Como é trabalhar na Novozymes?

O ambiente de trabalho é um fator motivante.

Assistente

Araucária, PR

Prós: Certamente, o ponto mais forte da Novozymes é o bom e agradável ambiente de trabalho. Em um clima amistoso e de foco, o trabalho se torna prazeroso em alguns aspectos. Além disso, a empresa é uma escola. Passei por três departamentos diferentes e posso dizer que amadureci muito em termos pessoais e profissionais.

Contras: Posso citar os seguintes pontos negativos:
    -Salários muito baixos, se compararmos com outras empresas.
    -Salários diferentes para o mesmo cargo.
    -Salários muito díspares entre departamentos.
    -Sem plano de carreira sólido.
    -Falta de investimento em treinamentos sobre ferramentas e serviços de uso rotineiro na empresa.
    -Baixo investimento nos novos funcionários e valorização dos antigos.
    -Distribuição desigual de recursos por departamento.
    -Intrigas internas desnecessárias.

Empresa dos sonhos

Araucária, PR

Prós: Pessoas muito preocupadas com o bem estar de todos na empresa, bom salário, Bins benefícios, há muito diálogo entre o pessoal o que facilita no andamento do trabalho

Contras: Setores deveriam ser mais unidos de uma maneira geral, fazendo que todos saibam o que esteja acontecendo na empresa em tempo real, podendo ajudar

Ambiente de trabalho

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Araucária, PR

Prós: Ambiente de trabalho agradável, ótimo relacionamento interpessoal (mesmo com os ocupantes dos cargos mais elevados), praticam os valores que acreditam.

Contras: Programa de estágio poderia ser um pouco melhor estruturado para criar reais possibilidades de desenvolvimento e crescimento para os estagiários.

Empresa com ideais incríveis, mas com vários pontos de melhoria

Prós: Pessoas inteligentes, ambiente de trabalho muito agradável, cultura saudável, liberdade de empreendedorismo dentro da empresa, preocupação recorrente com sustentabilidade.

Contras: Pouca visibilidade em termos de perspectiva de carreira, salário variável baixo, pouca autonomia para decisões estratégias na América Latina (empresa muito centralizada na Europa e nos EUA)

Conselhos para presidência: Maior autonomia para as regiões, maior espaço para inovação disruptiva

Prós: Empresa multinacional, com salários acima da média de Curitiba, com transporte, alimentação, academia e médico no local. É possível praticar inglês e espanhol diariamente.

Contras: Equipe comercial egocêntrica e vaidosa. Quem trabalha prestando serviço diariamente para esta equipe sofre constante pressão emocional. Falta RH comprometido com o bem estar das pessoas. A maioria das cadeiras estratégicas são ocupadas por pessoas da área técnica de biotecnologia, se vc não é graduada nessa área encontrará dificuldade para agregar intelectualmente.

Dá pra encarar.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Araucária, PR

Prós: Empresa boa para trabalhar com planos de carreira e ótimos benefícios.tem estabilidade e alguns funcionários tem reconhecimentos, não todos, mas tem.

Contras: Na produção horários rotativos, e na administração excesso de trabalhos, deixando alguns funcionários sobrecarregados...falta de planejamento neste sentido.

Conselhos para presidência: Ouvir mais os funcionários chão de fábrica. Na empresa gastam com projetos de engenheiros e depois não fica bom para os funcionários.

Engenheiro

Araucária, PR

Prós: Empresa líder, multinacional dinamarquesa, tem fábrica no Brasil e em outros países, atuação desde segmentos de biocombustível a limpeza, bem estruturada.

Contras: Boa empresa, mas apesar de aplicar avaliação de funcionários, nao tem um plano claro de desenvolvimento de carreira. Remuneração variável não é agressiva.

desafiador

Prós: a empresa investe em tecnologia de ponta, é lider no mercado, tem presença global

Contras: rotina exige sobrecarga de trabalho e todos querem resposta imediata. a conta nao fecha!

Pessoas ficam só pelo salário e benefícios

Relações GovernamentaisEx-funcionário, saiu em 2016

Araucária, PR

Prós: Plano de Saúde, Odontológico, Auxílio Farmácia, Refeitório na empresa, Participação nos lucros e resultados conforme avaliação individual de desempenho.

Contras: Empresa tem estrutura matricial. Não há plano de carreira e possibilidade de crescimento hierárquico ou horizontal. Empresa não investe na qualificação dos funcionários. Matriz não respeita cultura local. Há pessoas na liderança incapazes de fazer gestão de pessoas. Algumas lideranças não têm sequer formação específica para ocupar as posições que exercem. Falta transparência nas relações com os funcionários. Comunicação interna é toda em inglês, não há respeito à língua local.

Conselhos para presidência: Tratar os empregados humanamente. Não mentir sobre possibilidades de ascensão na carreira. Não ocultar informações dos subordinados. Ter lideranças, vice-presidente, diretores, gerentes e coordenadores capacitados para fazer gestão de pessoas. Matriz na Dinamarca não respeita cultura local.

Excelente empresa para se trabalhar

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Araucária, PR

Prós: Excelente pacote de benefícios: auxílio Farmácia 100%, plano de previdência, seguro de vida, PPR, ações, plano de saúde e odontológico, cesta básica. Ambiente de trabalho saudável e ótima infraestrutura. Liberdade para desenvolver seu trabalho, com muitas oportunidades de desenvolvimento.

Contras: Alterações/reestruturações feitas pela matriz não levam em consideração a situação local, muitas pessoas foram rebaixadas de cargos e isso mexe muito com a posição da pessoa dentro da empresa.

Novozymes

Descrição:Criada em 2000, após desmembramento da Nordisk, a Novozymes é uma empresa dinamarquesa que atua na área de biotecnologia, possuindo o domínio no mercado mundial de enzimas. Em seu portfólio, tem mais de 700 produtos biotecnológicos, comercializando-os em mais de 130 países, além de mais de seis mil patentes. No Brasil, tem uma unidade industrial na cidade de Araucária, no estado do Paraná. Ao redor do mundo, emprega mais de cinco mil funcionários.