Como é trabalhar na Pearson?

Bom ambiente pra se desenvolver e aprender

Prós: Nível de autonomia e responsabilidade dada ao colaborador muito bons, cultura que valoriza a produção individual e do time. O ambiente é bem informal (jeito de falar e vestir). Também sempre existe espaço pra melhorar uma atividade ou outra e isso é bem visto. O presidente tem uma forte pegada e visita pessoalmente os clientes e fala com toda a empresa sem distinção.

Contras: Concentração de novos colaboradores vindos de um único segmento do mercado pode limitar um pouco a visão.

Empresa que abraça o colaborador.

Estagiário de Marketing

Ribeirão Preto, SP

Prós: Empresa brm conceituada, pioneira no ramo da educação flexivel, abre portas, contribui para o progresso profissional e oferece salário, benefícios e oportunidades realmente interessantes ao colaborador.

Contras: Alguns setores muito distante de seus líderes, ocasionando em um maior tempo para chegar as atualizações relevantes da empresa até o setor interessado, problemas a serem resolvidos com maior eficiência podem levar um caminho maior ate à solução devido essa separabilidade de líder e setor.

Nem tudo o que reluz é ouro

Editor AssistenteEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Algumas pessoas legais, mas a maioria foi demitida. Possui um espaço de refeitório interessante caso deseje levar refeição.

Contras: Gestão engessada, gestores sem conhecimento sobre a área que dirigem, ideias retrógradas, focados em resultados e esquecendo que a valorização do capital humano é que faz a diferença, desrespeito com o material educacional.

Conselhos para presidência: O maior erro de vocês foi o de demitir excelentes profissionais buscando a redução de custos. Todos eles estão na concorrência com os pontos fracos da Pearson em mente e vocês mantiveram e contrataram profissionais e uma equipe totalmente despreparada para enfrentar um mercado tão competitivo. O tempo mostrará o tamanho do erro cometido.

Cultura fica apenas no discurso

EditorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Pagamento, apesar de mísero, em dia.

Contras: O salário é péssimo, muito abaixo do mercado. A empresa adquiriu o grupo Multi Idiomas em 2014. O diretor do grupo passou a ser diretor da Pearson Brasil. Dessa forma, todos os cargos de diretoria passaram a equipe da Multi. Até aí, nenhum problema. Estes começam quando os novos diretores trazem uma prática horrenda de valorização apenas de resultados financeiros, sem que haja preocupação com a qualidade. Quem tenta dialogar a respeito, alegando que a qualidade precisa vir em primeiro lugar, é imediatamente sinalizado como alguém a ficar no ostracismo, até que seja substituído. É comum que pessoas sem qualquer capacidade sejam promovidas, apenas por puxarem o saco dos gestores, concordando com todas as vírgulas de seus discursos. Esses novos gestores não valorizam a experiência de funcionários que estão na empresa há muitos anos. Dão a entender que todos serão trocados por pessoas do mercado, que entram na empresa mais valorizados do que quem já está lá há anos. O clima de trabalho está cada vez pior. Uma equipe anteriormente harmônica está sendo trocada por pessoas negativamente ambiciosas. Terrível a situação da empresa.

Empresa que tinha tudo pra dar certo, mas...

Editor

Prós: Ótima equipe de trabalho, empresa multinacional, com oportunidades.

Contras: Má remuneração, pouca clareza dos planos da empresa, políticas internas incoerentes.

Reconhecimento de talentos

Coordenador

Prós: Trabalho com gente muito bacana e profissionais.

Contras: Falta de reconhecimento para os funcionários da "tradicional" Pearson. Os funcionários oriundos das aquisições são mais reconhecidos e bem remunerados que os da empresa"mãe".

Ótima empresa se não fosse pelo RH

Prós: Bom local de trabalho; muita sinergia entre a equipe, gerencia e diretoria da área alinhada ao funcionário com feedbacks; interação direta com pessoas de outros países na sua área de atuação (USA/UK/China)

Contras: Péssimo RH; remuneração muito baixa ; plano de carreira e objetivos falho ; promessas de aumento falsas ; nenhum incentivo ao estudo ; péssimo plano de saúde e PLR

Conselhos para presidência: A falta de reconhecimento dos funcionários com melhor performance está fazendo com que talentos saiam. É necessário um RH ativo, que se preocupe com as necessidades de cada colaborador e que o plano de gestão de performance seja algo funcional e não algo "para Inglês ver".

Péssimo e sem perspectivas

Campinas, SP

Prós: Nada. De verdade faz muito tempo que não vejo nada de bom ali.

Contras: Local estressante e explorador, sem plano de carreira estabelecido, promessas que nunca se cumprem. Diretoria despreparada e juvenil.

Teria potêncial se não fossem sucessivos equivocos das últimas Presidências / Diretorias

Coordenador

Ribeirão Preto, SP

Prós: O desenvolvimento de produtos esta sendo tratado de maneira muito profissional e coerente pela nova diretoria de produtos. As pessoas e os times são muitos bons, tirando leite de pedra muitas vezes. As pessoas por mais desilusões que vem sofrendo nos últimos anos sempre olham para frente num horizonte de sucesso. A equipes de trabalho são muito boas em detrimento da empresa.

Contras: O RH não faz o trabalho a que veio. Cuida apenas de aspéctos legais como folha de pagamento e benefícios legais. O Plano de Carreira apresentado é pífio, além de ter sido apresentado só no papel e ter suas regras aplicadas apenas quando convém a empresa. Não exite transparência nos aspéctos relacionado a gestão de pessoas. As pessoas se sentem desiludidas sem perspectiva de futuro.

Em termos dos produtos, agora que a empresa esta se preocupando de maneira decente com eles, no entanto muitas vezes é notável que cada diretoria olha apenas para seu mundo sem querer ter uma visão holistica sobre a plataforma de produtos.

Conselhos para presidência: A Presidência esta focada em objetivos de curto prazo, parece que ela esta pensando apenas em sair da crise de falta de resultado do últimos anos, sem a visão de médio e longo prazo. Não se preocupando que boas pessoas saiam das equipes. Isso a curto prazo pode trazer o resultado esperado, pois a folha de pagamento esta reduzindo, mas a longo prazo é um temeridade, as fundações dessa companhia estão ruindo.

líder no mundo,não no Brasil

Consultor ComercialEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: Empresa trabalha sobre o ISO 9001, que auxilia nos processos burocráticos e de organização. Existia possibilidade de crescimento, novas oportunidades em outras áreas. Boa infraestrutura de trabalho, ótima comunicação entre as áreas.

Contras: RH deficiente e relapso, salários abaixo do mercado, novos investimentos da empresa chegavam com mais vantagens e suporte que os antigos funcionários, desvalorização da antiga equipe.

Conselhos para presidência: Primeiramente, a atual presidência não ter noção da cultura da empresa, não valoriza seus funcionários e super valoriza currículos, não competências.

Pearson

Descrição:Pearson, há 150 anos no mercado, é líder em educação no mundo e está presente em mais de 80 países com 40 mil colaboradores. Vemos a jornada do aprendizado de todos os ângulos no contexto de um mundo que está percebendo rapidamente o poder econômico e o valor social da educação. Isso inclui alunos, professores, educadores e governos, que tornam possível essa viagem. Para nós, a Educação não é qualquer produto, mas sim uma grande responsabilidade. Por isso, nossa estratégia global é a de sempre colocar o aluno no centro de tudo o que fazemos. Investimos e nos comprometemos a desenvolver produtos, serviços e tecnologias que tenham eficácia, ou seja, que alcancem as pessoas onde quer que elas estejam, no tempo em que elas desejam, com os recursos mais propícios para absorção de conteúdo e de forma customizada. No Brasil, considerada um dos maiores players privados de Educação, onde atuamos desde a década de 1970.