Como é trabalhar na Nubank?

Melhor lugar para trabalhar

Customer Experience Analyst

Prós: Ambiente legal, inúmeras possibilidades, equipe sólida e integrada e um clima sensacional para trabalhar

Contras: Não identifiquei pontos negativos até agora, estou muitíssimo feliz de fazer parte da empresa

Conselhos para presidência: Continuar construindo o futuro dos serviços financeiros no Brasil e manter o clima e a cultura sólida da empresa, que são pontos que fazem a diferença na dia a dia de trabalho

É uma ótima empresa e possui muito espaço para melhorias e crescimento das pessoas.

Prós: É um lugar inspiracional, que está mudando o cenário da indústria financeira e possibilitando acesso aos brasileiros, principalmente os desbancarizados. Consequentemente é um ambiente cheio de iniciativas e pessoas inteligentes. Exige um alto nível de comprometimento, pois o desafio é altíssimo. É importante aplicar o intraempreendedorismo para não ficar para trás, isso faz com que cada Nubanker saia da sua zona de conforto e se projete para um novo patamar.

Contras: Pelo Nubank ser um ExO, é um desafio enorme gerir uma empresa que em 3 anos cresceu absurdamente, contratando mensalmente uma enorme quantidade de pessoas. Existe uma complexidade muito grande em gerir uma empresa por Squads e isso acaba interferindo na interpretação dos Nubankers sobre a Cultura do início e o momento atual. É uma empresa jovem e está amadurecendo seu modelo de negócio e sua gestão.

Conselhos para presidência: Continue trabalhando para a evolução do modelo organizacional

Best place to work!

Business Analyst

Prós: Autonomia para funcionários, saber que você está fazendo a diferença com o seu trabalho. Remuneração acima da média do mercado. Aprendizado intensíssimo!

Contras: Não tenho pontos negativos para apontar. O Nubank é demais. Não tenho pontos negativos para apontar. O Nubank é demais. Não tenho pontos negativos para apontar. O Nubank é demais.

Decepção.

Analista de Relacionamento SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: O ambiente é bom, locais "fora" da sua mesa para trabalhar. Sala de jogos e de "descanso". O salário relativamente bom, e vale refeição tambem.

Contras: Empresa se importa muito mais com a "experiência do cliente", portanto deixa a desejar no tratamento de seus próprios funcionários. Feedbacks sem embasamento. "Cultura" da empresa não condiz com a realidade do dia-a-dia.

Conselhos para presidência: Tentem tratar seus funcionários como a empresa gosta de dizer que trata seus clientes. Transparência quase não existe. Te dão feedbacks positivos, e do nada, você não está "apta" para trabalhar la.

Crescimento apressado da empresa gerou perda de qualidade para os funcionários

Customer Experience AnalystEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Uma empresa com o ambiente bastante agradável, e com ótimas pessoas que se importam com o trabalho e que estão dispostas a ajudar e melhorar sempre a comunicação interna para o desenvolvimento constante.

Contras: Gestão que visando o rápido desenvolvimento e a imagem da empresa da mídia, passou a se preocupar apenas com os clientes e não com os seus próprios funcionários, o que fez com que o próprio atendimento fosse prejudicado. O crescimento dos xpeers é incerto, o que acaba gerando constante frustrações. A empresa é conhecida por ser humana e flexível, infelizmente acabou perdendo esses pontos conforme seu crescimento

O desastre da gestão

Customer Experience AnalystEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente legal, descontraído e possibilita que o funcionário trabalhe a vontade. Espaços amplos e possibilidade de trabalhar em qq lugar da empresa.

Contras: Gestão de carreiras/pessoas e rh muito ruins - muitas promessas são feitas baseadas em animação de um momento, mas quando devem colocar as coisas em prática, deixam a pessoa na mão. Escala de trabalho injusta, pois na entrevista é informado que trabalhar aos fds é opcional, mas vc acaba entrando em sorteios quando não se candidata para nenhum horário e isso acaba atrapalhando compromissos agendados entre outras atividades que a pessoa tenha. Julgam e rotulam as pessoas caso não estejam disponíveis para as reuniões ou até mesmo se não tiverem interesse em participar, pois muitas vezes são assuntos que não ajudam com a performance do seu trabalho - Perguntam quais os seus grupos de preferência e jogam vc no grupo que menos tem afinidade quando vc já tem muita experiencia no grupo atual. Treinamentos cansativos, exaustivos e formato engole informação - muita teoria e pouca prática. Beber e trabalhar ao mesmo tempo e deixar que o "bom senso" guie cada um é um risco grande, mas a empresa permite.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão de pessoas, rh e estruturar melhor o plano de carreira - parar de enganar os funcionários com discurso x e depois apresentar y. Ser transparente em todos os processos com os funcionários. Os supervisores precisam de orientação para liderar e encarar a coisa de forma mais profissional e não achando que o óbvio para eles é óbvio para todos.

Boa empresa para trabalhar, nem tanto para se desenvolver

Analista de Atendimento

Prós: Excelente ambiente para crescimento profissional, oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, o escritório possui uma boa localização

Contras: Exige alta performance dos funcionários sem maiores incentivos, como por exemplo PRL. Em cargos de atendimento o sistema de promoções de cargos são definidos mas executados muitas vezes "as cegas", pois mesmo com funcionários dentro dos pré requisitos, não existe justificativa concreta para a estabilização em cargos. Para outros cargos, é quase nula a possibilidade de promoção.

Customer Experience AnalystEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente da empresa é muito bom, confortável e permite que os funcionários tenham uma liberdade bastante rara na grande maioria das empresas. Os benefícios também são bacanas (ótimo convênio médico, convênio odontológico opcional e vale-refeição compatível com o mercado).

Contras: Há uma diferenciação grande entre os xpeers (atendentes) e outras funções da empresa. Os xpeers geralmente não possuem oportunidades de crescimento, seguindo uma trilha bastante engessada. A equipe de RH (People&Culture) tem pouca atuação na retenção e desenvolvimento de talentos. Não por acaso, nos últimos meses o Nubank vem sofrendo com a saída de diversos xpeers, geralmente por motivos de oportunidade de carreira em outras startups. Outro ponto fraco é a questão dos feedbacks. A maioria dos gestores (swats) são profissionais jovens e com pouca ou nenhuma experiência em gestão de pessoas. Dessa forma, os feedbacks são rasos, voltados exclusivamente para métricas (números). Não há um plano de desenvolvimento de carreira, oportunidades de conhecer novas áreas da companhia ou descrição de pontos a melhorar de forma mais clara e incisiva. Conforme pontuado, os benefícios são bons, mas o salário é bastante insatisfatório, visto a qualificação dos funcionários (boas faculdades, experiências anteriores, cursos extracurriculares) é bem acima da qualificação de "atendentes" em outras empresas, além da alta demanda de atendimentos e métricas bastante desafiadoras, que não refletidas em uma boa remuneração.

A empresa se perdeu

Analista de AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Escritório bacana, bastante pets no escritório, o que torna o ambiente legal e time bem diverso. Salário de acordo com o mercado, apesar de muitas empresas estarem chegando ao mesmo nível de salario

Contras: A empresa se perdeu um pouco do que se vendeu no inicio para os funcionários. Quando te contratam muito, o crescimento vem para alguns e parece que realmente são para os escolhidos! aos poucos vc vai entendendo a realidade. Gestão de pessoas totalmente fraca, com pessoas sem perfil, que conseguiram a vaga por estarem lá no começo. A cultura diz que é uma empresa horizontal, que todos são ouvidos, isso NUNCA acontece, vc manda uma dúvida/sugestão, o time de redes sociais/mkt se acha superior, nem sequer tem respondem agradecendo uma msg, simplesmente te ignoram, e são vários colegas que tiveram a mesma experiencia, se acham superiores aos atendentes. Retenção falha, vejo que o time de atendimento não são reconhecidos como deveriam.

Conselhos para presidência: sigam o que foi criado, vcs estão se perdendo dentro da cultura, muita gente saindo, um dos maiores pilares, o customer Experience está super insatisfeito e enfraquecido. Voltem para o humano, até mesmo com os clientes te devem, pois é ai que vcs farão a diferença.

Bem melhor que a média, mas precisam rever a liderança no chapter de CX.

Analista de Relacionamento Pleno

Prós: É uma ótima empresa. Tá sempre inovando e descobrindo como melhorar. Contrata um perfil diferente de pessoas para o atendimento e muda a perspectiva delas. É uma empresa que visa eficiência e tenta, quase sempre, pensar no cliente. Dão salários acima da media pros seus funcionários e isso é maravilhoso.

Contras: O ponto negativo é, definitivamente, a liderança do chapter de Customer Experience. Se formou um grupo de líderes. que entraram no começo da empresa, e foram promovidas extremamente rápido. Entraram como suporte e foram para Team Leaders em meses. O carisma de antes não se traduz, hoje, em boas atitudes e decisões. Continuam fazendo coisas consideradas graves em qualquer empresa, não aceitam bem feedback negativo, coagem as pessoas. Não pensam que são replaceable, como qualquer funcionário. A maioria não fala um inglês fluente, requisito para vaga, e acham que estão acima do bem e do mal. Não sabem desenvolver e sim cobrar. Cobrança por número e horas. Não pensam na big picture e querem todos no mesmo padrão. Perdoam uns e condenam outros pela mesma coisa.

Conselhos para presidência: Gostaria que a empresa continuasse no caminho humanizado, e não virasse comum. Funcionários de fora vieram com a visão dino de justificar tudo pelo contrato e interpretar a legislação de uma maneira prejudicial ao cliente. Essas pessoas não tem o modo Nubank na alma e podem prejudicar a visão da empresa no futuro.

Nubank