Como é trabalhar na PepsiCo?

Uma realidade não real

Analista de Suprimentos Pleno

Sorocaba, SP

Prós: A empresa oferece oportunidade de crescimento por que as áreas são grandes com possibilidades de expansão real da carreira, a chance de praticar ou passar por situações que agreguem a carreira é grande. O nome forte e consolidado da empresa pesa no curriculo.

Contras: A empresa prega muitas coisas que não consegue realizar, não é dificil encontrar um funcionário desmotivado por que as coisas que são cobradas e disponibilizadas não acontecem como são vendidas. Os planos de carreira que são oferecidos tem maior risco de demissão caso as metas não sejam atingidas, do que reconhecimentos em caso de atingimento e superação das metas. Diversas situações de incoerência na politica de reconhecimento são agressivas e não respeitam o que é pregado e divulgado, por exemplo, não é claro o que é necessário para se tornar um líder que essa vaga acaba sendo preenchida por pessoas não preparadas as vezes faltando o que inicialmente seria obrigatório.

Conselhos para presidência: Busque alinhar a prática a política, somos cobrados com políticas e programas de diversos tipos que nos pressionam de forma não produtiva. A política é válida para alguns e não para outros, a empresa cobra de vários a política seja cumprida de forma rígida, mas por diversas vezes a situação é revista para que não seja friamente atendida. A mesma política pesa para niveis de cargos e relacionamentos mais baixos, mas favorece e protege cargos mais altos mesmo com casos inescrupulosos de rompimento da política. Somos fortemente cobrados para economizar copos plásticos, enquanto projetos amadoramente custosos e desnecessários são aprovados a favor de vender poucos que não representam o interesse próprio mas sim ao interesse da própria carreira. Resumindo, a unica regra que realmente vale hoje em dia em muitos setores da empresa, é que um bom projeto é o projeto bem vendido que me traz benefícios, mas não o que traz benefícios a todos. Uma pena.

Boa para quem quer crescer na carreira

Gerente

Prós: Ambiente descontraído, proporciona ótimo aprendizado porque nos dá autonomia para decidir, com apoio superior
    Para aqueles que trabalham regionalmente, ótima oportunidade de intercâmbio de culturas.
    Trabalhamos com marcas que nos orgulhamos.
    Segurança pessoal e Qualidade em primeiro lugar nas fábricas, muito bom

Contras: RH é fraquíssimo. Alto turnover do próprio RH faz com que os funcionários deste departamento sejam juniores e despreparados. RH possui pouca interferência na carreira dos funcionários, pois está preocupado com sua própria carreira.
    Departamento de TI é fraco demais. Computadores obsoletos. Se precisar de um, espere no mínimo 6 meses. Rede sem fios não funciona nos escritórios, e escritório novo de São Paulo parece um bunker, celular não funciona.
    Estão tirando alguns bons benefícios, como ações e agora mudando a política dos carros. Mais um erro do RH.

Conselhos para presidência: Reformulem o RH urgentemente, além do departamento de benefícios. Este pessoal deveria passar por uma reciclagem urgente.
    Incentive o home office. Mais uma vez depende do RH. RH deveria deixar regras claras sobre home office. Podemos fazer ou não? RH não sai do muro e não se pronuncia.

Possui muitas oportunidades

Analista de Recursos Humanos (RH)

Prós: Ambiente de trabalho muito amigavel e receptivo. Bons beneficios, competitivo com o seotor. Possibilidade de credcimento de carreira, horizontal e vertical. Empresa reconhecida no mercado com marcas forte e populares.

Contras: As políticas não servem para todos, as promoções não são claras e muitas vezes tem a ver com relacionamento e não entrega. Muita hierarquia e ego. Funcionarios de niveis baixos (analistas para baixo) não são valorizados. Segregação por nivel.

Conselhos para presidência: Pare de olhar apenas para niveis altos, quem executa e operacionaliza o negocio é muitas vezes quem garante o resultado da empresa e essas pessoas são constantemente ignoradas. A empresa precisa ser menos segregadora e parar de diferenciar beneficios e tratamento por nível é apartaid demais para 2017.

Boa porque aprendo e trabalho muito. Mas Beneficio precisa melhorar MUITO para reter talentos.

Gerente

Prós: Bom ambiente, principalmente nas fabricas.

Contras: Equipe de Benefícios tem muito o que melhorar. Possuem pouco conhecimento e não tem muito interesse em atender os funcionários. Maioria é arrogante, e não se preocupa em ajudar.
    Obtenção de beneficio é burocrática, porque utilizam uma empresa terceirizada que tem MUITO o que melhorar no atendimento ao funcionário.

Conselhos para presidência: RH terceiriza quase todos os serviços. BPs deveriam trabalhar mais no atendimento ao funcionário, mas essa é uma cultura do RH da PepsiCo, porque não é um problema isolado, infelizmente.
    Se quiser reter talento,melhore essa área.

Não trabalharia novamente neste empresa !

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Salário e pacote de benefícios. Destaques para ótimo plano de saúde para nível gerencial (deixava a desejar para os níveis iniciais - exemplo analistas) e previdência privada atrativa.

Contras: Empresa desorganizada, altíssimo turn-over, péssimo ambiente de trabalho, excesso de pressão por resultados no curto prazo sem planejamento em relação ao longo prazo

PepsiCo

Analista Pleno

Prós: Ambiente informal, colaborativo, certa liberdade para expor opiniões, benefícios compatíveis com o mercado, empresa com diversos sites pelo país.

Contras: Comunicação é falha, estratégias mudam muito rápido e como a comunicação é falha, os colaboradores não tem tempo de se adaptar, quando descobrem que mudou, já tem que se adaptar à outras. Salário abaixo do mercado. Liderança distante.

Conselhos para presidência: Entender a linguagem dos funcionários, fazer com que os líderes os apoiem e comuniquem tudo o que for necessário, para que ninguém desperdice tempo e energia onde não é o nosso foco.

Oportunidade global, mas ambiente agressivo

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa multinacional com grande interação entre outras unidades de outros países. Salário dentro do mercado e há muita oportunidade de melhoria de processo dentro da empresa, os processos são ainda primários. Logo é mais fácil se destacar.

Contras: Ambiente de alta competição entre colaboradores, no qual não há cooperação, dessa forma o ambiente se torna desconfortável para realizar um bom trabalho devido a falta de confiança nas pessoas e nas informações que passam. Não há relatórios de dados de qualidade para análise, na maioria das vezes não há dados arquivados. Não há planejamento e as decisões são tomadas na impulsividade.

Conselhos para presidência: Melhorar o clima da empresa, já vi muitos colaboradores chorando dentro da empresa após um feedback incluindo colaboradores do RH. Falta cuidar das pessoas, isso inclui desde o processo seletivo, no qual em todas entrevistas tiveram atraso de no mínimo 45 min e no desligamento houve atraso por conta da demora em apresentar documento a Toutatis (um mês para agendamento de homologação).

Prós: Cultura, pessoas, identificaçao com os produtos

Contras: falta de processos administrativos, liderança fraca

Conselhos para presidência: melhorar a formaçao dos lideres, dar mais autonomia as pessoas, implantar processos administrativos, rever estrutura de cargos e salarios

Decadência da Empresa

Operador de Processo

Sorocaba, SP

Prós: Muito poucos pontos positivos fica difícil lembrar. ( convenio médico, transporte)

Contras: Tag , time auto gerenciável ? Uma grande mentira, nós não temos autonomia como Tag, Qualquer coisa é motivo pra suspensões, isso vem se tornando comum, dar três dias de suspensão por qualquer motivo para que o salário seja reduzido, isso faz com que a empresa economize, como a empresa não está dobrando de tamanho como no projeto que era para dobrar em 4 anos eles estão tirando os benefícios, e comprando tudo do mais barato deixando cair a qualidade de tudo principalmente da alimentação dos funcionários, uniformes que temos que usar até apodrecer, falta de ferramentas, falta de segurança pois temos que improvisar tudo na empresa, etc.. A empresa vai de mal a pior o pouco de respeito que tinham para com os funcionários foi se para o ralo.

Empresa dinâmica e empolgante

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Em PepsiCo Bebidas:
    Empresa dinâmica, com marcas empolgantes, e incríveis de se trabalhar.
    Estagiários tem a oportunidade de aprender muito, tocar projetos com bastante liberdade, lidar diretamente com gerentes e fazer parte das decisões da marca. O dia-a-dia é dinâmico e desafiador.

Contras: Não há oportunidades de crescimento, visto que a estrutura é estagiário-gerente. O estagiário possui responsabilidades de um analista, porém dificilmente conseguirá uma efetivação.

PepsiCo