Como é trabalhar na Olist?

Prós: Sem dúvida o Olist é a melhor empresa em que trabalhei na minha vida. A empresa cresce exponencialmente e nos desafia todos os dias a trazermos a melhor versão de nós mesmos. Existe um equilíbrio entre gestores vindos do mercado (com muita experiência) e gestores formados dentro da empresa. Isto nos mostra a preocupação da empresa com a cultura e clima. É uma das primeiras empresas que meus pares sabem fazer queries em banco de dados e constroem racionais que fazem sentido. Sinto que as decisões são tomadas em cima de dados reais. Entendo que mudanças na estratégia fazem parte dia dia-dia de uma startups e fico feliz em poder fazer parte desta evolução diária. A capacidade de agir / reagir rapidamente é algo que impressiona. Ao mesmo tempo que nos incentivam a procurar mais conhecimento, promovem atividades para nos ajudar a mirar no conhecimento certo. A Universidade Olist é um ótimo exemplo disto. A empresa possui várias oportunidades de aprendizado (não apenas estruturados) que ajuda no nosso desenvolvimento. O Employee NPS é altíssimo, quando comparado a outras empresas. Existem muitas cerimônias que validam e ajudam a construir participação do time (Town Hall meeting todas as quintas, Reunião de Resultados mensal apresentada pelos próprios colaboradores e não gestores, etc).

Contras: A empresa passou por mudanças importantes em sua gestão e encontrou um ótimo equilíbrio atualmente. Estas mudanças não foram fáceis, pois muitas pessoas não estavam a altura do desafio ou não se viam no futuro do negócio. Vejo isto acontecendo em outras empresas e nunca é um movimento fácil. Hoje, sinto confiança que a diretoria e camada de gestão estão realmente olhando para cada colaborador e, ao mesmo tempo, garantindo que a estratégia da empresa seja executada com excelência.

Conselhos para presidência: Keep up the good work! A estratégia de expansão é extremamente audaciosa. Muito empolgado com o que está por vir e querendo fazer parte deste futuro.

Perderam a mão

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2019

Prós: Ambiente faz com que você desenvolva muito bem seu psicológico. tem um espaço bacana no centro e investe na infraestrutura física do lugar para deixar o espaço visivelmente bonito..... Tem comida e cerveja toda quinta!!

Contras: muita pressão, ambiente extremamente pesado e é cada um por si. Não existe essa de SOMOS UM SÓ TIME! É puro marketing pra ganhar investimento nas costas de falsas impressões. Ali não tem respeito e diversidade. Obrigam as pessoas a responder questionarios com frequencia em pró da empresa. pensam que os funcionários são palhaços... Todo mundo tem que amar a empresa... se você não ama você não é bom e não importa o quanto você entregue... Prezam por uma cultura que não existe mais, perderam a mão com o principal ativo da empresa PESSOAS. Lamentável o rumo que estão tomando. Ainda vai aparecer muita coisa errada.......

Conselhos para presidência: Vender a empresa... Deixar de ser uma empresa sem estratégia e familiar... CEO e RH juntos acaba com a credibilidade de todos...

To infinity... and beyond!

Prós: Empresa antenada com o futuro e sempre com um olhar diferenciado pensando no e-commerce. Nada de fazer a mesma coisa que todos fazem e isso nos torna diferentes e únicos.

Contras: Diferentes ritmos nas pessoas geram conflitos, mas isso faz parte do crescimento de qualquer startup. Os pontos negativos são necessários para o crescimento sólido.

Ótimo ambiente e uma das melhores equipes

Prós: Tem muita coisa boa no Olist: clima, ambiente, pessoas, propósito, crescimento, potencial, aprendizados, companheirismo, profissionalismo, reconhecimento

Contras: Há pontos a serem ajustados, mas que não pesam contra a empresa: Produto em constante amadurecimento e comunicação em evolução. Não vejo mais pontos.

Olist-se

Gerente

Prós: Melhor lugar para quem quer aprender e se desafiar. É engrandecedor participar da construção de mais um unicórnio brasileiro. O ambiente e as pessoas vivem os valores de verdade.

Contras: Não tenho nenhum ponto negativo. É a melhor empresa que já trabalhei e tenho muito apreço e respeito por todos os profissionais que estão ali no dia-a-dia dando duro e comprados com a empresa, profissionais que puxam a resposabilidade e fazem acontecer.

Muito conhecimento e crescimento!

Prós: Trabalhar com gente inspiradora é o que me motiva todo dia. Temos um time incrível de pessoas que fazem acontecer. Somos desafiados todos os dias a entregar nossa melhor versão.

Contras: As coisas mudam muito rápido, precisamos nos adaptar sempre. Não é um ponto negativo, mas um ponto de atenção para quem não gosta de sair da zona de conforto.

Conselhos para presidência: Continue sempre aberto e compartilhando conhecimento com todos, que vamos longe!

Um lugar foda para se trabalhar

Sales Representative

Prós: É um lugar foda para se trabalhar. É extremamente desafiador todos os dias, afinal nenhuma recompensa vem sem esforço. Temos uma equipe muito boa, sempre disposta a te ajudar e a te ensinar:

Contras: Um ponto que incomoda é que sempre estamos mudando a estrutura das metas na área de vendas. Já vi alguns colegas receberem 2 a 3 mil a menos fazendo a mesma coisa ou mais do que no mês anterior por exemplo. Parece que quando acertamos a estrutura, sempre precisamos mudar algo. Tem mais algumas variáveis na meta que vários srs não concordam mas ainda não tem força pra mudar.

Conselhos para presidência: Continuar com essa pegada de sempre sermos melhores. Mudar o mindset da galera, tinha muita gente acomodada no Olist. Hoje, ainda tem e é uma missão sua e nossa achar essas laranjas podres e tirar da nossa casa. Eu confio em você, assim como quem realmente ama e acredita no Olist confia. Vamos fazer coisas grandiosas, ainda não riscamos 1% da superfície.

Ambiente desafiador e profissionais incríveis

Especialista de Marketing

Prós: As oportunidades de aprendizado são gigantescas quando você está em um ambiente repleto de desafios e cercado de profissionais incríveis. O conhecimento que adquiri no Olist vai muito além do que qualquer curso que já fiz.

Contras: No Olist, como dizem, nada é escrito na pedra e as coisas podem mudar muito rápido. Por isso, é importante ser flexível, resiliente e encarar as mudanças como algo positivo.

Experiência sensacional de trabalho

Prós: Empresa jovem onde a diversidade é bem vinda, com pessoas super competentes, responsáveis, com muita garra e vontade de fazer acontecer. Há liberdade para se fazer o trabalho da forma que achar melhor, sem micro-gestão e imposições. O ritmo é extremamente acelerado, cada dia um novo desafio a ser cumprido. Como a empresa está em constante mudança, não tem como ficar entediado e acomodado, e por consequência o crescimento pessoal e profissional é constante. A empresa exige bastante dos funcionários mas em troca se preocupa muito também com o bem estar e felicidade de todos. Todos têm oportunidade de serem ouvidos e questionarem sobre o andamento da empresa de forma aberta, sem a necessidade de seguir hierarquias. O RH está sempre preocupado em manter um bom clima e cultura da empresa, e propiciar um bom clima de trabalho.

Contras: Há certa dificuldade no recebimento de críticas, as vezes elas são levadas mais à sério do que deveriam. O diálogo algumas vezes é diferente das ações.

Aqui não tem zona de conforto

Coordenadora

Prós: Trabalhar no Olist é trabalhar com propósito, ao lado de profissionais incríveis e em um ambiente cheio de energia boa. Valorizo muito como a empresa incentiva o equilibrio da vida pessoal com os desafios profissionais, sempre prezando pela autonomia, responsabilidade, horário flexível e muito aprendizado.

Contras: Em geral, os times são enxutos, então é preciso colocar a mão na massa, se dedicar e se adaptar as mudanças que sempre surgem. É bom para desapegar de velhos hábitos e também de pensar de forma diferente, pois sempre há abertura para questionarmos e testarmos novas formas de trabalho.

Conselhos para presidência: Tiago é uma pessoa muito inspiradora e consegue transmitir o sonho dele e a equipe comprar junto.

Olist

Descrição:O Olist permite a qualquer micro, pequeno e médio negócio acessar os maiores canais de distribuição do mundo, além de poder gerenciar seus produtos, estoque, vendas, entregas e mensagens.
Recentemente retornaram ao Brasil, após 6 meses na 500 Startups, uma das principais aceleradores de startups do Vale do Silício nos Estados Unidos. Já receberam aporte de investimento profissional tanto de Angel Investors quanto de fundos de Venture Capital.