Como é trabalhar na Ocyan?

Uma grande oportunidade

Técnico em Segurança no Trabalho

Prós: Estabilidade em frente aos conflitos e dificuldades do mercado. Diante da crise enfrentada no setor, vários profissionais mantiveram sua posição

Contras: Falta da perspectiva de crescimento. Falha na integração de gestão de pessoas frente atividades de JV. lentidão em revisão de benefícios anuais

Uma boa empresa para trabalhar!

Coordenador em Segurança do Trabalho e TreinamentosEx-funcionário, saiu em 2017

Macaé, RJ

Prós: Ótima cultura escrita e intencionalidade em seu cumprimento. A tecnologia Empresarial Odebrecht é um manual que, caso aplicado, pode servir de esteio para uma empresa forte, principalmente na gestão de pessoas.

Contras: Um dos pontos que vejo como negativo é justamente o extrapolamento dos limites de uma gestão humanizada (Tecnologia Odebrecht) beirando a um paternalismo em alguns casos, fragilizando a gestão baseada nas competências e resultados. Esta era uma mudança que vinha acontecendo gradativamente pouco antes de minha saáda.

Empresa boa de trabalhar

Comprador

Itajaí, SC

Prós: Empresa sólida, consistente e rentável. Busca valorizar o trabalho dos funcionários por meio de prêmios não financeiros e valorização pessoal.

Contras: Pressão excessiva e número reduzido de funcionários em todas as funções da companhia, pessoas as vezes despreparadas são apadrinhadas na gestão.

Bom lugar para se desenvolver e trabalhar

Engenheiro de Operações

Macaé, RJ

Prós: Forte cultura organizacional, ambiente saudável e boas instalações. Possui bons benefícios e paga pontualmente sempre. Além disso, gratifica os integrantes anualmente.

Contras: Corporativismo muito forte e grupos fechados. RH atua muito pouco para o desenvolvimento e direcionamento da carreira. É uma empresa relativamente nova no ramo de perfuração o que implica em processos imaturos de gestão.

Empresa de transição

EstágioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa possui um ótimo grau de relacionamento com seus colaboradores, o ambiente é bastante simpático e harmonioso. Confraternizações são frequentes, o que garante que novos funcionários se sintam bem integrados

Contras: Embora o clima seja muito bom, as oportunidades de crescimento não são muito claras. É bastante comum um mesmo funcionário desempenhar funções que não são de seu ofício, além do fato de que, muitas vezes, você fica alienado as próprias atividades (não se estimulam novos desafios, o que torna cansativo depois de um tempo)

Salários ligeiramente mais altos à qual custo? Metade da vida em exclusão social...

Subsea Engineer

Macaé, RJ

Prós: Os pagamentos nunca atrasaram e são, em geral, maiores que os salários onshore devido aos adicionais. Normalmente 2 PLR por ano. Gozo de 14 dias de folga. Benefícios maiores que maior parte do mercado. Parcerias com inúmeras empresas de diversos setores diferentes. Possibilidade eventual de qualificação pela empresa.

Contras: Eventual perda de eventos familiares e datas comemorativas como casamentos, feriados prolongados, etc. Cursos que em nada acrescentam em períodos de folga. Perda de dias para deslocamento do embarque. Sem custeio de passagens aéreas para cidades mais distantes. Estresse no ambiente de trabalho. Reuniões intermináveis a bordo. Perigo iminente. Exposição a riscos à saúde. Esforço físico demasiado.

Conselhos para presidência: Valorização do trabalhador.

Avaliação bem disposta

Prós: Flexibilidade nos horários e compreensão de minhas atividades universitárias. A pessoa que eu respondo minhas demanda é super solicita e uma verdadeira líder.

Contras: Por enquanto não tem o que eu tecer comentários de pontos negativos entrei nesse ano na empresa e com isso sinto-me bem realizado com a política da empresa

Desmotivado

Engenheiro Eletrônico

Macaé, RJ

Prós: Cultura forte, Preocupação com segurança, Liderança acessível, possibilidade de crescimento, participação nos lucros e resultados, bom plano de saúde.

Contras: Muito procedimentos, Não respeita períodos de folga, não cobre todos os custos de deslocamento até o local de trabalho, pouca chance de promoção.

Conselhos para presidência: Respeito aos horários de folga, sejam estes à bordo ou não. Cultura menos punitiva.

Avaliação Programa de Estágio Odebrecht Óleo e Gás

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Macaé, RJ

Prós: O ambiente é bem agradável. A organização possui uma ótima estrutura. As pessoas são muito boas. Grandes lideranças. Excelente cultura e excelente time de P&O.

Contras: Infelizmente a organização não prevê um plano de carreira bem estruturado. Pelo menos foi o que pude perceber na área de TI onde atuei. Também senti que não havia espaço para desenvolvimento pessoal.

Conselhos para presidência: Dar mais liberdade para o desenvolvimento do integrante e dar mais atenção e estrutura para o plano de carreira.

Estágio

Prós: A empresa possui um plano para o estagiário com avaliações e testes para incentivar o desenvolvimento do mesmo dentro da empresa durante seu estágio.

Contras: A não previsibilidade de crescimento e as dificuldades da empresa durante os tempos de crise acabam sendo pontos negativos para o estagiário.

Ocyan

Descrição:A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos Integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a ética e a transparência. Além da prestação de serviços de manutenção offshore, a empresa atualmente opera seis unidades de perfuração, dois navios PLSV (pipe laying support vessel) e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading), com destaque para o FPSO Pioneiro de Libra.