Como é trabalhar na Outback Steakhouse?

Decepção e desmotivação é o lema de 98% dos Outbackers.

Waiter

São Caetano do Sul, SP

Prós: Dependendo do seu desempenho (e da sua relação com os gerentes *contras*) você consegue realmente ganhar muito bem.

Contras: É um lugar carente de líderes capacitados onde para se ganhar destaque ou reconhecimento deve-se apelar para "puxação-de-saco". A falta de capacitação emocional dos superiores para assumirem tais cargos resultam na desmotivação do funcionário, uma vez que receber um elegio/incentivo é raro e receber uma crítica pesada, um castigo ou um rebaixamento é facílimo. Fora isso, muitas vezes a falta de recursos para trabalhar dentro do restaurante deixa o plantão cansativo e estressante a um nível desumano, o que acaba refletindo nos clientes, tanto pelo humor do atendente quanto pela demora muitas vezes ocasionada por essas faltas de recursos, tais como:
    *Falta de funcionário na loja - Na cozinha que muitas vezes não tem o número adequado de funcionários para atender à demanda de pratos e sobremesas; Muitas vezes também não tem o número adequado de pessoas para lavar as louças; Muitas vezes também não tem o número adequado de funcionários que limpam as mesas do salão e que reabastecem itens importantes como louças, talheres, chopp, copos, xarope dos refrigerantes, etc.; Muitas vezes não tem o número certo de atendentes o que acaba sobrecarregando o atendente presente.
    *Falta de ferramentas de trabalho - Poucas tábuas, talheres, pires, copos, molheiras;
    Além disso os atendentes são submetidos à serviços que atrasam o atendimento ao cliente como por exemplo, refazer chá, repor manteiga, repor pilhas de copo, repor açúcar/monin, repor gelo e dependendo da falta de funcionários do setor adequado, às vezes até repor louça e talheres.

Além disto a comida fornecida para o funcionário é péssima, não é possível levar marmita, pois não tem geladeira para funcionários, os banheiros são pequenos e nojentos e na maior parte do dia falta papel, não tem número suficiente de armários para todos os funcionários, o chão da cozinha como o do salão são absurdamente escorregadios e uma minoria de funcionários ganham botas de proteção, a sala de break não oferece espaço suficiente para todos se sentarem e descansarem ou até mesmo comerem, muitas vezes obrigando os funcionários a sentar nas escadas com os pratos na mão, a distribuição de uniforme é restrita, não há nenhum preparo para trabalhar com bandejas (forma adequada de utilizá-las sem causar danos à coluna).

Sem contar que não há funcionários responsáveis pela faxina do restaurante, são os atendentes das mesas que tem que limpar as mesas, bancos e embaixo dos bancos que atenderam, varrer a área, enrolar talheres e colocá-los nas mesas, repor bolachas e cardápios. E em um critério de escala, todo dia, 4 atendentes limpam cada um, um setor da cozinha. Assim como os funcionários da cozinha limpam toda a área que utilizam.

A única vantagem que é oferecida para o Outbacker é um desconto de 50% nos dias que você quiser comer lá, no entanto, o que não é explicado é que:
    1) Você não pode pedir comida pra viagem.
    2) Você pode ficar no máximo 1 hora na mesa.
    3) Você não pode nem sonhar em entrar no restaurante se tiver fila de espera.
    4) Você não pode desfrutar desse benefício de sexta, sábado e domingo.
    5) Você não pode reclamar de absolutamente nada na mesa, nem se seu prato vier errado ou frio, mesmo que sua carne venha crua.
    6) Você não pode tomar mais de dois chopps.
    7) Você não pode gastar muito.
    8) Você não pode ficar no balcão do bar pois lá é mais fácil de você roubar algo.
    9) Você não pode comprar nada no restaurante que você trabalha caso não esteja de folga, com desconto ou sem desconto.

Conselhos para presidência: A peça fundamental para o restaurante é o cliente. Pensem que entre vocês (quando eu digo vocês me refiro à todos os superiores, desde à presidência até os gerentes de salão) e os clientes, estamos nós, os funcionários. A ÚNICA forma de vocês atingirem seus clientes, é através de nós. Vocês deveriam se preocupar mais com o bem estar dos seus funcionários do que com o dos clientes em si, porque um atendente feliz faz um cliente muito mais feliz. Acreditem na profundidade do que digo.
    O cliente pode ser apaixonado pela comida do Outback, mas se não for bem atendido, corre para a concorrência.

Eu sou o representante do seu cliente dentro do restaurante. Eu posso observar a insatisfação dele com algo e não me pronunciar, como posso mostrar toda a hospitalidade que o Outback almeja e me desdobrar para fazer aquele cliente sair mais do que satisfeito de lá. Mas um atendente desmotivado, não consegue motivar um cliente insatisfeito.

Outback Steakhouse