Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)

Como é trabalhar na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)?

Positiva

Investigador

Prós: Fazer o bem sem olhar a quem,possibilidade de ter outra renda.

Contras: Exposição e risco de vida inerentes a profissão policial. Trabalho 24 horas.

Avaliação PC.

Inspetor de Polícia

Prós: Flexibilidade, companheirismo, estabilidade, função desempenhada, satisfação pessoal, relevância social.

Contras: Salário, desprestígio, falta de plano de cargos e salários, falta de vale alimentação compatível com o mercado.

Estagiário Superior

Prós: Proporcionam um aprendizado para carreira profissional, sempre atenciosos e respeitosos naquilo que nos ensinam, ajudam a crescer profissionalmente.

Contras: Não há pontos negativos na polícia civil, é um lugar bom de se trabalhar com profissionais competentes e extremamente atenciosos no que é preciso.

Bom para quem é jovem.

Inspetor

Prós: Boa escala de trabalho. Trabalha-se em média 24 x 72 hs. Se estiver lotado em uma delegacia com poucas ocorrências e fora de áreas de risco é tranquilo.

Contras: Não existe gestão de pessoas e qualidade. As autoridades não têm o menor conhecimento de administração, processos e gestão. Como a área de saber delas é jurídica a burocracia é gigantesca.

boa

Perito Criminal

Três Rios, RJ

Prós: A profissão é Boa, dinâmica e traz um grande retorno para a sociedade.

Contras: Não possui incentivo para o crescimento profissional, não tem plano de carreira bom.

Conselhos para presidência: Respeite as pessoas e trabalhe em equipe. A empresa são as pessoas e o estado são os seus servidores.

Verdadeira

Inspetor

Prós: Liberdade. Boa escala de trabalho , experiências unicas , realizações

Contras: Salario baixo, pouca valorização , não existe interesse em aperfeiçoar os profissionais de segurança

Conselhos para presidência: Aumentar e valorizar seus funcionarios

Excelente para usar como trampolim para cargos mais complexos.

Prós: Escala de 24 x 72 hs. Possibilidade de trabalhar perto de casa ou em funções compatíveis com suas aptidões.

Contras: Salário baixo. Delegados sem interesse na profissão, visando somente status e remuneração.

Conselhos para presidência: Prestar mais atenção no ser humano e tratar-nos com o devido respeito.

Inspetor de Polícia

Prós: Horário flexível Possibilidade de trabalhar em escala, na folga estudar ou fazer outra atividade Liberdade para o trabalho Geralmente, excelente relação entre delegados e tiras (chefes e subordinados)

Contras: Total desvalorização por parte da sociedade e Estado Parte administrativa um tanto desorganizada Carreira(promoção) absurdamente lenta e com critérios que na verdade NÃO beneficiam o merecimento ou tempo de serviço, a grande maioria se aposenta sem chegar ao topo da carreira

Conselhos para presidência: Modificações no critério de promoção, com provas internas, tempo limite para permanência em um cargo respeitado. Percentual de vagas reservadas para o público interno no concurso para delegado.

A instituição poderia ser a melhor do mundo para se trabalhar se tivesse uma boa gestão

Inspetor de Polícia

Prós: Excelente flexibilidade de horário, dinamismo, programa de hora extra (conhecido como RAS) , premiação por metas e a atividade policial que por si só já é uma ótima experiência.

Contras: Baixos salários, péssimas condições de trabalho, atrasos no pagamento, plano de carreira horroroso, falta de gestão administrativa e de pessoas, burocracia, modelo de polícia arcaico, código penal e de processo penal ultrapassados, concurso para chefe, falta de meritocracia, corrupção, risco de vida, falta de adicional noturno e falta de reconhecimento da atividade pelo judiciário.

Conselhos para presidência: Gestão administrativa e de pessoal, incentivando a meritocracia.

Com o efetivo atual, vai entrar em colapso.

Inspetor de Polícia

Prós: Poder ajudar a população. Durante o serviço de plantão, o policial possui uma certa autonomia. A instituição não fica perseguindo policiais para mostrar serviço.

Contras: Falta gestão. O serviço de plantão é muito sugado e com a falta de efetivo, chega a um nível de esgotamento muito alto.

Conselhos para presidência: Contratem mais policiais, esvaziem as especializadas e coloquem esse efetivo nas distritais, pois é nelas que a população vai quando precisam.

Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)