Como é trabalhar na Nestlé?

Dez anos de Paixão, que estão terminando...

Coordenador

Prós: Benefícios e oportunidades de aprendizado, o nome nestlé no Currículo.

Contras: Acumulo de função, promoção não merecida somente por amizade, salário defasado de acordo com as outras empresas do ramo, falta de oportunidade de promoção, chefia totalmente incapaz (pelo menos no meu setor) vem piorando ano após ano, e esta bem pior com novo presidente.
    Avend feita de qualquer jeito, sem a devida importância, enfim uma vergonha.

Trabalhar na Nestlé para mim, sempre foi um sonho, onde esse sonho virou pesadelo no Brasil

Ex-funcionário, saiu em 2012

São Carlos, SP

Prós: - Ótimos benefícios;
    - Programa de Excelência - NCE (Compliance, Goal Alignment, LEAN, TPM)
    - Salário e Bônus;
    - Estrutura da Nestlé de Vevey para suportar o Brasil;
    - Pessoas capacitadas;
    - Capacitação;
    - Valores;
    - Preocupação com a segurança;

Contras: - Benefício de Vale Alimentação não é pago para o nível coordenação/gerência;
    - Pessoas com muito tempo de casa que não aceitam pessoas que vem do mercado;
    - Os Nestlesianos (pessoas com muito tempo de casa), se recusam a aceitar exemplos de outras empresas e a realização de beanchmarking;
    - Festas Internas, para um grupo seleto, com um gasto exagerado do dinheiro da empresa;
    - Falta de foco na qualidade de vida do colaborador, onde coordenadores e gerentes trabalham mais de 11 horas;
    - Mudança constante de colaboradores de cidades, fazendo com que sua família e filhos percam a noção de ninho (família, amigos, cidade de origem, ..);
    - Trabalhos do RH, de pesquisa de clima, sendo divulgado para todos e com deboches;
    - Tratamento da join venture DPA como uma empresa ruim na visão dos Nestlesianos;
    - Pessoas estão mais preocupados com as relações entre os pares, do que querer realmente fazer a mudança;
    - Colaboradores que são demitidos sem um feedback claro, honesto e transparente, durante seus trabalho;
    - Colaboradores que são desligados em véspera de cirurgias complicadas, sem levar em conta o estado emocional da pessoa;
    - Gerentes menosprezando outros, chamando colaboradores na frente de diversos outros de coxinha e empada; onde empada são pessoas de um nível hierárquico alto e coxinha, para o nível hierárquico baixo;
    - Trabalhos sem objetivos claros;
    - Divergências altíssimas de salários, causando um descontentamento muito grande das pessoas que trabalham na empresa.

Conselhos para presidência: Presidente, acredito muito na Nestlé, tenho muitos aprendizados que utilizo no meu trabalho atual. A Nestlé é uma escola!! Entretanto é muito importante que valores sejam implementados, como: senso de dono, humildade, honestidade, praticar o que prega. Esteja atento a área industrial, existem oportunidades enormes de melhoria e crescimento, que não estão sendo aproveitadas. Estou a disposição para quaisquer questionamentos. Do fundo do meu coração Boa Sorte! E acredite muito nessa frase: "Seja você a mudança que quer ver no mundo", faça a diferença no Brasil. A Nestlé Brasil precisa disso!!!

Boa Para Impressionar

Prós: Ótimos benefícios, como vale alimentação, 100% de plano odontológico, plano de saúde, auxílio a medicamentos.
    Se você tiver bom relacionamento interpessoal, você irá longe.
    Maior empresa alimentícia do mundo, e isso é muito bom para se ter no currículo

Contras: RH muito fraco. Se você não é bem relacionado seu crescimento profissional não acontece. Muita gente com medo de falar a realidade sobre o que acontece no setor devido a represália. Muitas ferramentas de gestão de sistema existem, mas são administradas de maneira incorreta, o que acarreta um atraso e perda de foco nos objetivos. Todos querem tudo ao mesmo tempo.

Conselhos para presidência: Ficar de olho quando acontece auditoria internas como CARE, pois escolher quem deve ser auditado, não é mostrar a realidade.

empresa boa porem perdendo credibilidade na cidade

Operador

Marília, SP

Prós: melhor empresa da cidade bom beneficio.

Contras: diminuição de beneficios tanto para funcionarios quanto para futuros aposentados, muita pressão sobre o colaborador devido ferramentas de trabalho como tpm lean pessimamente implementados , pouco tempo , para implementação, gestores não conhecem a metodologia forçando o colaborador a atingir o resultado ( pressão) , não valoriza o funcionario dando cargos para estagiarios , onde sou obrigado a ensinar porem ganho bem menos , meus resultados são excelentes em gaps de habilidades porem não sou reconhecido, diversos problemas de saúde (psicologicos) devido metodologias tpm , lean , varios talentos perdidos devido pressão e falta de reconhecimento onde são bem sucedidos em outras empresas, aprendem na nestle e empregam em concorrentes, isto não é bom para o negócio. horarios de trabalho que desequilibra vida pessoal .

Conselhos para presidência: melhorar beneficios , capacitar gestão em conhecimento de metodologias tpm lean e lidar com pessoas , reconhecer oque temos na fabrica ( mão de obra ) dar valor na experiencia , isto motiva a todos , dar tempo ao tempo para implementação de novas metodologias de trabalho , não perder talentos para concorrentes ,

Sorvete Nestlé

Operador de Máquinas

Prós: O grande atrativo da Nestlé é seu rótulo. Sua marca é uma das maiores do mundo e quem está de fora imagina que a Nestlé é a "Fantástica Fábrica de Chocolate". Não é. Que fique claro.
    Nosso salário é compatível com o do mercado. Nossos benefícios são ótimos. E o material humano é de excelente qualidade.

Contras: Muito cacique pra pouco índio.
    Há muitos cargos de chefias. Alguns chefes tem status de cavaleiro Jedi, nem aposentados largam o osso.
    Quanto aos chefes mais jovens, há uma rotação absurda. Em um espaço muito curto de tempo, trocam os pequenos caciques que chegam querendo mostrar serviço e mudam tudo de uma hora pra outra.
    Quantidade absurda de projetos!
    E por incrível que pareça o sindicato dos funcionários da Nestlé do RJ (Sintrafrio), não veste a camisa dos funcionários e sim a do patrão. Pena, que no Rio não temos uma galera mais politizada para enfrentar essa falta de expressividade sindical.

Conselhos para presidência: Valorize o chão de fábrica. É de lá que sai o lucro do seu patrimônio.

10 anos de luta diária!

Analista de Sistemas

Prós: Bons benefícios. Oportunidade de lidar com outras culturas, utilizar outros idiomas. Lidar com profissionais qualificados. Trabalhar com novas tecnologias. E ter o nome Nestlé no currículo".

Contras: Não é possível cumprir as tarefas dentro do horário de 8 horas diárias. A localização da Sede está no pior local de SP em termos de trânsito e transportes. No trabalho, não há como se fazer melhorias, pois rotina diária consome todo o tempo. Os sistemas disponíveis são hiper complexos e possuem inconsitências entre si. Em termos de carreira, há pessoas menos qualificadas passando na frente de funcionários antigos devido à relacionamento.

Conselhos para presidência: Investir em treinamento específico para os novos funcionários e não deixar que os mesmos aprendam por tentativa e erro. Planos de carreira consistentes eliminariam a desmotivação. Mais pessoas trabalhando seria a melhor forma de reduzir banco de horas e garantir que o projetos de melhorias ocorram de maneira eficaz. Verificar para onde vão os investimentos em TI e se estes estão agregando valor.

Boa para ter no currículo, mas nem tanto para passar a vida.

Técnico de Manutenção

Ribeirão Preto, SP

Prós: O salário é na média da região, mas alguns cargos estão muito abaixo. Os benefícios são muito bons: Assistência médica 100%, auxílio odontológico, auxílio farmácia, vale alimentação razoável, cesta de natal... Algumas unidades possuem auxílio creche e auxílio para filhos excepcionais. A empresa nunca atrasa os pagamentos e leva a segurança do funcionário muito a sério. Vale pelo nome no currículo.

Contras: Apesar de ter uma política de carreira, ela é limitada e demora anos para você ser promovido. Os funcionários não são valorizados e tem muito desvio de função. Muitas promessas, poucas coisas cumpridas. Apesar de se vangloriar de ser uma empresa de ponta, as coisas demoram eras para acontecer. Exigem de você mais do que está na descrição da sua função, que não é específica e dá abertura para muitas coisas.

Conselhos para presidência: Equalizar os benefícios de todas as unidades e mudar a maneira de gerenciar as fábricas. Reconhecer melhor o trabalho do chão de fábrica e melhorar a política de carreira e reconhecimento.

Gerente de Vendas

Prós: Produtos, possibilidades reais de carreira internacional, poder trabalhar em diferentes áreas dentro da empresa.

Contras: Às vezes, o relacionamento conta mais que a performance. A velocidade com que as coisas acontecem atrapalha um pouco também.

Conselhos para presidência: A focarem mais na cultura de performance.

neutra

Promotor

Florianópolis, SC

Prós: bons beneficios apenas

Contras: pouca oportunidade , desvio de função, a empresa so tem nome por a qualidade de vida dos funcionarios é ruin devido vc ter quer fazer coisas depois do trabalho , varias pessoas passam na sua frente por puxar o saco enfim não recomendo

Decepção

Auxiliar de Produção

Caçapava, SP

Prós: Somente os benefícios como Farmácia e Ticket Alimentação.

Contras: Não tem oportunidade de carreira, não valoriza o funcionário, muitos gestores não tem capacidade profissional e pessoal para lidar com seus subordinados, tem desvio de função - onde o funcionário fica anos executando um trabalho e não recebe o real por isso - pois a desculpa sempre é que não tem vaga - com isso você não recebe o que merece por direito e por medo de ser mandado embora aceita tudo calado - é uma falta de respeito com o funcionário.

Conselhos para presidência: Valorizar de verdade seus colaboradores.

Nestlé