Como é trabalhar na Nubank?

Melhor do que a média, mas me desiludi

Engenheiro de Software

Prós: Oportunidade de trabalhar com excelentes colegas nas áreas técnicas; bastante liberdade e confiança na responsabilidade de cada um em resolver problemas e propor soluções.

Contras: Restante da empresa se tornando muito distante da cultura de uma empresa de tecnologia; falta de transparência em decisões estratégicas; imaturidade em processos e comunicação entre departamentos; falta de um plano de carreira; muitos cargos de chefia sendo preenchidos por pessoas que não começaram na empresa.

Conselhos para presidência: Falta de transparência em algumas decisões; pecando ao deixar de cultivar talentos internos e funcionários com mais tempo de casa para contratar middle managers de fora.

Avaliação Nubank

Prós: Ambiente internacional e com flexibilidade. Excelente para ter exposição aos gestores

Contras: Ainda está começando, faltam alguns processos de promoção de carreira e de avaliação de equipe

Empresa ótima, trabalho regular

Analista de Relacionamento

Prós: - Cultura da empresa levada a sério. - Impacto positivo causado pela empresa no mercado e na sociedade. - Ambiente super tranquilo e respeitoso. - Abertura para se falar com quem quiser, sobre o que quiser.

Contras: - Extrema discrepância entre áreas. - Poucas chances de desenvolvimento. - Escopo de trabalho muito repetitivo e pouco desafiador. - Oportunidades escassas de perseguir novos desafios e criar impacto de verdade na empresa.

Gestão de pessoas fraca

Analista de RelacionamentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A cultura e o ambiente de trabalho são pontos positivos da empresa pois favorecem a convivência e troca de aprendizado entre times e pessoas, estimulando a diversidade, a colaboração e fortalecimento da visão estratégica de negócio.

Contras: A gestão de pessoas é feita de forma quase amadora. Alguns líderes não possuem perfil para exercer a função, pouco ou nenhum conhecimento/ experiência no assunto e não recebem treinamento/ orientação adequada para o cargo, o que causa stress e desmotivação dos funcionários, uma vez que as queixas e relatos registradas via feedback quase nunca são acatados. A comunicação interna e política de promoção de cargos da empresa são confusas, geram muitos ruídos e promovem a desinformação. Os critérios considerados para avaliação dos candidatos não são claros e bem comunicados.

Conselhos para presidência: Revejam seus critério para escolha de gestores e líderes. O que adianta ser uma empresa com super atendimento aos clientes "humanizado" e ter uma gestão de pessoas amadora ou somente pautada em números? O discurso fica incongruente, insustentável e inevitavelmente atingirá o bem maior da empresa que é a sua cultura.

Frustração

Analista de Relacionamento

Prós: O melhor ambiente de trabalho que já vivi, aqui você pode ser você mesmo, com seus defeitos e qualidades. Um lugar perfeito para aprender de tudo.

Contras: O Nubank vende a ideia de que todos seus funcionários tem curso superior e inglês. Isso não é verdade, há vários Nubankers que se quer estão estudando, sim, ele entraram na faculdade e abandonaram no meio do caminho. Agora já estão empregados mesmo. Alguns Nubankers sem curso superior sendo promovidos, enquanto os já formados sem oportunidade - a empresa leva em consideração o tempo de casa. Alguns gestores imaturos para tal função, sem preparo e conhecimento.

Conselhos para presidência: Reveja o processo de seleção interna, bem como os critérios para promoções. Há muita gente favorecida por questões de amizade, e isso definitivamente não é legal. Deem mais valor aos Nubankers qualificados, eles também querem fazer dessa a melhor empresa do Brasil.

Uma empresa incrível de se trabalhar

Engenheiro de Software

Prós: Muitos profissionais de excelente qualidade, cultura que estimula feedback construtivo, não segue estruturas convencionais burocráticas

Contras: Alguns processos burocráticos são obscuros, como políticas salariais

recomendo pela experiência

Customer Experience Analyst

Prós: Ambiente, cultura, qualidade de vida dentro da empresa, chance de aprendizado em novas habilidades e conhecimentos de novas áreas. Boa estrutura e condições de trabalho

Contras: Falta de oportunidades para crescimento. Atendentes muito qualificados para a posição o que acaba gerando insatisfação depois de pouco tempo e criando alta rotatividade

Conselhos para presidência: Dar chances para crescimento interno.

Retenção falha

Analista de Customer Service

Prós: Ambiente descontraído e amigável, realmente todos podem se sentir recepcionados. A empresa tem uma importância no mercado e tê-la no currículo é bacana

Contras: Não há preocupação alguma com desenvolvimento de carreira em outras funções ou retenção de talentos quando o tópico é customer Experience. A maioria entra acreditando que é possível mudar de função mas se frustra com 99% dos processos seletivos sendo abertos para fora sem sequer cogitar os funcionários da casa. Reter talentos não vale para quem é de CX

Conselhos para presidência: Valorizar a aptidão, formação e vontade dos funcionários. Há diversos projetos sendo tocados pelos atuais Nubankers que poderiam abrir vagas específicas mas quando novas posições são abertas só sabe olhar para fora.

Está muito bom, mas pode melhorar bastante ainda

Customer Experience Analyst

Prós: Ambiente descontraído e saudável; Prédio com boa estrutura e bem localizado; Autonomia nas tomadas de decisões; Transparência quanto aos planos de crescimento da empresa; Boa infraestrutura e suporte nas ferramentas necessárias; Toda voz é considerada importante e ouvida nas tomadas de decisão, independente do cargo na empresa; Remuneração acima do mercado; O nosso mascote lindinho, o Lost!

Contras: Estrutura ainda em construção, o que causa certa confusão e falhas no diálogo entre setores e áreas diferentes; Falta de comunicação e empatia entre os que tomam decisões e os que são afetados por tais decisões; Falta de política clara de quais cargos têm direito a ações da empresa; RH pouco desenvolvido.

Conselhos para presidência: Não deixe de ser acessível.

Analista de Relacionamento Júnior

Prós: Essa é a primeira empresa no Brasil em que trabalho e que realmente tem um ambiente de trabalho saudável. O NuBank cresce no mercado mas não perde a essência dos seus valores, inclusive a nossa motivação. Temos liberdade e responsabilidade dosadas de acordo com nossos ideiais.

Contras: Nos posicionamos para nossos clientes como uma empresa nova, e realmente somos. Sempre há pontos internos à melhorar e acho que não poderia deixar de mencionar dois deles: a) o RH, pois o crescimento da empresa foi muito rápido e essa é a única área que ainda não acompanha nossas necessidades em 100% e; b) o salário. Porque somos uma empresa jovem e nossa geração sente-se mais atraída por um salário superior ao que recebemos. Muitos de nós, inclusive eu, já são formados e ainda não atingimos a pretensão que queríamos quando entramos na empresa.

Conselhos para presidência: Talvez fosse bacana, desenvolver uma trilha para determinado grupo de pessoas de acordo com as qualificações e objetivos e não manter uma só, pois não há tanta flexibilidade.

Nubank