Como é trabalhar na Olist?

Empresa do futuro

Analista Financeiro

Prós: O Olist é uma empresa excelente, aqui a gente trabalha duro mas também se diverte. O clima é ótimo, as pessoas são comprometidas e profissionais. Tem muita oportunidade para crescer e aprender coisas novas. Me sinto desafiado todos os dias, aqui não tem zona de conforto. O CEO é uma pessoa inspiradora e competente.

Contras: Empresa nova, então os processo não são muito bem estabelecidos, mas está melhorando. Poderia ter mais benefícios, como participação nos resultados.

Conselhos para presidência: Parabéns, a empresa é realmente diferenciada.

Empresa sem igual

Analista de Relacionamento

Prós: É uma empresa que valoriza a contribuição das pessoas e estimula a todos a ser melhor. O time do Olist é formado por profissionais bons que inspiram a equipe a ser ainda melhor. Os valores estão realmente presentes no dia a dia. É muito legal a oportunidade de participar de cursos internos e aprender coisas novas.

Contras: O plano de carreira não era claro, mas recentemente a empresa implantou melhorias que tornou possível ver o futuro de forma mais objetiva, agora ficou bom.

Conselhos para presidência: Está no caminho certo

Empresa de vento em polpa

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa é ótima, estimula o aprendizado, trabalho em equipe e superação. O clima da empresa é leve, as pessoas são criativas e próximas. Indicaria para qualquer amigo.

Contras: Os benefícios podem melhorar. Deveria ter plano de saúde para dependentes. Vejo que a empresa está sempre buscando melhorias e são pequenos ajustes como o plano de saúde para os filhos que fazem a diferença.

Muitos problemas a serem resolvidos

Prós: Curva de aprendizado muito boa e pessoas muito competentes trabalhando nas áreas. Há espaço para trabalhar e empoderamento de funcionários na maior parte das equipes. Há muita abertura para quem está começando e quer aprender.

Contras: Alguns gestores e coordenadores não são qualificados para a posição - qualificações muitas vezes exigidas de assistentes e analistas e que o próprio gestor não tem. Há falta de plano de carreira definido, o que faz com que os funcionários fiquem perdidos quanto ao futuro na empresa. O salário é incompatível com as responsabilidades e cobranças. Embora o discurso seja de que a empresa valoriza resultados, há muita politicagem envolvida quanto a movimentações e promoções. A gestão mexe com expectativas de forma equivocada, gerando frustração e descontentamento. O setor que deveria cuidar da gestão de pessoas (RH) e do clima da empresa é um dos que mais peca, fazendo coisas inapropriadas como discurso político e menosprezando funcionários publicamente. Há tanta preocupação com a boa imagem a ser passada para investidores que a própria rotina dos funcionários precisa mudar para passar uma boa impressão (exemplo: não poder almoçar no refeitório da empresa para não ter perigo de ficar cheiro no ambiente quando investidores são recebidos).

Conselhos para presidência: Valorizaria mais a opinião dos funcionários e não somente o quem vem de fora.

Está piorando!

Prós: O bem mais precioso que a empresa tem é sua cultura descontraída na qual as pessoas podem se vestir como querem, não há muita burocracia e formalidades. Isso está mudando cada vez mais rápido, pois com o crescimento acelerado percebe-se uma dificuldade em manter esse ambiente agradável.

Contras: Definitivamente a maior falha hoje é a atuação da área de RH. Os benefícios são ruins, não há um plano de carreira estruturado e nenhuma ação para retenção de talentos. A questão cultural que era um ponto forte está aos poucos se perdendo. A empresa foca muito em como se mostrar ao mercado, mas isso não reflete no dia-a-dia que vivemos. A disparidade salarial da gerência é frustrante também.

Conselhos para presidência: Recomendo revisarem os pontos de melhoria e realmente olharem com mais atenção para os funcionários, pois são eles que fazem a empresa acontecer.

Cada dia um novo desafio, um novo dia para ser melhor.

Prós: A cultura da empresa e o ambiente em geral fazem com que todos os dias sejam desafiadores, e cada desafio novo nos motiva a fazer mais pela organização.

Contras: Os salários são um pouco a baixo da média do mercado em geral, mas devido a quantidade de benefícios esse ponto acaba praticamente passando despercebido.

Já foi de todos.

Prós: Startup com ritmo exponencial de crescimento, gerando possibilidades para os funcionários aprenderem com pessoas de alto nível profissional. Ambiente de trabalho é muito saudável.

Contras: Cria expectativas sobre promoções, passando prazos totalmente infundados. Em sua fase inicial empresa contou com a compreensão dos funcionários, que depois não foram retribuídos com a mesma confiança. Tempo de casa não é um diferencial.

Conselhos para presidência: Confie em seus funcionários como eles confiam em você.

Amo muito tudo isso!

Gerente de Produtos Pleno

Prós: A cultura do Olist é algo que se mantém muito forte, mesmo com o crescimento acelerado, as pessoas são sensacionais, a flexibilidade é muito boa, sem contar a transparência que temos com tudo que envolve a empresa. #GoOlist <3

Contras: Não tenho muitos pontos negativos para discorrer, mas acredito que estamos nos tornando cada vez mais burocráticos em relação aos nossos processos e algumas coisas estão se tornando lentas.

Conselhos para presidência: O Olist vai crescer muito mais e é hiper importante para mim que a cultura da empresa se mantenha. Não quero que o Olist se torne corporação, porque seria um lugar chato para eu trabalhar.

Os melhores valores e cultura que já encontrei!

Prós: Te desafio a encontrar uma empresa que se preocupe tanto com sua satisfação e ascensão pessoais. Desafiador, respeitoso e motivador, o Olist te avisa desde de o primeiro dia que é necessário vestir a camisa e com pouco tempo a gente percebe que é impossível não fazê-lo. A empresa foca muito em garantir sua saúde emocional e física, em garantir que você seja respeitado e ouvido, que você entenda muito claramente o que é esperado de você e que tenha o suporte para alcançá-lo. A cultura da empresa efetivamente funciona (não é só papo de RH!) e é protegida por todos diariamente. Não acredito que exista um melhor ecossistema de trabalho em Curitiba.

Contras: Os benefícios deixam um pouco a desejar, mas a empresa está trabalhando fortemente em melhorar esse ponto. Acredito que será sanado em pouco tempo.

Conselhos para presidência: Sigam nessa pegada e foco que ninguém segura essa emprea!

Crescimento, mudanças

Prós: Empresa possibilita um grande aprendizado, tanto pelo lado pessoal quanto pelo lado profissional. Abertura de dialogo entre as áreas promove a facilidade em solucionar problemas.

Contras: Empresa perdeu o caminho em relação ao cuidado com seus funcionários, colocando prioridades que afastaram a maioria dos funcionários que antes possuíam total interesse nela. O que antas era uma empresa de todos, virou uma empresa de gestores.

Olist

Descrição:O Olist permite a qualquer micro, pequeno e médio negócio acessar os maiores canais de distribuição do mundo, além de poder gerenciar seus produtos, estoque, vendas, entregas e mensagens.
Recentemente retornaram ao Brasil, após 6 meses na 500 Startups, uma das principais aceleradores de startups do Vale do Silício nos Estados Unidos. Já receberam aporte de investimento profissional tanto de Angel Investors quanto de fundos de Venture Capital.