Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)

Como é trabalhar na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)?

Positiva

Investigador

Prós: Fazer o bem sem olhar a quem,possibilidade de ter outra renda.

Contras: Exposição e risco de vida inerentes a profissão policial. Trabalho 24 horas.

Satisfeito

Perito Criminal

Prós: Estabilidade, não tem rotina, trabalho flexível e interessante, relevante para a sociedade, multidisciplinar, permite realocação dentro do estado

Contras: Risco de vida, excesso de trabalho e responsabilidade, evolução lenta na carreira (salarial e de promoções), salário baixo para a função e quando comparado com outros estados e com o nível federal

Conselhos para presidência: Melhorar o plano de carreira dos funcionários e seguir o cronograma de promoções

Avaliação PC.

Inspetor de Polícia

Prós: Flexibilidade, companheirismo, estabilidade, função desempenhada, satisfação pessoal, relevância social.

Contras: Salário, desprestígio, falta de plano de cargos e salários, falta de vale alimentação compatível com o mercado.

Carreira dinâmica, interessante, mas pouco valorizada

Oficial de Cartório

Prós: Flexibilidade, dinamismo,

Contras: Carreira pouco valorizada, pouca possibilidade de crescimento profissional, falta de estímulos para aperfeiçoamento do profissional, baixo salário

Se o salário fosse melhor valeria a pena

Paraíba do Sul, RJ

Prós: Ter uma arma, colete e um distintivo, só por isso já é uma profissão melhor que a maioria. Tenho a chance de desvendar crimes e colocar criminosos na cadeia.

Contras: A maioria é deslocada para serviços que não são propriamente investigativos. Vão trabalhar no balcão, fazem serviços de tirar fotos de presos ou funções que não demandam maior esforço intelectual.

Realidade atual

Inspetor de Polícia

Prós: A Escala é flexível, ainda possui bons companheiros de trabalho, que conseguem extrair resultados muito além das ferramentas entregues, não é emprego, é cargo.

Contras: Plano de carreira é muito defasado, e a progressão é lenta, sofrendo ainda interferência de fatores políticos nas promoções, por este motivo muitos fazem da casa um ponto de parada na carreira pública. Se dedicando mais a sair da instituição, ao invés de se aprimorar mais no cargo.

Não vale a pena se você não for servidor.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Serviço Público. Trabalho simples e tranquilo. Horário flexível. Pessoas boas de se trabalhar. Trabalho sem qualquer tipo de pressão. Bom trabalho.

Contras: Trabalho terceirizado, não reconhecido, e que você é totalmente não visto e mal remunerado. Cancelado sem aviso algum. Contrato ruim entre empresa e pessoa.

Estagiário Superior

Prós: Proporcionam um aprendizado para carreira profissional, sempre atenciosos e respeitosos naquilo que nos ensinam, ajudam a crescer profissionalmente.

Contras: Não há pontos negativos na polícia civil, é um lugar bom de se trabalhar com profissionais competentes e extremamente atenciosos no que é preciso.

Bom para quem é jovem.

Inspetor

Prós: Boa escala de trabalho. Trabalha-se em média 24 x 72 hs. Se estiver lotado em uma delegacia com poucas ocorrências e fora de áreas de risco é tranquilo.

Contras: Não existe gestão de pessoas e qualidade. As autoridades não têm o menor conhecimento de administração, processos e gestão. Como a área de saber delas é jurídica a burocracia é gigantesca.

boa

Perito Criminal

Três Rios, RJ

Prós: A profissão é Boa, dinâmica e traz um grande retorno para a sociedade.

Contras: Não possui incentivo para o crescimento profissional, não tem plano de carreira bom.

Conselhos para presidência: Respeite as pessoas e trabalhe em equipe. A empresa são as pessoas e o estado são os seus servidores.

Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ)