Como é trabalhar na Nubank?

O culto ao roxo

Analista de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa cria um ambiente divertido e descontraído contratando bastante gente jovem e animada. Os benefícios são bons, salário competitivo para a função e as instalações são modernas e confortáveis. Fazem de tudo para que você se sinta em casa e o mais confortável possível dentro da empresa.

Contras: Todos os pontos positivos servem pra criar uma rede que prende o funcionário por mais tempo possível dentro do lugar. A maioria das empresas se preocupa com a felicidade do funcionário. Já o Nubank exige a felicidade, ao mesmo tempo que demanda horas abusivas e estressa emocional e psicologicamente os funcionários. Prometem aos 4 ventos um plano de carreira claro e direto com critérios objetivos, que são completamente ignorados pelos gestores despreparados e ineptos, prezando mais por afinidade e senso de "ownership", tambem conhecido como fanatismo pela empresa, do que por capacidade real de solução de problemas e liderança. Os feedbacks são vazios de significado e colocam toda a culpa no próprio funcionário, alegando que depende exclusivamente de você uma promoção, sem te dizer exatamente o que falta você melhorar para conseguir uma. A administração tem a prática de criar uma comunidade dentro da empresa para isolar os funcionários de contato externo, se aproveitando do fato de que a grande maioria dos contratados é bem jovem e ainda estão no primeiro emprego, sem experiência, para normatizar escalas abusivas de trabalho: o trabalho no final de semana é "voluntário" até faltarem voluntários, quando as vagas são sorteadas. Você precisa trabalhar no fds para não ser sorteado para horários esdrúxulos, como madrugada. De maneira geral, um telemarketing que leu o manual do marketing pessoal e vende uma empresa descolada para sugar o tutano dos funcionários.

Conselhos para presidência: Humanizar de verdade o atendimento, tratando a força de trabalho com justiça e investindo no crescimento real e retenção de talentos, coisa que hoje falta.

Muito mimimi pra nada

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Trabalhar com acesso a internet ilimitado é muito bom, dá uma disbaratinada na rotina ouvir aquela musica que você gosta enquanto realiza um atendimento dificil, bom também acessar suas redes sociais sem que a empresa fique te podando como acontece por aí. Beber durante o serviço mas com bom senso é uma liberdade para poucos. As festas que rolam de vez em sempre também são legais. Tudo isso compensa um salário mediano e uma rotina estressante de ficar dentro das métricas absurdas impostas pelos swats (gestores) ,além de trabalhar final de semana e feriados. É muito esforço, cobrança pra pouco retorno.

Contras: O universo do Nubank enquanto empresa é muito pequeno se pensarmos em termos de hierarquia e carreira. Há o setor de atendimento que é o pilar da empresa, RH, Marketing e Engenharia. Esses 3 últimos a empresa costuma recrutar profissionais de fora, dificilmente alguém do atendimento migra pra esses setores, não se iluda. Falando da área de atendimento a cadeia hierárquica é divida em : Xpeer/ Xmart/ Xwoman ou Xman/ Swat. Você entra como Xpeer (que na verdade é um atendente nivel 1) e se der sorte você é promovido a Xmart( atendente nivel 2). Não há critérios pra você de Xpeer virar Xmart, é aí que mora o problema, pois uma vez dentro do Nubank você automaticamente tem que fazer um atendimento excelente todo o tempo, pois a cobrança pra isso é muito grande e capacidade todos têm para ser promovido mas na pratica isso não acontece e ninguem sabe explicar porque, o que se vê ao invés de incentivos, Xpeers sendo demitidos e gente nova entrando. Os team leaders (Xman/Xwoman) tem pouco papel relevante no desenvolvimento individual e os gestores (Swats) muito menos,pois fazem analise de performance baseada apenas em métricas (numeros) que muita das vezes não reflete a realidade vivida no dia a dia pelos Xpeers, ficando tudo muito vago,confuso e nada transparente. Algo muito irritante é você parar o que você está fazendo para assistir reuniões de procedimentos que acontecem normalmente 3 x ao dia e de forma repentina, sem prévio aviso mesmo, tirando sua concentração enquanto você atende um cliente,nesses momentos o cliente deixa de ser prioridade para você ouvir bla bla na maioria das vezes irrelevante de team leader ou gestor visivelmente mal preparado para a função. É algo que poderia ser resolvido por mensagem para todos lerem sem perda de tempo a toa, eles tentam organizar mas tudo fica no final bagunçado.

Perda de tempo no meu currículo.

Analista de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Se você tem idade entre 18 e 30 anos e não tem muita experiência no seu currículo, ou é seu primeiro emprego (precisa começar em algum lugar né?), não liga de trabalhar aos finais de semana,nem em feriados e além disso não se importa com rotatividade (entenda isso como ser demitido a qualquer hora) talvez seja a empresa para você. Se você não se encaixa nessa descrição,nem perca seu tempo como eu perdi nessa empresa.

Contras: Não sei por que eles pedem que o candidato tenha inglês na entrevista se em nenhum momento você utiliza no seu trabalho do dia a dia, a coisa já começa errado por aí. Tão pouco sua formação universitária fará alguma diferença lá dentro, já que você vai trabalhar com atendimento a cliente via chat/email ou telefone, portanto não é necessário ter nível superior para fazer isso. Dois grandes problemas pra quem entra nessa área de atendimento do Nubank são a rotatividade e a ausência de um plano de carreira, uma coisa está atrelada a outra. Existe uma galera lá dentro já estabelecida em cargos de liderança, pessoal que rapidamente foi promovido nos anos iniciais da empresa, daí quem entrou depois não sobe, porque essa galera que já está lá não sai dos cargos, o que explica a rotatividade do pessoal de atendimento. Para algumas pessoas pode não ser um problema ficar fazendo a mesma coisa e não se importar em subir de cargo tão rápido mas o Nubank não encara numa boa se você é do tipo que procura estabilidade, o que é uma atitude normal de quem precisa trabalhar, inexplicavelmente você fica sujeito a ser demitido, mesmo você estando dentro das métricas deles, não importa se você tem seis meses de empresa ou dois anos. Não existem outras áreas dentro do Nubank (plano de carreira)pra você querer mudar, porque todas as áreas fazem a mesma coisa(atendimento a cliente) então é non sense você mudar de área pra fazer o mesmo tipo de trabalho, apenas de modo figurativo. Pessoal sem know how pra cargos de liderança, te dão feedbacks vagos do seu trabalho toda hora, tornando a rotina cansativa e mesmo você tentando ajustar e assimilar os feedbacks numa boa e ainda havendo melhorias, você é demitido mesmo assim com uma justificativa absurdamente vaga como "performance" ou "problemas com a cultura". Não existe RH nessas horas pra um plano de ação, o Nubank de 2017 pra cá virou uma máquina de entra e sai de pessoas a toda hora, sem muita explicação lógica. Pra mim foi uma péssima experiência e perda de tempo.

fuja do atendimento

Analista de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: prédio bacana, reputação da empresa e grandes amigos sao feitos pois a empresa é bem jovem e todos tem a mesma mentalidade. Ambiente petfriendly, o que torna tudo mais legal no dia dia.

Contras: o time de atendimento é simplesmente deixado de lado, sao menosprezados e descartáveis na visão dos "lideres". Lideres esse que são jovens e não tem a menor ideia do que é ser líder de times grandes e diversos, a maioria começou em outros lugares como estagiários e em pouquíssimo tempo assumiram a gestão de times grandes e que nem sempre sabiam levar certas situações, como feedbacks e muitas vezes vc se sentia pressionado a nunca falar o que de verdade sentia pois tinha medo daquilo voltar pra vc. Enfim, o que tenho a falar é que nao vale a pena entrar no time de atendimento, vc nao será valorizado, terá que trabalhar obrigatoriamente nos finais de semana e eles deixaram BEM claro que se vc entrar para fazer atendimento é melhor que vc ame isso, pois nao pense que vc terá outras chances lá dentro.

O desastre da gestão

Customer Experience AnalystEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente legal, descontraído e possibilita que o funcionário trabalhe a vontade. Espaços amplos e possibilidade de trabalhar em qq lugar da empresa.

Contras: Gestão de carreiras/pessoas e rh muito ruins - muitas promessas são feitas baseadas em animação de um momento, mas quando devem colocar as coisas em prática, deixam a pessoa na mão. Escala de trabalho injusta, pois na entrevista é informado que trabalhar aos fds é opcional, mas vc acaba entrando em sorteios quando não se candidata para nenhum horário e isso acaba atrapalhando compromissos agendados entre outras atividades que a pessoa tenha. Julgam e rotulam as pessoas caso não estejam disponíveis para as reuniões ou até mesmo se não tiverem interesse em participar, pois muitas vezes são assuntos que não ajudam com a performance do seu trabalho - Perguntam quais os seus grupos de preferência e jogam vc no grupo que menos tem afinidade quando vc já tem muita experiencia no grupo atual. Treinamentos cansativos, exaustivos e formato engole informação - muita teoria e pouca prática. Beber e trabalhar ao mesmo tempo e deixar que o "bom senso" guie cada um é um risco grande, mas a empresa permite.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão de pessoas, rh e estruturar melhor o plano de carreira - parar de enganar os funcionários com discurso x e depois apresentar y. Ser transparente em todos os processos com os funcionários. Os supervisores precisam de orientação para liderar e encarar a coisa de forma mais profissional e não achando que o óbvio para eles é óbvio para todos.

Bom para aprender e ganhar visibilidade no mercado

Prós: - Monitor e computador de boa qualidade - Local de trabalho bem localizado - Visibilidade (para receber ofertas de outras empresas) por ser uma empresa que está em evidência

Contras: - Você é "convidado" por livre e espontânea pressão a escolher pelo menos dois dias pra trabalhar durante os fins de semana do mês. Você pode até não aceitar, mas seguramente não será bem visto. Dependendo da sua escala você pode ter apenas um dia de descanso durante um período de 12 dias consecutivos. - Reuniões em excesso. Muitas mesmo, e a qualquer hora do dia. Tem dias que você fica agoniado por não poder trabalhar e desempenhar as tarefas que estão sob sua responsabilidade - Uma tarefa começada seguindo uma determinada estrutura e padrão absolutamente não vai chegar até o final assim. Com certeza os padrões vão mudar várias e várias vezes durante o percurso e você vai perder bastante tempo adaptando o que já tinha feito, talvez até mais tempo do que gastou para fazer o que realmente importava, o que acaba se tornando cada vez mais desgastante ao longo do tempo - Mudanças que afetam o dia-a-dia de trabalho de várias pessoas são decididas por pequenos grupinhos que sequer procuram entender o impacto que pode causar sobre outros times. De uma hora para outra você vai ser informado sobre mudanças grandes que prejudicam suas metas. Azar o seu. - Novas tecnologias são introduzidas com objetivo de acelerar o desenvolvimento às custas de bugs e crashes que acabam sendo relevados por causa do "bem maior". Qualidade dos sistemas era levada muito a sério, mas hoje em dia já não é valorizada - Bom trabalho não é valorizado. Geralmente quem leva o mérito por alguma tarefa bem feita é quem menos trabalhou pra que ela fosse realizada (chefes) - Salário abaixo da média do mercado, ainda que tentem passar a impressão contrária - Vale refeição não é reajustado faz tempo e a região é muito cara. Se você comer mais de 400g no almoço e tomar um suco por dia, seguramente seu vale refeição vai acabar até o dia 20 - Pessoas boas e que mandam bem são demitidas do nada com explicações como "não é culture fit", "performance" etc., ainda que os pares não concordem. Não foi um caso ou outro, mas sim vários.

Conselhos para presidência: A gerência sempre é bastante ativa e preocupada quanto a métricas, branding, valorização da marca, novos produtos, cobertura da mídia etc. Enquanto isso, a motivação dos funcionários desce pelo ralo sem que nada seja feito.

Nem tudo é como dizem por ai...

Customer Experience Analyst SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa tem um ambiente agradabilíssimo para se trabalhar, o clima é delicioso, o que faz com que o trabalho seja mais fácil de ser realizado. Além disso, o fato de ter cachorros no escritório, deixam o dia a dia ainda mais leve. Por fim, a empresa preza por respeito ao ser humano, sem preconceitos e não tolera qualquer tipo de discriminação, o que orgulha qualquer funcionário de fazer parte do time.

Contras: Acredito que a cultura do Nubank é muito boa, mas veio se perdendo ao longo do tempo, pois as pessoas que estão no cargo de gestão não multiplicam esses valores no dia a dia. Muito se fala sobre confiança e sentimento de dono, mas muitos dos Swats (team leaders) não sabem separar o lado pessoal do profissional e, por antipatia pessoal, prejudicam os funcionários. Se você não é uma pessoa que fica nos happy hours, é tido como antipático/antissocial.

Conselhos para presidência: Davi e Cris, vocês são referência para os xpeers e, a dica que eu dou é: Sejam mais presentes no dia a dia, vejam como os swats se portam e se eles conseguem reproduzir o que vocês esperam que eles sejam. Digo isso por acreditar que vocês jamais ficariam de fofoca, falando das outras pessoas, pois são exemplos a serem seguidos. Tenho muito orgulho de ter feito parte do time e mesmo de longe, acompanho a trajetória de vocês. Parabéns pelo grande trabalho que vem fazendo e the future is purple!

Bom pra inicantes

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Apesar de ser uma empresa nova em comparação as demais do segmento financeiro, o Nubank está bem posicionado no mercado financeiro com um produto diferenciado: cartão de crédito sem anuidade com um aplicativo funcional e bem direcionado pra quem é muito antenado a tecnologia. O ambiente de trabalho é descolado, com uma galera bem jovem e todos se ajudam. Você pode até levar seu dog pra trabalhar com você em qualquer dia da semana, as vezes o barulho dos cães atrapalham um pouco se você está com algum cliente no telefone. Beneficios ok. Empresa ideal pra quem está começando a vida profissional e não tem muita bagagem anterior pra adquirir experiencia. Trabalho é bem dividido, não importa aonde você irá trabalhar dentro do Nubank você sempre irá trabalhar com atendimento a cliente por chat/telefone e ou e-mail. O legal é que você raramente fica o dia inteiro em apenas uma atividade, porém com o passar do tempo você nota que não há uma perspectiva de futuro pois todos os setores praticamente fazem a mesma coisa, mudando apenas a nomenclatura. Exceto se você for um engenheiro.

Contras: A tecnologia está aí para todos mas nem todos estão aí pra tecnologia. Esse é o perfil do cliente que contata o Nubank diariamente. O cara que é antenado com a tecnologia do aplicativo raramente vai entrar em contato, só se acontecer alguma coisa muito fora da curva, portanto é necessário ter muita paciência, pois entre outras coisas, lidar com clientes que não sabem imprimir um boleto do e-mail, pode ser complicado. Não é uma empresa recomendável se você procura estabilidade ou plano de carreira, pois isso não existe devido a alta rotatividade dos atendentes (xpeers) por N motivos. A impressão que ficou é que só se deu bem lá no Nubank quem pegou a empresa no começo (2015 e 2016). Feedbacks de acompanhamento dos gestores (lá eles chamam de Xman/swots) na hora de fazer sua performance são subjetivos demais e sem consistência por estes terem pouco amadurecimento profissional, afinal é uma galera muito jovem e inexperiente em cargos de liderança. Eles partem de um principio de que tudo pode ser feito melhor e a impressão que passa é que tudo que você faz não é bom o suficiente mesmo você atendendo todas as solicitações dos clientes. Hora extra deveria ser opcional e não obrigatório, há setores que fazem hora extra todo final de semana,complicado se a pessoa tem outros compromissos a serem feitos em um final de semana.

Conselhos para presidência: Mudar a mentalidade de Startup, acho que o Nubank não está mais nesse estágio. Demitir e contratar funcionarios quase todo mês geram altos custos, deveria existir um programa de retenção de talentos por parte do RH.

Nem tudo que reluz é ouro

Analista de Customer ServiceEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente da empresa é muito bom, empresa de perfil jovem até 30 anos, o que é 90% das pessoas, os funcionários tem uma liberdade bastante rara do que na grande maioria das empresas por aí: tem gente que vai trabalhar de bermuda, chinelo, camiseta estampada, ninguém usa roupa social. Os benefícios também são bacanas convênio médico, convênio odontológico (opcional) e vale-refeição compatível com o mercado, pois a região onde a empresa fica é bem cara pra se almoçar todo dia e as vezes o vale refeição acaba uma semana antes de renovar o crédito, se você não se policiar. Horários e dias de trabalho flexiveis: manhã/tarde/noite/madrugada variando de terça a sábado, domingo a quinta e segunda a sexta(se vc tiver sorte). Salário razoável pra a faixa etária descrita, ótimo pra quem é iniciante e ruim pra quem já tem uma experiência no mercado.

Contras: Rotatividade é muito grande na empresa, isso chega a ser assustador,muita gente entrando e saindo quase todo mês por motivos diversos. Percebe-se que a equipe de RH (People&Culture) tem nenhuma atuação na retenção e desenvolvimento de talentos. Se você é o do tipo de pessoa que tem uma vida social intensa aos finais de semana, esqueça se você entrar no Nubank. Dependendo do setor que você for designado, você é obrigado a pegar pelo o menos 2 finais de semana ao mês para fazer hora extra e mesmo que você não pegue pra fazer, você é sorteado involuntariamente, correndo o risco de cair em um horário desagradável para trabalhar. Como a empresa é regime 24 horas, esqueça feriados livres, incluindo Natal e Ano novo, o que é um absurdo, ao menos essas duas datas deveriam ser livres como acontece no resto do mundo. Plano de carreira é outro ponto negativo forte: não há. Não existe um caminho a ser seguido pra vc ser promovido dentro do Nubank, muito disso é culpa dos gestores (Swots) terem pouca experiencia de mercado e não darem feedbacks consistentes, ficando tudo muito subjetivo e oba oba.

Retenção falha

Analista de Customer Service

Prós: Ambiente descontraído e amigável, realmente todos podem se sentir recepcionados. A empresa tem uma importância no mercado e tê-la no currículo é bacana

Contras: Não há preocupação alguma com desenvolvimento de carreira em outras funções ou retenção de talentos quando o tópico é customer Experience. A maioria entra acreditando que é possível mudar de função mas se frustra com 99% dos processos seletivos sendo abertos para fora sem sequer cogitar os funcionários da casa. Reter talentos não vale para quem é de CX

Conselhos para presidência: Valorizar a aptidão, formação e vontade dos funcionários. Há diversos projetos sendo tocados pelos atuais Nubankers que poderiam abrir vagas específicas mas quando novas posições são abertas só sabe olhar para fora.

Nubank