Como é trabalhar na OKI Brasil?

Empresa boa de se trabalhar

Técnico Júnior

Santa Maria, RS

Prós: Salário em dia, carga horária flexível, treinamento constante, férias programadas com muita antecedência, colegas parceiros no dia dia, enfim uma boa empresa de tecnologia pra se trabalhar.

Contras: Evolução na carreira deixa um pouco desejar, sem uma clara política pra essa questão. Evolução na carreira deixa um pouco desejar, sem uma clara política pra essa questão.

Empresa péssima.

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Nada é bom nessa empresa. Está em decadência. Não há pontos positivos. Se puder fuja. Não vale a pena. Ocorrem cortes constantes sem explicação.

Contras: Empresa péssima. Gestores péssimos. Algumas máfias internas. Não há meritocracia. Não há reconhecimentos. Não há avaliação periódica de funcionários. Ocorrem cortes constantes. Ocorrem demissões por motivos fúteis ou injustas. Há várias pessoas perniciosas, arrogantes e mal educadas. Gestores despreparados. Gestores que não agem corretamente. O salário é abaixo do mercado. Empresa muito mal administrada. Tem muita coisa ruim.

Conselhos para presidência: Tem que mudar quase tudo.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótimos benefícios e serviço o ano todo, bons colegas de trabalho que levarei para vida, possibilidade de promoção sempre que possível, aprendizado sobre cada máquina.

Contras: A empresa não se importa se o funcionário possui compromisso aos finais se semana, "obrigando" sempre todos irem fazer horas extras e também não possui uma inspeção de qualidade efetiva.

Conselhos para presidência: Ouvir mais os funcionários e aplicar o que for dado de idéias para melhorias.

Muito boa a empresa para se trabalhar, desenvolvimento profissional lento.

Prós: Responsável para com a remuneração e benefícios de seus funcionários. Capacidade de performace muito alta, porém ainda não desenvolvida pela sua diretoria.

Contras: A escolha por participar em apenas alguns nichos tecnológicos em nosso país. A empresa tem investido pesado apenas em automação bancária, na área de ATM e Recicladores. Abrindo mão áreas tão promissoras como a automação comercial e telecomunicações.

Boa empresa para iniciar na profissão.

Técnico em EletrônicaEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Suporte excelente, na maioria das vezes as ferramentas são de boa qualidade, pagamento em dia, bom material de apoio com manuais de instalação e manutenção.

Contras: A empresa não possui plano de carreira estruturado ativo, alta rotatividade de supervisores no cargo, burocracia muito elevada para serviços simples.

Conselhos para presidência: Repensar o planejamento e avaliar de forma coerente as carências da empresa estruturando um sistema de carreira eficiente.

Já tive mais esperanças na OKI

Analista de Sistemas Júnior

Prós: No geral tem um ambiente agradável e os gestores são muito acessíveis. O salário é bom e possuí benefícios alinhados com o mercado de trabalho

Contras: Pessoas incompetentes não são demitidas, parece que os gestores tem dó de tomar uma atitude mais firme sobre esse tipo de situação ou então não sabem como agir. Não tem plano de carreira.

Conselhos para presidência: Acompanhar de perto as atividades dos funcionários, pois muitas vezes uma pessoa fraca permanece na equipe. Além de melhorar os testes feitos na entrevista, como por exemplo um teste de redação, lógica de programação aplicada e por ai vai.

Otima empresa, pessima gerencia.

Técnico de Suporte Júnior

Prós: Empresa paga em dia, tem conceito no mercado. Algumas equipes tem grande competência e se esforça para o melhor tanto para o cliente quanto para a empresa.

Contras: Nepotismo impera em diversas áreas. Gerencia não valoriza os funcionários. Cliente e deixado em segundo plano, só cobram o que o cliente precisa quando esta próximo de perder contrato. Abuso de poder e diferença salarial grande nas equipes, todos com as mesmas atribuições.

Conselhos para presidência: Valorizar os excelentes profissionais que estão na empresa, levando eles a fazer parte da equipe, e não só mais um assalariado desmotivado.

Itautec era o céu, Oki já não sei

Técnico

Volta Redonda, RJ

Prós: Autonomia de trabalho, ótima equipe técnica, ótimo ambiente de trabalho, flexibilidade nos horários. Bom lugar para se trabalhar, já foi melhor mas ta bo

Contras: Plano de carreira não existe, gestão ruim, pessoas despreparadas comandando, falta de clareza nas decisões da empresa, vários indícios de nepotismo

Oki Brasil

Técnico de Service Desk IIIEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa séria e muito competente. Nunca atrasa valores e benefícios a seus funcionários. Cultura japonesa muito forte e séria que torna as atividades mais eficazes.

Contras: Liderança pouco preocupada com os funcionários. Divisão de benefícios e salários muito desigual. Muitos cargos de chefia e a comunicação não é transparente entre funcionários e chefia.

Conselhos para presidência: Diminuir os cargos de chefia e equilibrar os salários e benefício, valorizando mais os funcionários de cargos baixos na empresa. Melhorar as oportunidades dentro da empresa.

Emprego trampolim

Engenheiro de Software

Recife, PE

Prós: Liberdade no trabalho em relação a horários e vestimentas (bermudas são permitidas). Como o laboratório fica dentro da universidade, o ambiente de trabalho é bem descontraído.

Contras: Não tem plano de carreira. Estagnado há dois anos, sem feedback dos gestores e zero planejamento de carreira. Sinto como se fosse um emprego trampolim, não dá pra planejar ficar nele por muito tempo. Comecei como estagiário em 2014, fui contratado em 2015, mas nunca tive qualquer conversa sobre promoções. Se as coisas "estão boas" do jeito que estão, continuarão assim para sempre.

Conselhos para presidência: Abrir mais conversas com os funcionários, saber o que querem, o que precisam e atender esse pedidos. Implantar um plano de carreira, para os funcionários saberem o que precisam atingir para evoluir na empresa. Oferecer cursos de capacitação, pós-graduação...

OKI Brasil

Descrição:A OKI Brasil é a empresa de automação bancária, automação comercial e serviços de TI do grupo japonês OKI na América Latina e Europa.
Fruto da parceria entre o grupo OKI e a Itautec, representa a união entre quem tem a mais avançada tecnologia em automação no mundo com quem mais entende do mercado brasileiro. São 135 anos de experiência global em TI no mundo e 36 anos de especialização no mercado nacional.
Com mais de 3.000 colaboradores, alia o domínio de modernas práticas de manufatura e de avançadas tecnologias em dispositivos que utilizam mecânica de precisão para oferecer aos clientes produtos de qualidade superior e com custos competitivos. Com grande expertise local e extensa rede de serviços, com mais de 2 mil profissionais técnicos, atua em mais de 5.000 municípios no Brasil e tem operações em Portugal, Espanha, México, Argentina e Paraguai.
É líder tecnológica em automação comercial, com presença relevante nos maiores players dos segmentos magazines, supermercados, drogarias e varejo de eletroeletrônicos. Também possui sólida presença no mercado de automação bancária: considerando as bases originárias de Itautec e OKI Electric, o grupo OKI possui a 4ª maior base instalada de ATMs no mundo. Além disto, o Grupo OKI é líder no mercado asiático de ATMs recicladores, com destacada presença no Japão e China