Como é trabalhar na Paulinas?

Ótimo lugar para quem está inciando ou encerrando a vida profissional

Prós: - Oportunidade para quem está entrando no mercado de trabalho; - Estabilidade, muitos funcionários com mais de 10 anos; - Bom ambiente de trabalho; - A empresa é flexível quando há necessidade de se ausentar por motivos pessoais.

Contras: - Não há plano de carreira; - Falta maior integração entre os departamentos; - Administração "fechada", não há abertura para opiniões e/sugestões; - Pouco incentivo para qualificação dos funcionários operacionais.

Experiência relevante de trabalho

Gerente de MarketingEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Localização de fácil acesso, em frente ao metrô, expediente se encerrando sempre as 17h45, pagam em dia sem atrasar, ambiente de trabalho tranquilo.

Contras: Sem oportunidades de crescimento na carreira, cargos de direção ocupados por freiras que não entendem de marketing, TI, Financeiro e etc, não há possibilidade de pontes em feriados, como Natal, Ano Novo e não há preocupação com o lado humano dos funcionários, se você quebrar um braço e não puder trabalhar, você é gentilmente demitido.

Conselhos para presidência: Contratar diretores do mercado

Minha pior experiência profissional.

Designer GráficoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Bom acesso (em frente ao metrô), encerramento geral do expediente às 17h45, não há tanta pressão e cobrança para os trabalhos a médio e longo prazo.

Contras: Começo dizendo que lá não existe cargo de gerência ou diretoria. Todos são ocupados por freiras que não sabem do mercado, o que o deixa sem liderança e muitas vezes cobram trabalhos totalmente impraticáveis. O salário é baixo, não há perspectiva de crescimento profissional ou de promoção salarial (te falam isso na própria entrevista), não há quase benefícios, VT por que é obrigado pelo sindicato e VR tão baixo para região que você sempre tem que completar suas refeições com o próprio bolso. Não há possibilidade de folgas em feriados, festas de fim de ano, nem nada. Reuniões que duram 5 horas e depois nada se cumpre. Para trabalhos urgentes, as irmãs sentam ao seu lado e vigiam seu trabalho, gerando constrangimento mútuo.

Conselhos para presidência: Contratar gestores e executivos do mercado, ficando as irmãs apenas para o conselho.

Não parece uma empresa

Jornalista

Prós: Alguns colegas são bem legais, a localização da empresa (em São Paulo) é ótima, bem na frente do terminal de ônibus e do metrô, tem bastante lugar para almoçar por perto, dá tempo de fazer coisas pessoais durante o trabalho, pela internet.

Contras: Não existe plano de carreira. Só as freiras são gerentes. Ou funcionários que estão na casa há 20, 30 anos. As gerentes não têm noção do que acontece no mercado lá fora, porque nunca trabalharam em outro lugar na vida, e pouco entendem da área que cuidam. O horário de trabalho é rigoroso e eles não aceitam atrasos nem nos deixam sair para tomar um café. Parece escola. Também não podemos fazer barulho ou dar risada alta que já vem alguém reclamar ou perguntar o que está acontecendo. Não existe clima empresarial. Parece um convento. Não há motivação, incentivo ou preocupação com o bem-estar do funcionário. Ele que se vire, ele que se dane. Não emendam feriados - ou se o fazem, nos obrigam a compensar as horas. Não há cobrança no trabalho e isso é ruim porque não nos incentiva a ser melhores, a aprender ou estudar. Muitas freiras de mau-humor ou mal-educadas, que não cumprimentam, não falam bom-dia. Não há comunicação interna e o trabalho nunca é em equipe por completo (começa numa reunião e termina cada um por si). Aliás, as reuniões costumam durar mais de três horas.

Exata

RevisorEx-funcionário, saiu em 2007

Prós: Profissionais qualificados, ambiente de trabalho, localização da empresa, jornada de trabalho diferenciada, limpeza, organização, entre outros fatores.

Contras: Ambiente católico muito silencioso, falta de ascensão na carreira ou na empresa, direção e gerência destinadas a profissionais religiosos somente.

Bom emprego, mas não é um carreira!

Web Designer

Prós: Pouca demanda de trabalho, pagamento sempre em dia, perto do terminal de ônibus e estação do metrô, os funcionários entram e saem no horário (a empresa não gosta que os colaboradores façam horas extra).

Contras: Não oferece muitos benefícios, não tem plano de carreira, não possui mais convênio de assistência médica e não emenda feriados (a não ser que o funcionário peça folga, assim terá que compensar depois)

Pensa pequeno

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: É uma empresa que paga em dia, não exige muito do funcionário, há em algumas áreas, dependendo do superior, um lado humano mais aflorado, por ser uma empresa religiosa.

Contras: Não tem plano de carreira ou chance de crescimento. Empresa comandada por religiosos que pouco sabem do ramo. Pouca possibilidade de inovação.

Pensa pequeno

Prós: O relacionamento humano sem dúvida é um diferencial positivo. Não tem muita pressão para desenvolver seu trabalho e até uma certa liberdade para sua produção.

Contras: Pensa pequeno demais. Possui estrutura e possibilidade gigantescas, mas trava na burocracia, no medo de avançar e na frase símbolo: "não temos dinheiro" (gastando rios de dinheiro em paliativos ao invés de resolver, definitivamente, o problema).

Dê sorte e encontre um superior educado

Assistente EditorialEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Trabalho pode ser desenvolvido com calma, levando em consideração etapas de produção importantes e foco nas obras editadas

Contras: Diretores e superiores imediatos desconhecem o fluxo editorial, não estão dispostos a ensinar, muitas vezes fazem o trabalho de má vontade e, principalmente, há muitos problemas pessoais entre os funcionários, o que faz com que a convivência seja muito difícil. Outro problema é a ausência de plano de carreira, não importa seu grau de estudo ou profissionalização.

Conselhos para presidência: Conhecer o trabalho de cada funcionário: muitas vezes eles são desvalorizados por desconhecimento das tarefas de cada um. Não há supervisão ao trabalho das "irmãs" e isso pode ser uma armadilha, pois você pode desenvolver o trabalho sozinho e quem recebe o mérito é uma delas.

Precisa melhorar e muito

Consultor de Vendas

Maringá, PR

Prós: Além de ser um trabalho faço dele minha missão pois posso evangelizar em meu local de trabalho com o material.

Contras: Salária baixo e um gerência que não valoriza o funcionário no dia a dia e só trata com ignorância.

Paulinas