Como é trabalhar na Nubank?

Parece mas não é

Analista de Atendimento ao ClienteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Você vê o Nubank nas redes sociais,nas propagandas de sites, no youtube,acha que é uma empresa incrível de se trabalhar mas ao entrar se depara com uma outra realidade: muita cobrança e pouco reconhecimento. Salario e beneficios mais ou menos. Bom pra passar uma chuva e se abrigar em outra empresa.

Contras: O salário dá até uma melhorada se você fizer constantemente Hora Extra ou o que eles chamam de "Plantões" nos dias que você estiver de folga ou finais de semana, em outras palavras-adeus vida pessoal- e se você não optar por fazer plantão fica queimado no "comitê". Férias é um lance complicado, corre o risco de você voltar e ser "remanejado" pra um setor (squad) que você não quer trabalhar, mesmo você deixando claro, já vi pelo o menos 4 casos disso. Reuniões no meio do expediente que mais atrapalham do que ajudam. Falta transparência nos feedbacks dos gestores, até hoje não sei porque fui desligado. Me deram feedbacks vagos do tipo fit de cultura,performance e foi um prazer trabalhar com você e fica por isso mesmo. Não é uma empresa que transmite segurança pra quem trabalha lá, rotatividade a níveis surreais. Plano de carreira inexistente. RH sem atuação nenhuma.

Conselhos para presidência: Há um culto exagerado e sem sentido pelos fundadores do Nubank,acho que chegou a hora de parar de agir como pseudo celebridades e ser mais atuante no dia a dia da empresa e ver como os Swats trabalham e tratam os xpeers e principalmente o RH.

Empresa muito boa para se trabalhar.

Customer Experience Analyst

Prós: Diversidade na empresa é o que mais me surpreende. Me sinto muito bem no ambiente de trabalho e muito bem acolhido por todos. Essa cultura e união é o que diferencia o ambiente da Nubank entre outras empresas.

Contras: Acredito que o ponto negativo, é que é difícil crescimento dentro da empresa quando você está atuando na área que chamamos de "xPeer", são as pessoas que colocam a mão na massa e fazem o atendimento junto ao cliente. Se você que é um xPeer por exemplo, e quer atuar em outra área, dificílmente vai conseguir uma oportunidade para tal.

O culto ao roxo

Analista de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa cria um ambiente divertido e descontraído contratando bastante gente jovem e animada. Os benefícios são bons, salário competitivo para a função e as instalações são modernas e confortáveis. Fazem de tudo para que você se sinta em casa e o mais confortável possível dentro da empresa.

Contras: Todos os pontos positivos servem pra criar uma rede que prende o funcionário por mais tempo possível dentro do lugar. A maioria das empresas se preocupa com a felicidade do funcionário. Já o Nubank exige a felicidade, ao mesmo tempo que demanda horas abusivas e estressa emocional e psicologicamente os funcionários. Prometem aos 4 ventos um plano de carreira claro e direto com critérios objetivos, que são completamente ignorados pelos gestores despreparados e ineptos, prezando mais por afinidade e senso de "ownership", tambem conhecido como fanatismo pela empresa, do que por capacidade real de solução de problemas e liderança. Os feedbacks são vazios de significado e colocam toda a culpa no próprio funcionário, alegando que depende exclusivamente de você uma promoção, sem te dizer exatamente o que falta você melhorar para conseguir uma. A administração tem a prática de criar uma comunidade dentro da empresa para isolar os funcionários de contato externo, se aproveitando do fato de que a grande maioria dos contratados é bem jovem e ainda estão no primeiro emprego, sem experiência, para normatizar escalas abusivas de trabalho: o trabalho no final de semana é "voluntário" até faltarem voluntários, quando as vagas são sorteadas. Você precisa trabalhar no fds para não ser sorteado para horários esdrúxulos, como madrugada. De maneira geral, um telemarketing que leu o manual do marketing pessoal e vende uma empresa descolada para sugar o tutano dos funcionários.

Conselhos para presidência: Humanizar de verdade o atendimento, tratando a força de trabalho com justiça e investindo no crescimento real e retenção de talentos, coisa que hoje falta.

A melhor empresa para trabalhar no Brasil

Brand Manager

Prós: Uma empresa disruptiva com softwares criados internamente, liberdade para os funcionários, oportunidade de aprender e criar muito ao lado de profissionais impressionantes.

Contras: Não encontrei nenhum ponto negativo, a empresa cresceu muito nos últimos anos e tem conseguido manter o seu padrão e qualidade com o público interno e externo.

Conselhos para presidência: Continuar com esse espirito disruptivo!

Melhor empresa, honestamente

Customer Experience Analyst

Prós: A empresa é liberal em muitas coisas - não há chefes olhando por trás das suas costas se você tá em alguma rede social, você não tem pausas regradas (pode sair pra fumar um cigarro quando quiser) e pode até pegar seu notebook e ir atender em algum canto da empresa, se quiser novos ares. Lá as pessoas estão sempre dispostas a te ajudar quando você tem alguma dúvida; sempre acontecem eventos com os fundadores do Nubank (você chega a ver eles constantemente pelo prédio, inclusive); a Engenharia é outra que está sempre disposta a tirar dúvidas; o ambiente é muito descontraído; lá não tem aquela vibe de empresa onde aquela pessoa que está trabalhando há anos já está cansada e querendo sair correndo do lugar o mais rápido possível - todo mundo parece feliz com o que faz; tem cervejas eventualmente; vários eventos, coffebreaks, festas organizadas. O Nubank te faz sentir parte do lugar na primeira semana que você entra. O treinamento inicial é muito bom, apesar de se ter muita informação pra enfiar na cabeça. A estrutura do lugar é incrível, está sempre super limpo, tem sempre café, as pessoas se respeitam. Honestamente, a primeira empresa que trabalho (já é a quinta em carteira) em que eu me sinto bem. Salário competitivo e VR excelente também (não entendo quem reclama porque, honestamente, vim de um emprego que dava metade do que o Nubank dá e ainda descontava 20% de coparticipação na folha de pagamento). Eles realmente te dão autonomia pra ser livre, mas desde que você não confunda autonomia com várzea - todo mundo tem suas obrigações com o atendimento ou com outras coisas, é uma das coisas que eu acho mais bacanas sobre o Nubank: eles, não ficando em cima de você para tudo o que você faz, te dão autonomia para ter responsabilidade com seu cargo e com seu time, afinal, o seu crescimento depende de você, e no final do dia, a empresa e o seu time sabem se você está cumprindo ou não. Enfim, lá você eu me sinto em casa.

Contras: Querendo ou não, o Nubank ainda é uma startup. Então, muitos processos ainda estão sendo desenvolvidos e em constante mudança. Trabalhamos com um app e lidamos com o dinheiro das pessoas, isso não é algo fácil de se fazer. Bugs e problemas eventuais, vão acontecer. Mas sempre estão comunicando tudo o que é feito e sempre que surge algum problema novo, os engenheiros estão ali para ajudar, assim como toda a equipe. Não vejo um mundo onde uma startup que começou há menos de 5 anos não tenha instabilidade em procedimentos, honestamente. Quanto mais cresce, mais coisas serão criadas, e para mim, isso é completamente normal.

Conselhos para presidência: Por mais que cresçam, não tirem o foco da cultura do Nubank. Lá é um lugar incrível de se trabalhar e você se sente, realmente, em casa. Sempre mantenham esse ambiente leve, descontraído e responsável de trabalho.

Bom para aprender e ganhar visibilidade no mercado

Prós: - Monitor e computador de boa qualidade - Local de trabalho bem localizado - Visibilidade (para receber ofertas de outras empresas) por ser uma empresa que está em evidência

Contras: - Você é "convidado" por livre e espontânea pressão a escolher pelo menos dois dias pra trabalhar durante os fins de semana do mês. Você pode até não aceitar, mas seguramente não será bem visto. Dependendo da sua escala você pode ter apenas um dia de descanso durante um período de 12 dias consecutivos. - Reuniões em excesso. Muitas mesmo, e a qualquer hora do dia. Tem dias que você fica agoniado por não poder trabalhar e desempenhar as tarefas que estão sob sua responsabilidade - Uma tarefa começada seguindo uma determinada estrutura e padrão absolutamente não vai chegar até o final assim. Com certeza os padrões vão mudar várias e várias vezes durante o percurso e você vai perder bastante tempo adaptando o que já tinha feito, talvez até mais tempo do que gastou para fazer o que realmente importava, o que acaba se tornando cada vez mais desgastante ao longo do tempo - Mudanças que afetam o dia-a-dia de trabalho de várias pessoas são decididas por pequenos grupinhos que sequer procuram entender o impacto que pode causar sobre outros times. De uma hora para outra você vai ser informado sobre mudanças grandes que prejudicam suas metas. Azar o seu. - Novas tecnologias são introduzidas com objetivo de acelerar o desenvolvimento às custas de bugs e crashes que acabam sendo relevados por causa do "bem maior". Qualidade dos sistemas era levada muito a sério, mas hoje em dia já não é valorizada - Bom trabalho não é valorizado. Geralmente quem leva o mérito por alguma tarefa bem feita é quem menos trabalhou pra que ela fosse realizada (chefes) - Salário abaixo da média do mercado, ainda que tentem passar a impressão contrária - Vale refeição não é reajustado faz tempo e a região é muito cara. Se você comer mais de 400g no almoço e tomar um suco por dia, seguramente seu vale refeição vai acabar até o dia 20 - Pessoas boas e que mandam bem são demitidas do nada com explicações como "não é culture fit", "performance" etc., ainda que os pares não concordem. Não foi um caso ou outro, mas sim vários.

Conselhos para presidência: A gerência sempre é bastante ativa e preocupada quanto a métricas, branding, valorização da marca, novos produtos, cobertura da mídia etc. Enquanto isso, a motivação dos funcionários desce pelo ralo sem que nada seja feito.

Muito mimimi pra nada

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Trabalhar com acesso a internet ilimitado é muito bom, dá uma disbaratinada na rotina ouvir aquela musica que você gosta enquanto realiza um atendimento dificil, bom também acessar suas redes sociais sem que a empresa fique te podando como acontece por aí. Beber durante o serviço mas com bom senso é uma liberdade para poucos. As festas que rolam de vez em sempre também são legais. Tudo isso compensa um salário mediano e uma rotina estressante de ficar dentro das métricas absurdas impostas pelos swats (gestores) ,além de trabalhar final de semana e feriados. É muito esforço, cobrança pra pouco retorno.

Contras: O universo do Nubank enquanto empresa é muito pequeno se pensarmos em termos de hierarquia e carreira. Há o setor de atendimento que é o pilar da empresa, RH, Marketing e Engenharia. Esses 3 últimos a empresa costuma recrutar profissionais de fora, dificilmente alguém do atendimento migra pra esses setores, não se iluda. Falando da área de atendimento a cadeia hierárquica é divida em : Xpeer/ Xmart/ Xwoman ou Xman/ Swat. Você entra como Xpeer (que na verdade é um atendente nivel 1) e se der sorte você é promovido a Xmart( atendente nivel 2). Não há critérios pra você de Xpeer virar Xmart, é aí que mora o problema, pois uma vez dentro do Nubank você automaticamente tem que fazer um atendimento excelente todo o tempo, pois a cobrança pra isso é muito grande e capacidade todos têm para ser promovido mas na pratica isso não acontece e ninguem sabe explicar porque, o que se vê ao invés de incentivos, Xpeers sendo demitidos e gente nova entrando. Os team leaders (Xman/Xwoman) tem pouco papel relevante no desenvolvimento individual e os gestores (Swats) muito menos,pois fazem analise de performance baseada apenas em métricas (numeros) que muita das vezes não reflete a realidade vivida no dia a dia pelos Xpeers, ficando tudo muito vago,confuso e nada transparente. Algo muito irritante é você parar o que você está fazendo para assistir reuniões de procedimentos que acontecem normalmente 3 x ao dia e de forma repentina, sem prévio aviso mesmo, tirando sua concentração enquanto você atende um cliente,nesses momentos o cliente deixa de ser prioridade para você ouvir bla bla na maioria das vezes irrelevante de team leader ou gestor visivelmente mal preparado para a função. É algo que poderia ser resolvido por mensagem para todos lerem sem perda de tempo a toa, eles tentam organizar mas tudo fica no final bagunçado.

Perda de tempo no meu currículo.

Analista de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Se você tem idade entre 18 e 30 anos e não tem muita experiência no seu currículo, ou é seu primeiro emprego (precisa começar em algum lugar né?), não liga de trabalhar aos finais de semana,nem em feriados e além disso não se importa com rotatividade (entenda isso como ser demitido a qualquer hora) talvez seja a empresa para você. Se você não se encaixa nessa descrição,nem perca seu tempo como eu perdi nessa empresa.

Contras: Não sei por que eles pedem que o candidato tenha inglês na entrevista se em nenhum momento você utiliza no seu trabalho do dia a dia, a coisa já começa errado por aí. Tão pouco sua formação universitária fará alguma diferença lá dentro, já que você vai trabalhar com atendimento a cliente via chat/email ou telefone, portanto não é necessário ter nível superior para fazer isso. Dois grandes problemas pra quem entra nessa área de atendimento do Nubank são a rotatividade e a ausência de um plano de carreira, uma coisa está atrelada a outra. Existe uma galera lá dentro já estabelecida em cargos de liderança, pessoal que rapidamente foi promovido nos anos iniciais da empresa, daí quem entrou depois não sobe, porque essa galera que já está lá não sai dos cargos, o que explica a rotatividade do pessoal de atendimento. Para algumas pessoas pode não ser um problema ficar fazendo a mesma coisa e não se importar em subir de cargo tão rápido mas o Nubank não encara numa boa se você é do tipo que procura estabilidade, o que é uma atitude normal de quem precisa trabalhar, inexplicavelmente você fica sujeito a ser demitido, mesmo você estando dentro das métricas deles, não importa se você tem seis meses de empresa ou dois anos. Não existem outras áreas dentro do Nubank (plano de carreira)pra você querer mudar, porque todas as áreas fazem a mesma coisa(atendimento a cliente) então é non sense você mudar de área pra fazer o mesmo tipo de trabalho, apenas de modo figurativo. Pessoal sem know how pra cargos de liderança, te dão feedbacks vagos do seu trabalho toda hora, tornando a rotina cansativa e mesmo você tentando ajustar e assimilar os feedbacks numa boa e ainda havendo melhorias, você é demitido mesmo assim com uma justificativa absurdamente vaga como "performance" ou "problemas com a cultura". Não existe RH nessas horas pra um plano de ação, o Nubank de 2017 pra cá virou uma máquina de entra e sai de pessoas a toda hora, sem muita explicação lógica. Pra mim foi uma péssima experiência e perda de tempo.

Uma startup digna do nome.

Business Analyst

Prós: - Possiblidade de crescimento rapido (e em alguns casos muito rápido) - Voce vai ser realmente julgado pelo que vc entrega, o nível de politicagem é significantemente menor, pincipalmente em relação a remuneração e crescimento do que em outras empresas - Liberdade e independencia para resolver os problemas - Possibilidade de ganhar participacao acionaria real (e nao insignificante) - O que sinceramente vale mais para min do que todos os pontos negativos. Pensamento de dono sem contrapartida é hipócrita. - Pessoas são muito boas tecnicamente. - Sem muito burocracia desnecessaria

Contras: - Dores de crescimento sao reais. Voce vai trabalhar muitas vezes com menos recursos que gostaria, tendo que as vezes fazer um trabalho que potencialmente nao era seu. - Pessoas muito novas e sem treinamento em gestao costuma cometer erros evitaveis na gestao de pessoas (isso esta sendo mudado lentamente)

Conselhos para presidência: Alguns beneficios simples como auxilio para cursos podem ser bons para a empresa, para os funcionarios e para a moral de todos.

Analista de Suporte Bilíngue

Prós: Tudo é incrível. Nós somos incríveis munidos de um produto espetacular e uma equipe maravilhosa. Ninguém sai daqui sem se sentir amado. Aqui é o nirvana da corporação moderna. #somosnu

Contras: Eu acredito que em algum ponto todos precisamos melhorar. A única coisa ÚNICA coisa são os atrasos na hora de começar eventos durante o período de treinamento. Mas gente, isso nem é ponto negativo. Isso aqui é lindo!! 💜

Conselhos para presidência: David, você e a Cris criaram uma coisa incrível e que fomenta nossa fome de melhoria diária. Eu amo o que eu faço e amo esse estilo #Nu

Nubank