Como é trabalhar na Nexa Resources?

Arrependido

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2013

Niquelândia, GO

Prós: Bom Salário, Ajuda na moradia, PL, Beneficios

Contras: Rotatividade alta de profissionais, nível de exigência de trabalho fora de padrões normais, Gerencia sem conhecimento do processo, Planos e metas tecnicamente impossíveis de serem alcançadas. Controle e exigência comportamentais dos funcionários. Os profissionais que fazem acontecer são menos valorizados do que os marqueteiros.

De modo financeiro, vale a pena, porém de modo profissional-pessoal, sugam demais do psicológico.

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2013

Cuiabá, MT

Prós: Benefícios e normas de conduta

Contras: Descomprometimento dos setores de RH para com seus funcionários.
    Exagerada a quantidade de lideres que "gostam" e beneficiam as pessoas que puxam seus sacos.
    Alguns lideres acobertam falhas e irresponsabilidades de seus subordinados, por apenas serem "amigos" fora do ambito profissional.

um bom futuro

Operador de Produção

Vidal Ramos, SC

Prós: otimos salarios
    grande apredizado, cursos diariamente bom treinamento

Contras: meio cansativo

Ex-funcionário, saiu em 2000

Paracatu, MG

Prós: Prezados(as) Srs(as), na verdade eu sou aposentado por invalidez, o que significa que ainda não me separei totalmente da empresa, dado que não se dá baixa na carteira de trabalho por este motivo. Há uma satisfação sim, de ter trabalhado nela nos meus 23 anos de trabalhos como técnico mecânico. O que posso falar-lhes é que foi a partir da segunda metade dos anos 80, quando foi comprada pelo grupo Votorantim, que as coisas começaram a realmente dar certo. Quando eu digo certo, foi com a certeza de que o empresário Antônio Ermírio a comprou sabendo do certo investimento que estava fazendo e com isso seríamos certamente ser mantidos no quadro de trabalho. Muitas melhorias foram feitas, sobretudo no tocante ao atendimento dos convênios, nos deixando mais tranquilos por ter mais uma opção de atendimento, não só para nós, como também extensivo aos familiares. Vários foram os treinamentos que foi promovidos aos colaboradores, no sentido de melhorar ainda mais a qualificação de cada profissional, e, por conseguinte, a qualidade dos serviço e produtos oferecidos pelo grupo.

Contras: No que diz respeito ao quadro de carreira e salários, eu não fui agraciado da forma como eu acho que deveria, por ter iniciado na empresa desde 1978. Cresci em conhecimentos sobre os trabalhos que fazia nela, sobretudo no que dizia respeito à área de lubrificação, tanto automotica, quanto industrial. Não obstante ter na época em que fui afastado, um salário de 9,5 salários mínimos da época, hoje sei que na verdade era um bom salário, mas, por estar aposentado por invalidez, e sem o plano de saúde que tinha na época, penso que a empresa neste caso faltou comigo, por me tirá-lo, já que ainda sou fixado por lei. No momento em mais estou precisando deste plano, não posso usá-lo, pois me tiraram tão logo foi concedido a carta de concessão de aposentado. Outra coisa que fiquei insatisfeito, tão logo ficou caracterizado a aposentadoria, entrei com o pedido de indenização de acordo com o seguro que fiz no inicio dos anos 80. A seguradora negou e a empresa não fez muito caso de me defender das alegações de que o INSS não é o órgão autorizado a dizer se estou ou não inválido para o trabalho.

ótima empresa

Prós: Possibilidade de crescimento na empresa.

Contras: Poucos benefícios ou metas exorbitantes.

Responsabilidade e Visibilidade

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, bons benefícios, meritocrática, boa visibilidade perante o mercado e seus valores ditados pela ética. Possibilita grande desenvolvimento proffisional.

Contras: Remuneração abaixo do praticado pelo mercado e grande distância entre a operação e a diretoria. Muitas vezes é vista como uma empresa "trampolim", pois não acompanha o rápido crescimento de todos os bons profissionais.

Conselhos para presidência: Tentar, nem que seja poucas vezes ao ano, aproximar-se dos seus funcionários e tentar extrair algo que lhe seja útil em suas tomadas de decisão. Ás vezes uma pessoa com pouco poder de decisão pode não seja ouvida, porém várias com o mesmo argumento possam apresentar mais clareza e força.

exelente empresa

Mecânico

Barra Mansa, RJ

Prós: aprendi bastante coisa la

Contras: nada a dizer

Conselhos para presidência: precisa abrir oportunidades para funcionários de terceiras que prestam serviços lá

Excelência

Miraí, MG

Prós: Empresa que da oportunidade a quem quer trabalhar e crescer como profissional e pessoalmente.

Contras: não existe.

Conselhos para presidência: Vocês estão no caminho certo

Minha experiência de ter trabalhado no Grupo VM Niquel.

OperadorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Uma ótima experiência, trabalhando com profissionais da mais alta qualidade no setor de produção de cobalto. Um jeito inovador de organização e gestão de pessoas. Meus líderes diretos muito educados, dedicados e preocupados com o desempenho individual. Uma empresa que com certeza vou levar boas lembranças do tempo em que trabalhei com o grupo.

Contras: Vamos começar pelo sindicato que é praticamente ausente, não participativo. As tomadas de decisões por parte de alguns gerente e diretores em relação aos funcionários de baixo escalão deixa a desejar em vários aspectos, como por exemplo, melhorias em relação a promoções de cargos e salários, também deixa a desejar em tomadas de decisão afim de desligar alguns funcionários descontentes. Deveria abrir mais espaços entre a produção e a direção, fazendo ouvir mais a voz da fábrica em relação a melhorias em ambiente de trabalho.
    No lado da medicina do trabalho, eu acredito que deveria existir um turno na parte da noite com pelo menos 1 enfermeiro, pois já que a fabrica atua 24 hora, 7 dias por semana, é natural que sempre haja algum funcionário com algum desconforto que precisa de atendimento.
    A parte de manutenção também deixa muito a desejar pelo menos na fabrica de SMP. Se gasta muito dinheiro com reformar inúteis ou desnecessárias ou como exemplo uma sala de automação que custou alguns milhares de reais e nunca se quer entrou em funcionamento. Algumas reformas chegam a ser absurdamente caras (falo isso pois os valores gastos são apresentados em reuniões aos funcionários). Esse tipo de conduta de alguns que tem "carta branca" pra assinar compras como estas só faz é afundar cada vez mais uma empresa séria como o Grupo Votorantim. Houve também uma forte campanha de redução de custos e gastos, onde foi cortado inúmeras coisas, como por exemplo, alguns itens das maquinas de café, itens do café, das refeições, e outros cortes que afetavam mais a parte fabril. por outro lado os grandes continuavam com seus carros caros alugados, cartões corporativos com limites mensal de valor alto, viagens e hospedagens em hotéis caros. Quero deixar claro que não estou sendo demagogo falando da direção e seus benefício, mas quero dizer que a redução deve ser em um todo, e não só em partes.

Conselhos para presidência: Gostaria em primeiro lugar de agradecer aos senhores presidentes por me conceder a oportunidade de trabalhar no Grupo Votorantim e pedir que olhem com carinho por seus funcionários. Há muita gente ali que tem de ser valorizado e acredito que fazem seu trabalho muito além do profissionalismo, fazem com amor e dedicação.
    Espero que tudo o que eu escrevi em poucas linhas aqui, seja de alguma forma, retirado pontos que ajudem aos senhores a melhorar cada vez mais a empresa, fazendo dela a melhor empresa pra se trabalhar do Brasil e do mundo.

Abraços a todos!

Foi bom enquanto durou

CoordenaçãoEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Mantém conexão permanente com a modernidade, adaptando sua missão e sua visão aos novos cenários, sem perder seus valores.

Contras: Assim como na maioria das grandes empresas, há muito espaço para a propagação de vaidades pessoais na média e alta gerência, levando os colaboradores a trabalharem para pessoas e não para a empresa.

Conselhos para presidência: Desenvolver ferramentas mais eficazes na gestão do elemento humano, evitando seu sucateamento.
    Conhecimento não é software e gente não é hardware.

Nexa Resources

Descrição:A Nexa é uma mineradora global e faz parte do conglomerado de empresas investidas da Votorantim. Uma equipe que busca a excelência e acredita no que faz.

Uma empresa que usa sua inteligência e expertise para desenvolver uma mineração cada dia melhor.

Somos curiosos e inventivos. Nós somos verdadeiros para nós mesmos e para os outros. Nós somos levados a alcançar o que os outros não podem.

Mudamos para ir além. Para extrair mais fundo, para minerar com mais responsabilidade, para construir um futuro mais valioso.

Acreditamos que a mineração é a base para a evolução da sociedade. O ingrediente fundamental que vai sustentar a essência dos produtos e serviços que precisamos para nos desenvolver.

Alavancamos a liderança dos profissionais, protagonistas da cultura Nexa. Preparamos cada pessoa para desenvolver plenamente seus potenciais e alcançar sua realização pessoal e profissional.

Construa seu futuro conosco.