Como é trabalhar na Odebrecht?

É muito boa, porém precisa avaliar pontos fundamentais como a qualidade de vida de seus integrantes.

Engenheiro Civil

Prós: Foco em Pessoas. Transparência e Descentralização. Empresa familiar que busca extrair de você o melhor possível.

Contras: Muitos lideres não praticam a cultura da Organização, a TEO. Caem no comodismo e não passam para seus liderados o exemplo que devem ser. Não dedicam tempo, paciência, conhecimento e presença. Por ser uma empresa de relacionamentos, acaba que as avaliações se tornam injustas. A política salarial não é tão satisfatória em vista de outras empresas no mercado. Se trabalha muito, muitos fins de semana sacrificados. Como muitos integrantes são de vários lugares do Brasil, acaba que o trabalho fica sendo o "passa-tempo" fazendo com que, no caso dos liderados, a carga de trabalho exceda o regido em CLT e você fica "vivendo" em função da empresa/obra/negócio, o que compromete seriamente a qualidade de vida.

Prós: Odebrecht é uma empresa que paga um salario acima da média de mercado.

Contras: Venho do mercado, a Odebrecht corresponde a 1/3 da minha experiencia profissional.

Trabalhei em uma grande obra no Brasil onde tive a experiencia de conhecer Tecnologia Empresarial e identificar a pouca pratica das lideranças atuais, uma hipocrisia constante em quase todas as áreas.

Liderei equipes nesta ultima obra e tive a oportunidade de trabalhar com dois tipos de funcionários, os selecionados pelos programas de formação da empresa e os contratados no mercado pela experiencia.

Liderei "Jovens Parceiros" onde acompanhei as avaliações e o treinamento aplicado aos selecionados; de outro lado, liderei contratados que nunca foram ouvidos pelo setor de Pessoas da empresa e que, em sua maioria, foram ou serão descartados.

Ja no primeiro projeto, identifiquei poucos profissionais com ótima formação técnica e profissional em cargos de liderança, e outros tantos pouco capacitados ocupando "cadeiras" por nepotismo.

O trabalho realizado no primeiro projeto e a minha experiencia profissional acumulada me levou a experiencia internacional, projeto atual de hoje.

Muito atrativo pela experiencia internacional, aceitei a proposta apos visitar o projeto. A empresa me proporcionou todos os recursos financeiros para a mudança. Mudei e entrei no projeto com o objetivo de colaborar através de minha experiencia e obter crescimento profissional através de capacitações e oportunidades de assumir novos cargos. Pouco tempo depois de chegar identifiquei as mesmas características de nepotismo, a mesma falta de qualificação dos lideres e desta vez um cenário politico muito maior.

Atualmente estou neste programa e não pretendo continuar fora do pais depois da conclusão dele em função de não enxergar possibilidade de crescimento no cenário internacional. Estou avaliando tambem a continuidade na empresa.

Estagiário de EngenhariaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Cultura de servir, bons salários e benefícios, líder de mercado.

Contras: Cultura "leve", com menor pressão e meritocracia quando comparada a outras empresas. Essencialmente familiar.

Mudou minha opinião em achar que empresas grandes eram boas

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2013

Salvador, BA

Prós: Pagamentos em Dia/Segurança no Trabalho

Contras: Exploração/Pressão/Desvalorização/Falta de Beneficios

boa empresa pra quem tem sangue frio

Assistente de PlanejamentoEx-funcionário, saiu em 2016

Macaé, RJ

Prós: salário em dia, bons benefícios, empresa sólida, em alguns setores o clima de trabalho é muito bom, mas somente em alguns setores!!!. estrutura boa para trabalhar.

Contras: muita politicagem, muita gente trabalha lá pq é parente de algum gerente, então este se sente superior porque o "grandão" não deixa ele ser mandado embora. A pressão por bater metas é grande, vida pessoal fica em último lugar, não tem hora pra sair e não pagam hora extra, ou seja, vc não consegue fazer cursos, faculdade ou nada desse tipo, mas para ganhar promoção vc precisará deles....então se vc não for contratado com um cargo e um salário que te satisfaça, dificilmente conseguirá melhorar.

Uma empresa desafiadora, porém justa.

Supervisor Administrativo e Financeiro

Jeceaba, MG

Prós: Reconhecimento e possibilidade de desenvolvimento profissional. Salário compatível com o mercado.

Contras: Descentralização de processos exagerada, com pouco produtividade.

Conselhos para presidência: Trabalhar um pouco mais na gestão dos processos operacionais, de maneira a conseguir mais produtividade, tão necessários mas apenas percebidos nos momento de crise.

Trabalhar na Odebrecht é diferente

Engenheiro de ProduçãoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: -Flexível -Bom pacote de benefícios -Boa relação com a Liderança -Salário na média de mercado -Cultura diferenciada

Contras: -Processos pouco padronizados; -Cultura de descentralização -Desorganização

Insatisfação Enseada Indústria Naval

Analista de Qualidade

Prós: Empresa de grande porte que promove visibilidade

Contras: Falta de reconhecimento por meritocracia, falta de plano de carreira e trabalho para se defender ao invés de trabalhar para fazer funcionar.

Quase impossível tomar decisão de sair da empresa.

Engenheiro Civil Pleno

Prós: A cultura empresarial e os valores da empresa são postos em prática e a estratégia de negócios é uma das mais sustentáveis da indústria.

Contras: O plano de carreira é muito bem estruturado e há uma política de recursos humanos que limita as diferenças salariais de pessoas com mesmos cargos/tempo de casa. Este relativismo muitas vezes é desfavorável àqueles integrantes mais jovens que já possuem maturidade/competência suficientes para desafios maiores e acabam tendo que aguardar.

Falta perspectiva de crescimento

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Existem muitas oportunidades de aprendizado, o ambiente de trabalho é muito bom.

Contras: Como trabalhei no CSC, posso dizer que além de rebaixaram seu cargo no mercado quando você aceita uma proposta, não existe plano de carreira, um analista de nível júnior executa a mesma atividade que um analista Sênior. Falta traçar objetivos de crescimento profissional. Falta investimento em cursos.

Conselhos para presidência: Investir em cursos para desenvolvimento. Ter definição descritiva das atividades que cada nível de analista exercerá.

Odebrecht