Como é trabalhar na Outotec?

Boa empresa Finlandesa mas pega em ter o "jeitinho brasileiro" nas decisões.

Prós: A empresa com grande fama no mercado de mineração. Em relação aos funcionários valoriza os engenheiros de campo para treinamentos no exterior quando falam inglês. Possui gestão interna baseada nos costumes europeus. Possui alta integração com as demais unidades espalhadas pelo mundo o que agiliza a solução e apoio quando identificado um problema. Bem flexível com os horários de trabalhos e apoia atividades extras quando trabalho ocorre no escritório.

Contras: A gestão é padrão europeia (Finlandesa) porém os gestores em sua grande parte ainda são brasileiros e por isso cometem erros comuns às industrias brasileira, como a falta de planejamento de uma plano de carreira de funcionários, corte de gastos nos benefícios dos funcionários ao invés de focar em um bom planejamento de inicio de projetos. Empresa mudou beneficiando as atividades de escritório e prejudicou o corpo (base da piramide) cortando benefícios anteriormente existentes.

Conselhos para presidência: Reveja a politica de cortes de benefícios dos funcionários de campo. Aprenda com os erros ocorridos em projetos anteriores. Desenvolvam junto com cada funcionário uma plano de carreira e como atingi-lo.

Multinacional com sistema de empresa pequena

Assistente

Guarapari, ES

Prós: Oportunidade de amadurecimento profissional, agregando conhecimento de diferentes áreas. Vivência multinacional te oeferece a oportunidade de ter uma experiência diferenciada no mercado de trabalho. Fortalecimento do seu currículo pela fama que a empresa possui no mercado internacional.

Contras: Uma das maiores empresas globais em sua área, porém no Brasil atua como se fosse uma empresa familiar pequena. Mão-de-obra super desqualificada. Líderes despreparados e omissos em suas funções. Falta organização, planejamento e boa vontade. Há um poder de mercado imenso, porém desperdiçado.

Conselhos para presidência: Perceba melhor o feedback dado pelos seus líderes e gestores. Eles arruinam os resultados esperados. Fortaleça a base para sustentar o topo, do contrário todas as metas já começarão na desvatagem. Seus talentos são perdidos por isso.

Bela e sadia

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2017

Chapecó, SC

Prós: Horários cariados pela empresa são bem flexíveis e podemos fazer nossos horários na empresa. Isso é bem bom para o ambiente de trabalho nosso.

Contras: Colegas não comportados , salário creio que não é compatível com a função, sempre em viagem, usando carro próprio e quilometragem recebida muito abaixo do mercado

Otima empresa porém alguns Gestores deveriam ser melhor avaliados

Analista de ComprasEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Empresa com ótimo salário, e ótimos benefícios. Preocupação do RH na melhoria de benefícios para os funcionários. Boa oportunidade de conhecer pessoas de outros países principalmente Alemanha e Finlândia, proporcionando troca de cultura organizacional. Empresa oferece alguns cursos para os funcionários melhorando conhecimento no ramo de atuação da empresa.

Contras: Ambiente não é muito agradável e alguns gestores, não todos, não fazem a menor questão que tenha um bom ambiente , muito pelo contrário, alguns acreditam que vão conseguir impor sua autoridade na base de ameaças. Alguns cargos de Coordenação tem pessoas que não tem o menor equilíbrio para tratar de gestão de pessoas, presenciei Coordenador humilhar literalmente funcionário na frente de outros, e isso foi muito desagradável.

Conselhos para presidência: Deveria avaliar melhor como os funcionários são tratados por alguns gestores pois isso prejudica a imagem da empresa, podendo acarretar até problemas judiciais.

Não nem a melhor nem a pior escolha

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa grande e com algumas oportunidades em diversas áreas dentro da própria empresa. Não é raro verificar mudanças de pessoas entre setores. Salários acima da média do mercado para contratados. Para estagiários, abaixo.

Contras: Não possui um plano de carreira estruturado. Estagiários não recebem vale alimentação. Estagiários recebem responsabilidades e são reconhecidos por isso.

Boa empresa para trabalhar

Coordenador de Recursos Humanos (RH)

Guarapari, ES

Prós: Salário e beneficios Oportunidade de Crescimento Oportunidade de desempenhar meu papel com qualidade Independência Oportunidade de conhecimento

Contras: Dificuldade de comunicação entre os diversos setores da empresa Falta de diretrizes e procedimentos para tornar mais ágil as atividades e decisões

Excelente empresa para trabalhar com alguns pontos de melhoria

Prós: Empresa muito flexivel, com excelentes beneficios. Ambiente saudavel e equilibrando com liberdade para desenvolver o trabalho. Escritorio bem localizado.

Contras: Nao tem plano de carreira, muito cargo de chefia. Chefia com muito ego e pouco conhecimento para colocar em pratica. Muitas responsabilidades para pouucas pessoas.

Bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente muito positivo com pessoas muito boas. Bons salarios, empresa multinacional, possibilidade de mudanca para fora do pais atraves de aplicacoes internas

Contras: Falta de plano de carreira, gestao mal feita, falta de cultura empreserial. Setor de atuacao falido, com processos internos ruins, tornando muito monotono

Bom ambiente para crescimento.

Projetista MecânicoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Oportunidade de trabalhar com tecnologias únicas. Autonomia para trabalhar no que tange a sua área de atuação. Projetos com alto grau de desafio técnico e de gestão.

Contras: Falta de foco em relação ao desenvolvimento da equipe. Insegurança para definir metas consistentes. Oportunidades restritas a certos perfis que mais tarde se revelaram não apropriados para assumir novos projetos.

Empresa nível de primeiro mundo ainda se acostumando com o padrão europeu.

Engenheiro de Serviços

Guarapari, ES

Prós: Gestão perfil europeu. Os valores de primeiro mundo finlandeses são repassados à todos os funcionários.

Contras: A empresa possui grande número de pessoas de cargos altos de liderança e não apresenta plano de carreira ao colaborador.

Outotec