Como é trabalhar na PepsiCo?

Uma realidade não real

Analista de Suprimentos Pleno

Sorocaba, SP

Prós: A empresa oferece oportunidade de crescimento por que as áreas são grandes com possibilidades de expansão real da carreira, a chance de praticar ou passar por situações que agreguem a carreira é grande. O nome forte e consolidado da empresa pesa no curriculo.

Contras: A empresa prega muitas coisas que não consegue realizar, não é dificil encontrar um funcionário desmotivado por que as coisas que são cobradas e disponibilizadas não acontecem como são vendidas. Os planos de carreira que são oferecidos tem maior risco de demissão caso as metas não sejam atingidas, do que reconhecimentos em caso de atingimento e superação das metas. Diversas situações de incoerência na politica de reconhecimento são agressivas e não respeitam o que é pregado e divulgado, por exemplo, não é claro o que é necessário para se tornar um líder que essa vaga acaba sendo preenchida por pessoas não preparadas as vezes faltando o que inicialmente seria obrigatório.

Conselhos para presidência: Busque alinhar a prática a política, somos cobrados com políticas e programas de diversos tipos que nos pressionam de forma não produtiva. A política é válida para alguns e não para outros, a empresa cobra de vários a política seja cumprida de forma rígida, mas por diversas vezes a situação é revista para que não seja friamente atendida. A mesma política pesa para niveis de cargos e relacionamentos mais baixos, mas favorece e protege cargos mais altos mesmo com casos inescrupulosos de rompimento da política. Somos fortemente cobrados para economizar copos plásticos, enquanto projetos amadoramente custosos e desnecessários são aprovados a favor de vender poucos que não representam o interesse próprio mas sim ao interesse da própria carreira. Resumindo, a unica regra que realmente vale hoje em dia em muitos setores da empresa, é que um bom projeto é o projeto bem vendido que me traz benefícios, mas não o que traz benefícios a todos. Uma pena.

PepsiCo