Como é trabalhar na Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS)?

Empresa para construir uma carreira para a vida

Estagiário Superior

Prós: A estrutura da empresa é ótima, assim como o ambiente que ela proporciona aos funcionários. As pessoas que trabalham lá são muito competentes e capacitadas. Dá para se ter um convívio muito bom e saudável com os colegas de trabalho, e até, criar amizades. É uma empresa onde facilmente poderia criar uma carreira. O estilo da empresa é parecida com uma Estatal. Pensam muito nos funcionários, desde a saúde e bem-estar, como também com bons salários e benefícios, que se estendem aos familiares. Os benefícios de estagiários são: auxílio-bolsa (R$ 980) + vale transporte (o que for necessário) + vale refeição (R$552). Para a melhoria da qualidade de saúde, a empresa oferece shiatsu 3 vezes por semana, apóia corridas de tempos em tempos, contribui com eventos culturais, incentiva a leitura, oferecendo uma biblioteca dentro da empresa e convênio com a biblioteca da UFRJ. Vê-se pouca rotatividade de funcionários.

Contras: A evolução na carreira é um pouco lenta, mas para quem tem perseverança, vontade e capacidade, é possível, sim. Os estagiários de Engenharia Elétrica têm mais chances de crescimento que os de outras áreas. A bolsa oferecida aos estagiários é pouca, se comparada a outras empresas. Como a rotatividade de funcionários é baixa, a oportunidade de entrar na empresa também o é. O processo seletivo é bem disputado. No geral, os pontos positivos superam e muito aos negativos.

Ambiente de trabalho altamente cooperativo, porém crescimento lento

Prós: Ambiente muito cooperativo. Empresa única no setor elétrico em que pode-se aprender constantemente. Pessoal altamente qualificado tecnicamente.

Contras: Para pessoas que não tem muita paciência pode ser um balde de água fria pelo fato do crescimento ser relativamente lento. No entanto, o ambiente de trabalho construtivo e harmônico ameniza este fato.

Bom pra aprender

Brasília, DF

Prós: Oportunidades de palestras, treinamentos onde pode se aprender muito. Profissionais da empresa com muita experiência no setor elétrico. Oportunidade de construir carreira sólida , baixa rotatividade de empregados. Horário flexível.

Contras: Para estagiários o salário é simbolico, o que compensa é o vale refeição para inteirar uns mil e poucos. Difícil de entrar, concorrência do processo seletivo acirrada, poucas vagas de trainee, o cargo vai aumentando com o tempo de serviço e as vagas quando alguém sai.

Excelente empresa !

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente de trabalho, benefícios, remuneração, bem estruturada. Os profissionais são extremamente capacitados. A empresa investe em programas de capacitação em instituições de ensino de alta qualidade.

Contras: Sem pontos negativos, a empresa oferece todas às oportunidades necessárias para desenvolvimento da carreira dos seus colaboradores. Não tenho reclamações sobre o período em que trabalhei nesta empresa.

Excelente!

Prós: A possibilidade de aprendizado e o ótimo ambiente de trabalho!

Contras: Na verdade é bem difícil apontar um ponto negativo. É algo, relativamente, subjetivo. O que é negativo para um, pode não ser para outro.

Uma boa empresa para se trabalhar se você não pensa em crescimento rápido

Engenheiro Eletricista

Prós: Capacidade técnica das pessoas, possui uma boa politica de benefícios, o ambiente em algumas Gerências é saudável e equilibrado . A empresa investe na capacitação do funcionário, independente se é Trainee, estagiário ou permanente.

Contras: O Plano de meritocracia que nem sempre privilegia o mérito . O pensamento da instituição é de uma empresa Estatal. O crescimento profissional dentro da empresa é muito lento . As boas ações não são reconhecidas pela Gerência.

Ótima empresa, mas poderia remunerar melhor.

Operador Supervisor

Prós: ambiente saudável e equilibrado, liberdade para desenvolver meu trabalho. baixo turnover e companheiros de trabalho colaborativos, sem competição desleal.

Contras: Os salários não são compatíveis com o nível de responsabilidade, acredito que deveríamos receber uns 30% a mais pelo que fazemos e pela importância para o país.

Muita cobrança,mas o salário e benefícios correspondem

Assistente Administrativo II

Prós: Salario, benefícios, investimento em treinamento, estabilidade, solidez da empresa, qualidade dos recursos humanos são pontos positivos a serem destacados.

Contras: Clima organizacional, resistência à mudança e renovação, lentidão em processos, idade média dos empregados, visão sobre o bem estar do empregado.

Conselhos para presidência: Foco no Clima Organizacional e integração entre as áreas da empresa

Secretário

Prós: Bons benefícios, boa estrutura, bom relacionamento com gerentes, estrutura da empresa boa para trabalhar e bons colegas e trabalho que te ajudam quando precisa.

Contras: Sem plano de carreira, os terceirizados não tem os mesmos benefícios dos funcionários contratados. O vale refeição poderia ser melhor, devido ao valor caro dos restaurantes nas proximidades.

Boa remuneração, extremamente hierarquizada

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salário, benefícios, programas de saúde, boa localização. Oportunidade de trabalhar com profissionais referentes da área. Horário flexível.

Contras: Cultura de funcionalismo público. Empresa extremamente hierarquizada, pouca flexibilidade, processos rígidos e morosos. Pouco incentivo a criatividade.

Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS)

Descrição:O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).