo a bolsa auxilio e passagem. De resto não tem mais pontos negativos.

Satisfeita com a experiência

EstágioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa bem consolidada no mercado de trabalho, ótima opção quem deseja obter experiência profissional. Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho.

Contras: Cultura Organizacional hierarquizada, pouca autonomia, não oferece vale transporte, o salário é bruto e sem benefícios. Porém ainda continua sendo uma ótima organização.

Grande nome no currículo e algumas ilusões

Prós: Nível alto de salário quando comparado ao mercado de Comunicação, possibilidades de atualização através de eventos. O horário é um pouvo flexível e não há muita necessidade de horas extras, proporcionando maior qualidade de vida.

Contras: Pouca agilidade nos processos e frente ao mercado, o que é comum em empresas bastante horizontais. Istabilidade e possibilidades de redução de salário para quem trabalha como terceirizado. Dificuldade de exigir desempenho e metas dos funcionários de concurso que não cumprem o trabalho, mas que não podem ser demitidos.

Experiência multidisciplinar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Profissionais muito respeitosos e dedicados em ajudar quando solicitados. A empresa se preocupa muito com o estagiário, propondo semana de capacitação e realizando questionários trimestrais para acompanhamento do estágio.

Contras: Por mais que o estagiário se esforce e peça para ajudar em algo, existem momentos em que não há o que fazer, mas nada muito diferente que outros estágios. Fora isso, não há pontos negativos.

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Salario e beneficios. Pouca pressão. Home office e estabilidade. Carreira que avanca mesmo se voce nao fizer nada. Bom plano de saude. Incentivo ao estudo.

Contras: Empresa muito hierarquizada, sem um sistema de consequências. A distancia entre quem executa as tarefas e quem decide é gigantesca, então as decisões são todas tomadas sem nenhuma noção do impacto. Como a empresa é grande, as areaa não se falam direito e uma area decide algo que impacta muito outra sem se consultar. Muitas areas que existem apenas para definir como os outros devem trabalhar. Tomam decisoes e nao se preocupam com a praticidade das coisas.

Conselhos para presidência: Melhore o canal de comunição com os empregados. Leiam e respodam os comentarios do portal. Criei formas dos empregados mandarem sugestoes diretamente para a apta administração. Melhore o rodizio. Tanto de peão quanto de gerente. Crie uma auditoria de gestao, pois os indicadores são todos mascarados.

Excelente empresa para aprendizado

Estagiário TécnicoEx-funcionário, saiu em 2013

Duque de Caxias, RJ

Prós: Os horários eram flexíveis e sempre respeitados, sempre íamos embora na hora certa. Profissionais muito dispostos à ensinar. A empresa oferecia transporte gratuito e de qualidade.

Contras: Pouca ou nenhuma possibilidade de contratação no final do estágio. Durante o tempo que fiquei, só vi um estagiário ser contratado para uma empresa terceirizada, todos os outros não tiveram chances.

Bom ambiente, bom pacote de benefícios, carreira difícil devido à politicagem

Analista de Logística

Prós: Bom ambiente de trabalho e infraestrutura, pessoas amigas, boa remuneração, boa carga de trabalho proporciona equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, campanhas internas de bem estar.

Contras: Processos bagunçados, demandas sem padrão e sem planejamento, gerentes descapacitados, para subir para cargos de gerência depende muito mais do seu grau de amizade e proximidade de outros gerentes do que competência, muita burocracia.

Conselhos para presidência: Diminuir um pouco a politicagem para subir para cargos de coordenação/gerência, dar espaço para as pessoas mais novas mostrarem que também tem boas qualificações e podem acrescentar muito, definir e seguir processos, atentar para até que nível a burocracia é necessária.

Uma boa oportunidade de trabalho para jovens que estão iniciando carreira.

Auxiliar Administrativo

Prós: Salários acima da média de mercado para funcionários terceirizados (como eu) e o prédio conta com uma loja de conveniências BR Mania dentro do prédio.

Contras: Funcionários terceirizados tem pouco poder de negociação de seus contratos, e nenhuma perspectiva de crescimento dentro da empresa. No meu caso específico, entrei em função administrativa, mas me encontro realizando trabalho de desenvolvimento de software e automatização de processos, devido as habilidades que desenvolvi por conta própria.

Petrobras Distribuidora

Descrição:A Petrobras Distribuidora S.A. ou simplesmente BR é uma sociedade anônima de capital fechado, subsidiária integral da Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS. Fundada no dia 12 de novembro de 1971 e sediada no Rio de Janeiro, atua principalmente no segmento de distribuição e comercialização de combustíveis derivados de petróleo, como óleo diesel, gasolina, QAV (querosene de aviação); biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel; além de lubrificantes, emulsões asfálticas e produtos químicos.