Como é trabalhar na Olist?

Muito a melhorar.

Analista de Customer Success

Prós: Ambiente jovial,clima agradavel,comidinhas ,horário flexivel,empresa em crescimento,oportunidade de grandes desafios e aprendizado que em empresas tradicionais você não teria.

Contras: Gestão totalmente fraca e amadora,somente os queridos dos gestores crescem,você só é visto se puxar saco,a cobrança é gigante e o salário pequeno.A cultura que é pregada não se aplica,não existe somos um só time,não existe o problema do outro é meu problema também,se você errar será cobrado eternamente.Pessoas de vários times desmotivadas pelos excessos da empresa,até mesmo nas reuniões semanais onde era pra ser um momento de descontração e atualização a cobrança é intensa.A rotatividade de funcionários esta crescendo as pessoas boas saindo ,pois não aguentam a politicagem da empresa,que parece querer viver de aparências.

Conselhos para presidência: Ficar mais próximo aos setores ,não adianta dizer que as portas estão abertas para novas idéias sendo que a presidência é distante dos colaboradores e não sabe de fato o que acontece nos setores.Há muitas coisas que podem ser mudadas e melhoradas ,tem tudo pra dar certo,faltam profissionais pra fazer acontecer,chega de amadorismo.O RH deve cumprir melhor seu papel e levar a presidência as coisas que acontecem,sem mascarar os fatos,uma laranja podre pode estragar todas as outras é isso que vem acontecendo.

Excelente empresa que valoriza pessoas (funcionários e clientes)

Sales Representative

Prós: Equipe de vendas muito unida, ambiente jovem e descolado, atividades voltadas para sempre questionar se está dando o seu melhor e praticar o "fazer diferente". Metas claras, desenvolvimento individual acelerado e sempre voltado para o objetivo global da empresa. CEO e gestores sempre próximos e acessíveis. Te dão liberdade para questionar toda e qualquer decisão da empresa. Te incentivam a propor mudanças e melhorias. Me sinto valorizado e com um futuro sólido na empresa.

Contras: O produto precisa melhorar e todos sabem disto, porém a velocidade com que acontece não é ideal - mas está mudando, precisamos de mais pessoas para atender todas as demandas. Alguns processos são difíceis de mudar, mesmo que a necessidade seja clara no dia a dia. O salário é abaixo da média, porém existem propostas de mudanças para 2019.

Excelente para crescer

Prós: Organização ótima. Preza por bons valores e estimula o crescimento pessoal. Está mais interessada no perfil dos profissionais do que em conhecimentos que podem ser facilmente adquiridos.

Contras: O produto ainda precisa de algumas melhorias, mas o time é bastante dedicado em solucionar os problemas na plataforma e na organização como um todo.

Frustração em alta!

Prós: A proposta da empresa é ótima e realmente faz você acreditar nela! O ambiente é descontraído com horário flexível e bem jovial. Bem localizado no centro da cidade e estruturado.

Contras: Alguns gestores e coordenadores não são qualificados para a posição. A falta de um plano de carreira, faz o funcionário se sentir perdido sobre um possível crescimento. Sem contar nas oportunidades de crescimento que aparecem, mas na mesma velocidade desaparecem. Não existe um crescimento interno, visto que o RH (setor que mais peca na empresa) prefere contratar pessoas de fora do que apoiar o crescimento interno. Um discurso muito bonito sobre valores para atrair marketing, mas que no dia a dia estão se perdendo. Muitas pessoas boas estão saindo por não se sentirem mais satisfeitas com as coisas que estão acontecendo. A liberdade está sendo confundida com libertinagem, onde não se possui processo definido de trabalho. Uns trabalham muito e não possuem reconhecimento, outros não questionam ações de coordenadores e conseguem se dar bem. Salário abaixo da média.

Conselhos para presidência: Valorizar os funcionários, não só os gestores. Algumas coisas que acontecem no dia a dia não estão chegando até você! Não deixe que o seu sonho se perca. Acreditei muito no Olist, hoje estou me decepcionando.

Boa empresa. Gestão fraca.

Prós: Ambiente descontraído com boa infraestrutura em localização central. Empresa financeiramente estável, paga seus funcionários em dia. Boas oportunidades de desenvolvimento profissional pra quem sabe aproveitar. Empresa crescendo, desafios diários... Nenhum dia é igual ao outro.

Contras: Não há foco em contratar pessoas realmente boas, exceto no time de desenvolvimento. Falta gestão, recursos e empatia para cativar as boas pessoas para que elas permaneçam na empresa. Os bons acabam saindo em busca de outras oportunidades, ficam os médios e os ruins. Muita liberdade acaba virando falta de responsabilidade, então muitos colaboradores não cumprem suas tarefas e também não são cobrados pela gestão. Falta priorização e foco: a meta é clara, mas a estratégia muda a cada semana.

Conselhos para presidência: A empresa precisa de mais tomadores de decisão e mais pessoas dispostas a questionar o CEO. Conflito construtivo é muito melhor que decisões monocráticas. Muitas coisas ainda precisam ser corrigidas pra a empresa decolar de verdade. Mas antes de decolar, por favor, verifiquem se tem combustível suficiente, pra não ser um voo de galinha. Tem algo rolando com o RH?

Um excelente aprendizado para a carreira de qualquer um.

Prós: A empresa consegue fazer seus funcionários acreditarem no sonho e isso faz com que as coisas aconteçam rapidamente em direção de que este sonho vire de fato realidade. A preparação para que você cresça tecnicamente lá dentro acontece. Consegue formar grandes profissionais e tem como desafio no médio prazo, mantê-los. A cultura da empresa é de fato diferenciada e o desafio aqui é manter com o acelerado ritmo de aumento de funcionários. As pessoas realmente te ajudam lá dentro. Isso é facilmente nítido.

Contras: A Estrutura precisa melhorar e crescer pois o número de funcionários cresceu muito rápido (embora isto já esteja em fase final de entrega). Poderia existir mais atividades entre os funcionários com o objetivo de conhecer uns aos outros.

Conselhos para presidência: A empresa é excelente. Parabéns pela trajetória até aqui. Cuide para que a cultura não se perca. Manter quem é bom também é um grande desafio em breve.

Discurso não alinhado a prática

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente Jovial, descolado. Reunião com toda empresa toda semana com comidinhas cerveja, refri, suco. Clube da fruta, pagando pouco e com frutas frescas todos os dias.

Contras: Muita propaganda, discurso não alinhado a prática. Empresa vive de muito marketing mas na prática sugam as pessoas. Não existe a flexibilidade de horário que tanto se fala, falta de reconhecimento aos que realmente merecem.

olist

Assistente

Prós: ambiente descontraído,clima agradável,horário flexivel,escritório bem localizado,oportunidade de fazer atividades desafiadoras,ambiente livre de pressão

Contras: Salários bem abaixo da média de mercado,cobrança excessiva,em alguns setores o gestor joga a bomba na mão dos colaboradores sem dar assistência.Politicamente nas reuniões eles dizem estar preocupados com pessoas,mas não é bem essa realidade,Rh defende interesses próprios e não dos colaboradores em geral,travam crescimento de quem esta na empresa e contratam outras pessoas pra fazer a mesma coisa com um salário maior,falam que os colaboradores tem que entregar sempre mais,porém isso não reflete os beneficios e salários,gestores sem capacitação que fazem as pessoas realizarem o trabalho deles.Plano de carreira inconsistente,alguns setores tem privilégios outros não.

Conselhos para presidência: Deixar de valorizar somente gestores,por trás dos mesmos existe uma equipe que trabalha para que este gestor apresente os resultados.Se importar mais com o bem estar das pessoas,as pessoas não são maquinas.

Uma das melhores experiencias da minha vida

Sales RepresentativeEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa super bacana e inovadora. O ambiente é muito leve, mas sem deixar de lado o compromisso e foco das pessoas envolvidas. Independente da área que você trabalha, todos sempre se preocupam em te ajudar a crescer e se desenvolver.

Contras: Como toda empresa em crescimento exponencial, o desafio interno é a comunicação integrada das áreas. Contudo, pelo histórico isso não será uma barreira de crescimento para eles.

Melhor empresa que já trabahei

Prós: Empresa que faz aquilo que prega. Processo de tecnologia muito bem definido, profissionais de qualidade, salários justos e ambiente de trabalho muito gostoso de se trabalhar. Proporciona crescimento, autonomia e desafios.

Contras: Cuidado com o desenvolvimento do produto e para que a evolução seja na velocidade que precisamos. Priorizar aquilo que é essencial sempre mantendo o máximo de autonomia aos times.

Conselhos para presidência: Continue fazendo esse excelente trabalho #goOlist

Olist

Descrição:O Olist permite a qualquer micro, pequeno e médio negócio acessar os maiores canais de distribuição do mundo, além de poder gerenciar seus produtos, estoque, vendas, entregas e mensagens.
Recentemente retornaram ao Brasil, após 6 meses na 500 Startups, uma das principais aceleradores de startups do Vale do Silício nos Estados Unidos. Já receberam aporte de investimento profissional tanto de Angel Investors quanto de fundos de Venture Capital.