Como é trabalhar na Pearson?

Sem açúcar e sem afeto

Analista SEM

Prós: Por ser uma Multinacional vai ser bom pro curriculo. Muitas pessoas de boa bontade e muitas áreas para se conhecer. Os benefícios até que são ok.

Contras: A empresa tem método de trabalho o lean e o agile, capaz de exaurir e estressar um bom colaborador. Pessoas competentes são as que trabalham por 2 e se a diretoria perceber que você é competente, eles provavelmente vão sugar a sua eficiência até você dizer chega e procurar outro trabalho. O turn over é alto... Mas tem mais gente saindo do que entrando. As pessoas fingem que gostam de trabalhar lá. As demandas de trabalho só pioram, quase não se tem momentos para respirar e por isso deixou de ser saudável, os prazos são irrisórios e a qualidade cai. Retrabalho. Já foi uma maravilha de empresa, de 2014 à 2016 e sentimos saudade dessa época. É quase uma unanimidade de opinião.

Conselhos para presidência: Continuem assim, não mudem nada. Lutem pelo bônus dobrado no fim do ano como se não existisse mais nada.

Não faz conforme discursa

Analista Funcional SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Prédio bom e moderno. Novas Instalações, bem planejadas, benefícios legais. Pessoas com bons objetivos pela educação (as resilientes) que trabalham para fazer de tudo pela educação.

Contras: A empresa tem o sonho de ser um great place to work, porém escolhe a forma errada de cuidar dos colaboradores e está longe de ser um modelo de gestão de pessoas. Os bons funcionários não estão parando na empresa. Eles não estão conseguindo rete-los. Nunca vi tantas movimentações de setores e pessoas. Os gestores patinam, é visível que não sabem oque estão fazendo. Eles não tem experiência. Nunca passaram por tudo aquilo. Imagina oque é você entregar a sua carreira na mão de alguém assim. Como desejar um chefe assim? Quase não se vê pessoas de alta hierarquia com conhecimento/estudo em educação. Aquilo ali é o puro business!!! Eles não são educadores, só que a empresa é de educação!!! Oque fazer?

Conselhos para presidência: Alguém muito inteligente já disse aqui, que a presidência não se dá o luxo de ler tais contribuições. Esse recurso é mais par a aquele que pensa em trabalhar em um lugar ideal.

Já foi mto boa

Executivo de Vendas

Prós: Salários e benefícios compatíveis com o mercado, pagos em dia. Ambiente limpo e arejado.

Contras: Gestão oriundas de outro mercado, principalmente no inglês, estão DESTRUINDO o nome da empresa no mercado. Em São Paulo já fica bem difícil ser recebido em escolas. Empresa perdendo totalmente a credibilidade no mercado. Gestores egocêntricos totalmente perdidos. Não aceitam opinião. Dominam pela política do medo da demissão. planos de carreira só existem para os verdadeiros puxa-sacos. O trabalho bem feito não é reconhecido. Se puder, trabalhe em outra empresa!

Conselhos para presidência: Troquem toda a gestão por pessoas que realmente acreditava entendam na Educação, começando pelo diretor nacional. A gestão de idiomas necessita de gestores comerciais experientes e empáticos.

decepcionante

Técnico em Segurança do Trabalho

Ribeirão Preto, SP

Prós: Paga o salario em dia somente isso.

Contras: Dar muita poder a quem não sabe nem o que é pra fazer, gestores perdidos e cargos conseguidos por amizade

Conselhos para presidência: Cobra muito, incentiva muito mas na prática de resultado so os gestores ganham estrelinha ... E quem rala e faz as coisas acontecerem não ganha nem um obrigado.

Se vc entrar p/ o grupo de whats da diretoria vc cresce. Caso contrario nao.

Executivo de Vendas

Prós: Os salarios sao pagos sempre em dia. O plano de saúde é bom e compativel com o mercado. Nos cargos operacionais, existem pessoas maravilhosas.

Contras: Gerentes, coordenadores e diretoria oriundos de outros mercados como: cerveja ou shampoo. Nao endem do negocio, nao aceitam opiniao. Politica do medo: ou engole tudo de qq jeito ou sai fora. Politica bruta agressiva e grosseira. A cultura da empresa é só para inglês ver.

Conselhos para presidência: Voltem a trabalhar com colaboradores que compreendem o mercado.

Poderia ser melhor

Colaborador

Campinas, SP

Prós: Já foi uma boa empresa. Pagam em dia. Bom vale refeição, pagam transporte, seguro de vida e ppr por mérito por bater a meta. Empresa boa para o currículo.

Contras: Se você é talentoso e tem iniciativa, inovação e criatividade, essa definitivamente não é uma empresa pra você trabalhar. Diretoria muito fechada torce o nariz para pessoas da base.

Conselhos para presidência: Estudem sobre o ramo que estão se propondo a trabalhar. Aceitem idéias daqueles que verdadeiramente fazem a empresa acontecer. SeJam mais transparentes com a equipe. Planejem melhor e Estudem sempre

Perdidos no Ramo

Prós: Pagamento em dia. Produtos excelêntes. Bom para o currículo por se tratar de uma multinacional.

Contras: Gerentes e diretores oriundos de outros ramos fazendo o que dá na cabeça. Empresa perdendo totalmente posição no mercado. Falta de plano de carreira e pouca clareza com os colaboradores. Quer se dar bem nesta empresa? Trabalhe de qq jeito e puxe o saco daqueles que têm influência. Jamais expressw suas opiniões.

Conselhos para presidência: Voltar atrabaçhar com gente do ramo. Compreender o mercado. Estudar os resultados do que estão fazendo hoje, a longo prazo.

Empresa focada somente em resultados e não em pessoas.

Especialista

Prós: A empresa oferece salário de acordo com o mercado e o pacote de benefícios é razoável. Por não possuir processos, possibilita aos funcionários criarem sua própria maneira de trabalhar.

Contras: Nível de estresse muito alto por falta de processos e sistemas ágeis. Gestores não possuem treinamento e muitos cometem erros graves com a equipe. Poucas possibilidades de carreira pois o sistema de avaliação de desempenho é ineficaz. Muitos cortes de pessoal frequentemente, deixando funcionários sobrecarregados e doentes. Não há treinamento para os funcionários, ocasionando muitos erros.

Conselhos para presidência: Ao invés de basear a gestão da empresa em livros de Jim Collins para impressionar os funcionários, uma gestão mais organizada e efetiva deveria ser adotada. Muitos processos são desorganizados e não há transparência nas informações passadas aos funcionários. Por ser a maior empresa de educação do mundo, é absurdo que os funcionários não tenham nenhum treinamento e que não seja investido na educação dos colaboradores.

Funcionário pouco valorizado.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: O banco de horas até que é razoavelmente flexível. Algumas pessoas estão dispostas a ajudar e são pessoas boas. A presidência é meio próxima.

Contras: Algumas pessoas, inclusive gerentes, antiprofissionais e arrogantes. Promove muito por amizade e protege pela mesma razão. RH pouco competente da admissão e demissão. RH fraco no geral. Política de redução de pessoal. Falta transparência de alguns gestores e alguns são despreparados para liderar. Colaborador as vezes é robotizado. Desorganização geral. Falta padronização e processos definidos. Falta plano de carreira. Benefícios ruins. Não tem bolsa de estudos. Sem incentivo para cursos. Pouco treinamento para funcionários. Algumas pessoas muito frias. Falta comunicação entre as áreas. Comunicação interna fraca. Alguns eventos desorganizados. Alta pressão. Carga horária longa, 44 horas semanais. Localização ruim. Gerentes mais preocupados com bônus que com trabalho bem feito. Realização e quantidade em detrimento de qualidade. Foco em resultados deixando de lado a valorização do capital humano. Foco em resultado e meta e não em mudar o mundo por meio da educação.

Não recomendo

Analista Júnior

Prós: 1. Há possibilidade de mudar de rotation Job 2. As pessoas estão predispostas a ajudar a tirar as suas dúvidas 3. A empresa está sempre exigindo que você saia dazona de conforto

Contras: 1. Plano de carreira não estruturado 2. Pessoas mal qualificadas para a empresa 3. Paga-se pouco e exige-se muito 4. Poucos benefícios 5. Cultura de promover as pessoas pela afinidade e não pelo desempenho/mérito

Conselhos para presidência: 1. Estruture um plano de carreira 2. Promova uma cultura onde o funcionário é valorizado e não somente explorem a mão de obra do funcionário 3. Melhore os benefícios e o clima organizacional

Pearson

Descrição:Pearson, há 150 anos no mercado, é líder em educação no mundo e está presente em mais de 80 países com 40 mil colaboradores. Vemos a jornada do aprendizado de todos os ângulos no contexto de um mundo que está percebendo rapidamente o poder econômico e o valor social da educação. Isso inclui alunos, professores, educadores e governos, que tornam possível essa viagem. Para nós, a Educação não é qualquer produto, mas sim uma grande responsabilidade. Por isso, nossa estratégia global é a de sempre colocar o aluno no centro de tudo o que fazemos. Investimos e nos comprometemos a desenvolver produtos, serviços e tecnologias que tenham eficácia, ou seja, que alcancem as pessoas onde quer que elas estejam, no tempo em que elas desejam, com os recursos mais propícios para absorção de conteúdo e de forma customizada. No Brasil, considerada um dos maiores players privados de Educação, onde atuamos desde a década de 1970.