Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)

Como é trabalhar na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)?

boa

Perito Criminal

Três Rios, RJ

Prós: A profissão é Boa, dinâmica e traz um grande retorno para a sociedade.

Contras: Não possui incentivo para o crescimento profissional, não tem plano de carreira bom.

Conselhos para presidência: Respeite as pessoas e trabalhe em equipe. A empresa são as pessoas e o estado são os seus servidores.

A instituição poderia ser a melhor do mundo para se trabalhar se tivesse uma boa gestão

Inspetor de Polícia

Prós: Excelente flexibilidade de horário, dinamismo, programa de hora extra (conhecido como RAS) , premiação por metas e a atividade policial que por si só já é uma ótima experiência.

Contras: Baixos salários, péssimas condições de trabalho, atrasos no pagamento, plano de carreira horroroso, falta de gestão administrativa e de pessoas, burocracia, modelo de polícia arcaico, código penal e de processo penal ultrapassados, concurso para chefe, falta de meritocracia, corrupção, risco de vida, falta de adicional noturno e falta de reconhecimento da atividade pelo judiciário.

Conselhos para presidência: Gestão administrativa e de pessoal, incentivando a meritocracia.

Avaliação PC.

Inspetor de Polícia

Prós: Flexibilidade, companheirismo, estabilidade, função desempenhada, satisfação pessoal, relevância social.

Contras: Salário, desprestígio, falta de plano de cargos e salários, falta de vale alimentação compatível com o mercado.

Com o efetivo atual, vai entrar em colapso.

Inspetor de Polícia

Prós: Poder ajudar a população. Durante o serviço de plantão, o policial possui uma certa autonomia. A instituição não fica perseguindo policiais para mostrar serviço.

Contras: Falta gestão. O serviço de plantão é muito sugado e com a falta de efetivo, chega a um nível de esgotamento muito alto.

Conselhos para presidência: Contratem mais policiais, esvaziem as especializadas e coloquem esse efetivo nas distritais, pois é nelas que a população vai quando precisam.

Excelente para usar como trampolim para cargos mais complexos.

Prós: Escala de 24 x 72 hs. Possibilidade de trabalhar perto de casa ou em funções compatíveis com suas aptidões.

Contras: Salário baixo. Delegados sem interesse na profissão, visando somente status e remuneração.

Conselhos para presidência: Prestar mais atenção no ser humano e tratar-nos com o devido respeito.

Verdadeira

Inspetor

Prós: Liberdade. Boa escala de trabalho , experiências unicas , realizações

Contras: Salario baixo, pouca valorização , não existe interesse em aperfeiçoar os profissionais de segurança

Conselhos para presidência: Aumentar e valorizar seus funcionarios

Positiva

Investigador

Prós: Fazer o bem sem olhar a quem,possibilidade de ter outra renda.

Contras: Exposição e risco de vida inerentes a profissão policial. Trabalho 24 horas.

Carreira dinâmica, interessante, mas pouco valorizada

Oficial de Cartório

Prós: Flexibilidade, dinamismo,

Contras: Carreira pouco valorizada, pouca possibilidade de crescimento profissional, falta de estímulos para aperfeiçoamento do profissional, baixo salário

Se o salário fosse melhor valeria a pena

Paraíba do Sul, RJ

Prós: Ter uma arma, colete e um distintivo, só por isso já é uma profissão melhor que a maioria. Tenho a chance de desvendar crimes e colocar criminosos na cadeia.

Contras: A maioria é deslocada para serviços que não são propriamente investigativos. Vão trabalhar no balcão, fazem serviços de tirar fotos de presos ou funções que não demandam maior esforço intelectual.

Realidade atual

Inspetor de Polícia

Prós: A Escala é flexível, ainda possui bons companheiros de trabalho, que conseguem extrair resultados muito além das ferramentas entregues, não é emprego, é cargo.

Contras: Plano de carreira é muito defasado, e a progressão é lenta, sofrendo ainda interferência de fatores políticos nas promoções, por este motivo muitos fazem da casa um ponto de parada na carreira pública. Se dedicando mais a sair da instituição, ao invés de se aprimorar mais no cargo.

Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)