Como é trabalhar na Odebrecht Óleo e Gás?

boa

Operador de Máquinas

Macaé, RJ

Prós: é uma empresa com o meio de campo muito ampro,com a finalidade positiva com base em suas características.

Contras: bom toda empresa tem seus pontos negativos e positivos porém temos que se adequar o sistema operacional da empresa,colocando assim a logística como ponto negativo

Conselhos para presidência: fazer uma transferência de dados construtivas na empresa visando assim melhorias

Oog

Engenheiro PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Macaé, RJ

Prós: Devido à falta de pessoas você acaba tendo que fazer de tudo um pouco e portanto aprende várias coisas. Empresa aceita sugestões de melhoria

Contras: Péssimo ambiente de trabalho, muitas pessoas incompetentes e que só estão lá por serem amigas de alguém. Cultura de culpar quem erra e colocar na cruz para ser apedrejado.

Conselhos para presidência: Mudar muitas pessoas incompetentes que pensem mais no futuro da empresa e não em si próprios somente.

Quem não prática a TEO não deveria estar na Odebrecht.

Analista de InformaçãoEx-funcionário, saiu em 2015

Macaé, RJ

Prós: É uma grande empresa que tem identidade de expressão e muita credibilidade no mercado.

Contras: O meu líder é muito centralizador e isso prejudica o desenvolvimento de novos projetos.

Conselhos para presidência: Novos líderes não exercem o seu papel de acordo com a folosofia da TEO, e desta forma os integrantes que mais antigos e liderados por estes novos líderes acabam sendo prejudicados.

Razoável

Gerente

Prós: O aprendizado ao longo do tempo. Acesso aos diretores. Benefícios. Nível de profissionais qualificados. Funcionários com idade avançada, apesar de ter jovens.

Contras: No momento, não há muita perspectiva. A mudança de prédio nos levou a um local de difícil acesso. A empresa não tem um futuro garantido, o que leva a uma instabilidade.

Modelo empresarial monárquico

Engenheiro Pleno

Prós: Salários pago em dia, filosofia de desenvolvimento de carreira e resultados muito interessante. Partilha de resultados. Autonomia da liderança para a tomada de decisões. Empresa descentralizada.

Contras: O problema é que para a filosofia funcionar e as vantagens de se ter uma empresa descentralizada e focada no desenvolvimento do funcionário como empresário acontecer isso passa pela vontade do líder e quando não se tem líderes com conhecimento suficiente para desenvolver as pessoas ou os negócios, o capital intelectual (as pessoas) é perdido. E é justamente isso que ocorre com a Odebrecht O&G. Os líderes são escolhidos sem meritocracia (isso nunca mudará enquanto o modelo de decisão unilateral perpetuar, por mais que se pregue o contrário) portanto sob essa ótica a OOG é uma monarquia pré revolução francesa com regras que servem para disfarçar essa verdade.

Vale a pena.

Engenheiro PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É uma empresa com benefícios bons e salário até competitivos, dependendo da função e histórico na empresa. Fácil acesso às pessoas com cargos mais altos.

Contras: A empresa anda passando por dificuldades financeiras, muito pela ingerência da sua diretoria e, por consequência, problemas operacionais nos seus ativos. Potencial perda de contratos por vir. A meritocracia, apesar de ser um valor "vendido" pela empresa, não aplica na prática. Crescer quem tiver "bons relacionamentos" com quem decide sobre as promoções.

Conselhos para presidência: Falta meritocracia.

Empresa jovem com muita oportunidade de melhoria.

Driller Trainee

Macaé, RJ

Prós: Empresa sólida em condições terríveis de mercado. Corpo técnico inexperiente, ou seja, oportunidade de se destacar, caso haja competência suficiente.

Contras: Desorganizada. Excessivamente relacional. Como popularmente dizem, muita peixada. Assalaria mal. Aproveita-se da crise. Burocrática ao extremo.

Conselhos para presidência: Seguir modelos de empresas consolidadas no mercado.

Odebrecht Óleo e Gás

Marinheiro de Máquinas

Macaé, RJ

Prós: Paga os salários em dia, tem um razoável plano de saúde e dentário, bom plano previdenciário, um bom vale alimentação, e paga PLR de 6 em 6 meses.

Contras: Muitas vezes atrasa a data da PLR criando um ambiente de dúvida no trabalho, e muitas vezes a logística( transporte dos integrantes do trabalho para residencia) ocorrem muitos erros.

Bom pra uns, ruim para outros

Engenheiro de Manutenção Pleno

Macaé, RJ

Prós: Boa remuneração e pagamento de horas extras; flexibilidade de horário; pouca burocracia em seus processos e ambiente de trabalho é relativamente amistoso

Contras: A empresa possui baixo nivel de maturidade em seus processos de trabalho e negocios; existem pessoas erradas (muitas vezes familiares) em posições estrategicas, o que faz com que a empresa tropesse em eficiencia, etica e habilidade na conducao dos negocios. Muita gente contratada para gerir micro processos e alguns poucos com bagagem e destreza carregam o vagao vazio de colaboradores e amigos.

Conselhos para presidência: Precisa de lideranças mais experientes e que possam conduzir o business com mais eficiencia no processo; apesar do salario acima do mercado os seus melhores profissionais estao sempre pensando em deixar a empresa

Após crises, empresa não vive cenário promissor e os funcionários não se sentem motivados.

Analista de Comunicação

Prós: Existem muitas possibilidades de desenvolvimento e crescimento, principalmente para os jovens. Empresa oferece boa remuneração e alguns benefícios. Ambiente oferece autonomia, é bem dinâmico, competitivo, todas as áreas interagem muito.

Contras: Momento de crises institucionais e do setor abalaram muito as estruturas internas da empresa. Há uma pressão muito forte sobre os funcionários, porém desordenada. Podiam haver melhores benefícios e mais flexibilidade de horário e home office. Plano de carreira não é muito definido, varia de acordo com a liderança. A rotatividade de pessoas é muito grande.

Odebrecht Óleo e Gás

Descrição:Em 2006, a Odebrecht concentrou seus investimentos em petróleo e gás em uma nova empresa no Rio de Janeiro, a Odebrecht Óleo e Gás. A Odebrecht Óleo e Gás provê soluções integradas e customizadas para a indústria de petróleo upstream no Brasil e no mundo. Está capacitada para servir seus Clientes em todo ciclo do seu negócio, desde a concepção de engenharia, gerenciamento de projetos e prestação de serviços integrados, à operação de plataformas de perfuração e produção offshore, incluindo os novos desafios em águas profundas e no pré-sal.