Como é trabalhar na Olist?

Muitos problemas a serem resolvidos

Prós: Curva de aprendizado muito boa e pessoas muito competentes trabalhando nas áreas. Há espaço para trabalhar e empoderamento de funcionários na maior parte das equipes. Há muita abertura para quem está começando e quer aprender.

Contras: Alguns gestores e coordenadores não são qualificados para a posição - qualificações muitas vezes exigidas de assistentes e analistas e que o próprio gestor não tem. Há falta de plano de carreira definido, o que faz com que os funcionários fiquem perdidos quanto ao futuro na empresa. O salário é incompatível com as responsabilidades e cobranças. Embora o discurso seja de que a empresa valoriza resultados, há muita politicagem envolvida quanto a movimentações e promoções. A gestão mexe com expectativas de forma equivocada, gerando frustração e descontentamento. O setor que deveria cuidar da gestão de pessoas (RH) e do clima da empresa é um dos que mais peca, fazendo coisas inapropriadas como discurso político e menosprezando funcionários publicamente. Há tanta preocupação com a boa imagem a ser passada para investidores que a própria rotina dos funcionários precisa mudar para passar uma boa impressão (exemplo: não poder almoçar no refeitório da empresa para não ter perigo de ficar cheiro no ambiente quando investidores são recebidos).

Conselhos para presidência: Valorizaria mais a opinião dos funcionários e não somente o quem vem de fora.

Está piorando!

Prós: O bem mais precioso que a empresa tem é sua cultura descontraída na qual as pessoas podem se vestir como querem, não há muita burocracia e formalidades. Isso está mudando cada vez mais rápido, pois com o crescimento acelerado percebe-se uma dificuldade em manter esse ambiente agradável.

Contras: Definitivamente a maior falha hoje é a atuação da área de RH. Os benefícios são ruins, não há um plano de carreira estruturado e nenhuma ação para retenção de talentos. A questão cultural que era um ponto forte está aos poucos se perdendo. A empresa foca muito em como se mostrar ao mercado, mas isso não reflete no dia-a-dia que vivemos. A disparidade salarial da gerência é frustrante também.

Conselhos para presidência: Recomendo revisarem os pontos de melhoria e realmente olharem com mais atenção para os funcionários, pois são eles que fazem a empresa acontecer.

Já foi de todos.

Prós: Startup com ritmo exponencial de crescimento, gerando possibilidades para os funcionários aprenderem com pessoas de alto nível profissional. Ambiente de trabalho é muito saudável.

Contras: Cria expectativas sobre promoções, passando prazos totalmente infundados. Em sua fase inicial empresa contou com a compreensão dos funcionários, que depois não foram retribuídos com a mesma confiança. Tempo de casa não é um diferencial.

Conselhos para presidência: Confie em seus funcionários como eles confiam em você.

Crescimento, mudanças

Prós: Empresa possibilita um grande aprendizado, tanto pelo lado pessoal quanto pelo lado profissional. Abertura de dialogo entre as áreas promove a facilidade em solucionar problemas.

Contras: Empresa perdeu o caminho em relação ao cuidado com seus funcionários, colocando prioridades que afastaram a maioria dos funcionários que antes possuíam total interesse nela. O que antas era uma empresa de todos, virou uma empresa de gestores.

Startup para quem gosta de grandes desafios

Prós: As oportunidades são praticamente infinitas para quem é bom, quer fazer a diferença, tem vontade de trabalhar, gosta de desafios, busca conhecimento e tem sonho grande. A equipe é super profissional e para todos que entram existe uma integração, na qual todos os gestores apresentam suas áreas e projetos. Além disso, no processo de entrada, todos foram muito solícitos, demonstrando vontade de ensinar e compartilhar o conhecimento. O Olist é uma startup transparente, onde muita informação é compartilhada, com objetivo de atingir resultados melhores. Por fim, o escritório é excelente, confortável, com uma vista incrível para toda a cidade, acessível de carro, ônibus e bike.

Contras: Como qualquer startup em ritmo de crescimento acelerado, nem tudo é processualizado e nem teria como ser. As áreas e funções são criadas no ritmo que a empresa cresce, por isso é demandado que as pessoas sejam independentes e corajosas para abraçar os desafios. Não existem pontos negativos para quem gosta de responsabilidade.

Inspirador e Acolhedor

Assistente Executiva Bilíngue

Prós: Ambiente de trabalho inspirador e acolhedor. Você tem liberdade para colocar suas idéias e expor seu ponto de vista, sem julgamento. Tudo é ouvido com muito carinho e justificado sempre. Uma empresa que cresce num ritmo muito acelerado, portanto te dá muitas oportunidades de desenvolvimento de suas habilidades e competências (profissionais e pessoais), bem como oportunidades rápidas de crescimento de carreira. Salários são compatíveis com o mercado e o pacote de benefícios é bom.

Contras: Nenhum ponto negativo. Ambiente é saudável e equilibrado e propício à inovação, criatividade e aprendizado. Equipe fantástica e muito bem qualificada.

Empresa em crescimento e com potencial enorme de ocupar espaços importantes

Prós: Clima, time, flexibilidade, oportunidades de carreira, negócio em crescimento e gestão preocupada com o bem estar dos colaboradores. Quem tem interesse em crescer e se mostra alinhado com os valores da empresa certamente tem chances reais de crescimento.

Contras: Não vejo pontos negativos. É uma empresa nova e com muitos aprendizados pela frente. Porém, o esforço em superar desafios é nítido e soma pontos para a avaliação positiva da empresa.

Excelente ambiente de trabalho, equipe muito unida e competente e é uma empresa com objetivos desafiadores.

Gerente de Design

Prós: O ambiente de trabalho é muito agradável e inspirador. Muitas pessoas da equipe estão entre os melhores profissionais que eu já trabalhei e é muito bom ter pessoas que são referência em suas respectivas áreas para te inspirar a ir além. Todo mundo é aberto a diálogo e é uma empresa que busca constantemente por soluções criativas e inovadoras para continuar crescendo.

Contras: Nenhum ponto negativo me chamou atenção. No geral a empresa parece se importar muito com o bem estar da equipe e deixar uma abertura grande pra dialogar com a respeito de melhorias.

Olist você é F_da! Crescerei contigo!

Analista Contábil

Prós: Abertura para criar e autonomia para determinar os meios de atingir suas metas, qualidade nos feedback, crescimento muito rápido, desenvolvimento ampliado das capacidades através da delegação de responsabilidades.

Contras: Crescimento muito rápido impede que seja definidos os processos, mas ao mesmo tempo permite que eles seja escritos e revistos com grande periodicidade, permitindo adaptação ao cotidiano.

Conselhos para presidência: Continuem permitindo que as pessoas tracem rumos para o Olist, mas não soltem as rédeas do negócio, pq juntos atingiremos o sucesso!

Empresa com potencial, mas ainda precisa evoluir no quesito de recursos humanos.

Analista de Novos Negócios JúniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Liberdade para o desenvolvimento de novas metodologias de trabalho e empreendedorismo, em cada área. Ambiente estimulante à inovação e criatividade.

Contras: Baixo investimento no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores e equipes, ausência da cultura de colaboração, presente em grande parte das startups.

Olist

Descrição:O Olist permite a qualquer micro, pequeno e médio negócio acessar os maiores canais de distribuição do mundo, além de poder gerenciar seus produtos, estoque, vendas, entregas e mensagens.
Recentemente retornaram ao Brasil, após 6 meses na 500 Startups, uma das principais aceleradores de startups do Vale do Silício nos Estados Unidos. Já receberam aporte de investimento profissional tanto de Angel Investors quanto de fundos de Venture Capital.