Como é trabalhar na Nissan?

Empresa com objetivos conflitantes, sem gestão adequada.

Engenheiro de Produtos PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

São José dos Pinhais, PR

Prós: A empresa apesar de multinacional tem uma cultura enxuta que permite a interface com várias áreas sendo de engenharia de produto, tinha contato diário com as áreas de Compras, Logística, Qualidade, Processo.

Contras: A empresa apresenta vários pontos negativos: Coerção constante Nível gerencial bastante falho. Falta de procedimento e objetivos Falta de senso urgência Poucos aprendizado e desafios

Avaliação da empresa de forma geral

Mecânico

Resende, RJ

Prós: Alimentação, local, estrutura física a diversidade cultural e última tecnologia

Contras: Desvalorização do profissional, não há expectativa de melhora nem pra quem busca se qualificar, desorganização e falta de punição

Conselhos para presidência: Ter mais atenção na mão de obra interna, caso contrário perde os bons e permanece os ruins

paga bem mas nao é ainda uma empresa atrativa

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Bons produtos, area de peças eficiente, empresa focada em patrocínio das olimpíadas

Contras: é uma empresa que ainda não desenvolveu uma cultura própria..

Poderia ser muito melhor na realidade e não somente promessas vazias

Operador

Resende, RJ

Prós: Processo de operação simplificada

Contras: Falta de transparência, Localização de sanitários e outros ruins.

Apenas estou la ainda por causa da crise

Retocador

Resende, RJ

Prós: A unidade do grupo e unica coisa que presta

Contras: salario muito abaixo das empresas proximas do mesmo setor, (volks, peugout)

Não vale a pena trabalhar na fabrica

Operador de Produção

Resende, RJ

Prós: Empresa com pouco tempo de atividade. Oportunidades e salario em dia.

Contras: Não cumprem o que promentem ao funcionario. Salario baixo e carga horario alta. Baixa infraestrutura para uma empresa nova.

Conselhos para presidência: Não enganem seus funcionarios. Retirem o banco de horas e valorizem os funcionarios. Coloquem metas de produção condizente com a realidade.

Prós: Paga em dia , fora isso mais nada

Contras: Salário ruim, banco de horas, rh não funciona direito, falta de respeito , trabalho pesado.

Desorganizada

Prós: Empresa em desenvolvimento, onde vc tem chance de aprender bastante.

Contras: A empresa muda de direçao frequentemente e se não bastasse, tambem muda fisicamente. Em 4 anos, ja esta na quarta mudanca de estado.

Conselhos para presidência: Realmente se dedicas ao bem estar dos funionarios como peioridade e nao como um discurso vazio que nao se aplica na pratica.

Não se importa com o funcionário

Prós: A empresa é bem participativa com as coisas que estão acontecendo no país: Fazem patrocínios e apoios que destacam a marca no mercado. Apesar de estar atuando a pouco tempo no Brasil tem tentado se consolidar e ser referencial no ramo.

Contras: Não valoriza o funcionário, se preocupa tanto em atingir metas que esquece do stress que acaba gerando nos escritórios e fábrica. Não investe nos seus colaboradores e até mesmo para fazer alguma confraternização a ideia tem que partir dos funcionários, que desembolsa o valor para tal acontecimento. O plano de carreira é bem ruim já que as promoções são todas por indicações de panelinhas.

Conselhos para presidência: A empresa está atingindo os objetivos de ser reconhecida no mercado automobilístico brasileiro, mas não podemos focar somente em número (vendas e lucros). O funcionário é peça chave para tal realização, e não é com alguns eventos (para funcionários sorteados) que se faz essa recompensa. O funcionário precisa de um ambiente de trabalho tranquilo e que faça lembrar datas comemorativas. No final do ano (natal e ano novo) não teve nada de diferente na empresa, apenas uma confraternização na pizzaria, que os próprios funcionários organizou e cada um contribuiu com R$50,00 o que fez com que muitos não pudessem participar.

Use antes de ser usado! Pode ser um bom trampolim mas a inconstância se torna um perigo.

Gestão da Cultura OrganizacionalEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A Empresa tem investido bastante na America Latina, mesmo em tempos de crise para não perder investimentos prévios a crise. Escritório no Rio é bem localizado e tem postos de trabalho confortáveis.

Contras: Pouca valorização dos funcionários por parte da empresa e acompanhamento fraco do departamento de RH gerando muito turnover de funcionários, perda de conhecimento e por consequência bastante retrabalho. A fraca cultura de excelência em gestão, a forte gestão em cilos e a falta de apoio da liderança tornam o ambiente inseguro e o trabalho se torna mais politico (QI) do que meritocrata.

Conselhos para presidência: A cultura organizacional deve ser o foco, de verdade e não somente da boca pra fora! Descumprimento das normas deve gerar consequências (auditoria). A liderança não tem a visão real da empresa pois dados e KPIs são "maquiados" para mostrarem um resultado melhor possível, ao invés de demostrar a situação real. Planos são reescritos, KPIs e comparativos são alterados quase mensalmente, tudo de acordo com a necessidade. Planejamento e controle, reais, são a única saída. Empresa tem potencial, mas desperdiça muito dele.

Nissan

Descrição:Desde que foi fundada no Japão, no ano de 1933, a Nissan se mantém firme na busca por entregar produtos com tecnologia inovadora e serviços que enriqueçam a vida das pessoas. O que no início simbolizava a premissa de uma fábrica local na cidade de Yokohama, hoje traduz a cultura organizacional que inspira os cerca de 160 mil funcionários da Nissan distribuídos nos 200 países onde a companhia atua. Presente no Brasil desde 2000, a Nissan começou a produzir veículos em solo brasileiro dois anos depois, na fábrica em conjunto com sua parceira de Aliança, a Renault, em São José dos Pinhais (PR). A construção da fábrica 100% Nissan em Resende (RJ), inaugurada oficialmente no dia 15 de abril de 2014, e o lançamento do primeiro carro produzido nesta unidade industrial, o New March, representam uma nova etapa na história da empresa no Brasil.